Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Ciência Cristã.

Christie Hanzlik, C.S., Boulder, CO
Posted Monday, December 24th, 2012

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA (LB)
Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros
Tema: “Ciência Cristã”
de 24 a 30 de dezembro de 2012
A Ciência Cristã é um presente

Muitos de nós já se encontraram em situações difíceis onde precisamos confiar em algo maior do que nós. O fato de sabermos que podemos fazer isso...que existe uma fonte onipotente de conforto e de força disponível para nós...é o maior presente que temos. Essa ideia está expressa de maneira simples no Texto Áureo (TA) (2 Coríntios 9:15): “Graças a Deus pelo seu dom inefável”! Em outras palavras, “Graças a Deus temos a Ciência Cristã”!

Nós também somos um presente…podemos nos dar a Deus como um presente. Aqui está um poema sobre isso:

Presente de Natal
Max Dunaway
Aqui está um presente de Natal, ó Deus,
Para Você e Seu Filho amado
É a minha vida: que ela possa manifestar
O que Seu maravilhoso presente tem efetuado
Christian Science Sentinel, 21/12/1968

Na Lição Bíblica (LB) dessa semana, o consolador dado a nós por Cristo Jesus e posteriormente elucidado por Mary Baker Eddy nos é apresentado como um presente. E, como acontece com muitos presentes que damos ou ganhamos, nós queremos saber de onde veio, como foi feito, quanto vale, como usá-lo e como podemos compartilha-lo com os outros. As seções da LB respondem a essas perguntas ao se referirem ao presente da Ciência Cristã.

Seção 1: Quais são as origens da Ciência Cristã?
Essa seção explica que a CC, a verdade consoladora das curas de Jesus, não veio de uma mente mortal...é uma descoberta inspirada da mensagem do Cristo.

M. B. Eddy explica muitas vezes que a CC está apoiada na Bíblia. Conforme lemos em CeS: “A Ciência divina deriva sua sanção da Bíblia, e a origem divina da Ciência é demonstrada pela santa influência da Verdade na cura da doença e do pecado” (CeS 1).

A CC não é um adendo às Escrituras, mas coincide com elas. Ela “sustenta lógica e demonstrativamente todos os pontos que apresenta” (CeS 2). Outra forma de declarar isso é: “O cristianismo do Cristo é o encadeamento do ser científico que reaparece em todas as épocas, mantendo sua óbvia concordância com as Escrituras e unindo todos os períodos no desígnio de Deus” (CeS 3).

A Ciência Cristã não foi inventada pelo raciocínio intelectual. Em vez disso, a CC é uma revelação divina que:

        • deriva da Bíblia
        • coincide com as Escrituras
        • mantém sua óbvia concordância com as Escrituras

Seção 2: O que o presente da CC significa para o mundo?
Depois que Jesus nasceu, os pastores viram que “a glória do Senhor brilhou ao redor deles”. Sabiam que era algo novo e especial, e “ficaram tomados de grande temor”. Mas um anjo lhes disse: “Não temam. Estou aqui para anunciar um evento jubiloso e notável que é para todos, ao redor de todo o mundo: um Salvador acaba de nascer na cidade de Davi, um Salvador que é um Messias e um Mestre” (B2, The Message,). Conforme os pastores aprenderam, o nascimento de Jesus na manhã de Natal foi um presente, um exemplo tangível do Cristo, para que toda a humanidade dele compartilhe, um meio de cura e conforto para todos.

Há 2000 anos, os pastores viram uma luz e ouviram que o Salvador havia nascido. E agora estamos testemunhando um momento maravilhoso em que “A Ciência Cristã está despontando sobre uma época material”. A CC é a descoberta de que cada um de nós pode aprender com os exemplos e a comunhão de Jesus com o Cristo, e esse é um presente que devemos valorizar. (CeS 6.)

Jesus trouxe o evangelho, ou as boas novas, ao mundo, derrotando o materialismo e a teologia falsa. Eddy descobriu os princípios, ou leis espirituais, que Jesus usou para confortar e curar e os chamou de Ciência Cristã. Ela ofereceu ao mundo um presente ao mostrar-nos esses princípios ou leis espirituais. Sua apresentação da Ciência Cristã “é a nova vinda do evangelho de ‘paz na terra entre os homens’ e de boa vontade para com eles” (CeS 8).

Seção 3: A CC é o presente da cura cristã sistemática
A terceira seção da LB nos dá um exemplo de como Jesus demonstrou o Cristo para que todos nós pudéssemos ver. O Cristo, o consolador de Deus, não é apenas uma ideia de sentir-se bem. O Cristo tem de ser manifestado e testemunhado, e Jesus é nosso melhor exemplo do Cristo.

Na primeira citação da Bíblia dessa seção, Jesus volta a Nazaré para curar a sogra de Simão de uma febre muito alta, demonstrando o poder sanador do Cristo. Antes dessa cura, ele lê as palavras de Isaías para um grande número de pessoas:
“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo" (B9, Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH).

Conforme Jesus explica, Deus o enviara como um presente, para nos mostrar o Cristo puro e nos dar o dom da cura cristã. Eu amo a ideia do livro de Isaías do “ano aceitável do Senhor”. Isso me lembra do que gostamos de dizer todos os verões no Acampamento dos CedroS: “Esse é o melhor verão de todos”! Da mesma forma, a mensagem de Isaías, que Jesus leu para o povo em Nazaré, é verdadeira hoje… “Esse é o ano aceitável do Senhor”. Que forma maravilhosa de começar 2013!

Referindo-se às primeiras demonstrações do cristo e às primeiras curas cristãs, Eddy escreve: “A era cristã iniciou-se com sinais e maravilhas” (CeS 9). Ela explica que Jesus “curou os doentes, praticou a cura cristã e ensinou aos seus discípulos as generalidades do Princípio divino dessa cura”. “Essa regra ficou para ser descoberta na Ciência Cristã” (CeS 10).

O presente que Eddy nos deu foi descobrir as “regras” ou o “sistema” da cura cristã, incluindo “as regras sagradas para a aplicação atual desse sistema à cura da doença” (CeS 11). Ela nos mostrou e explicou que as curas que aconteciam nos tempos de Jesus são possíveis hoje. Ela escreve: “Hoje, como outrora, essas obras poderosas não são sobrenaturais, porém supremamente naturais” (CeS 13).

Essa analogia pode parecer simples, mas…é quase como se Jesus tivesse demonstrado um monte de coisas legais que podem ser feitas com um presente estupendo, um novo iPad, talvez, mas que as pessoas não sabiam como usar, e então pensaram que o que ele fez foi um monte de milagres. E aí alguém, Eddy, descobriu como usar o iPad e disse: “Olha, é assim que você liga. Eu vou te mostrar, vou lhe dar o manual de instruções (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras) e você pode praticar, usando você mesmo, o quanto quiser”.
Seção 4: Como posso usar o presente da CC?
Na analogia do presente do iPad da seção anterior, Jesus demonstrou como usar o presente e, então,  Eddy explicou como operá-lo, de modo que nós pudéssemos aprender a ligá-lo e a usá-lo por nós mesmos. Para levar essa analogia adiante, sabemos, agora, que a maneira com que Jesus usou seu iPad metafórico não foi uma série de truques, mas também, seu possível uso é para todos nós. E, como ele disse, quando entendemos as regras e seguimos o exemplo dele, podemos fazer até mesmo mais coisas com o presente do que ele próprio fez. Nas palavras de Jesus, “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai” (B13, NTLH).

E, para levar essa analogia ainda mais adiante, com toda a dificuldade que parecemos enfrentar, podemos nos lembrar de que “há um aplicativo [metafísico] para isso.” De fato, para aqueles de nós que usam iPads, sabemos que eles se tornam cada vez mais intuitivos e que é legal cada vesz mais encontrarmos outras maneiras de usá-lo em nossas vidas diárias. Diferente de um iPad, entretanto, todos podem ter a Ciência Cristã. De fato, nosso presente espiritual nunca fica sem pilha, nunca está obsoleto, sempre tem sinal wi-fi, não pode ser roubado, não pode ser invadido por um hacker, nem pode estragar por um mergulho inesperado. E, o melhor de tudo, quanto mais distribuímos, mais nós temos (como diz nossa canção do acampamento: “O amor é algo que se você distribui... acaba tendo mais.”)

Voltando à LB, Eddy explica que o termo “Ciência Cristã” significa o “sistema científico da cura divina”. Ela descobriu o termo e suas regras de cura através da revelação divina, que consistia de duas partes:

1)      a descoberta
2)   e a prova

Eddy explicou que a Ciência Cristã - a descoberta e prova da cura divina - é o Consolador, que habita em nós “para sempre” (CeS 14).

Ouvi pessoas falando em “tornar a Ciência Cristã sua”. Para mim, isso significa aceitar o presente de Deus. Em outras palavras, significa descobrir, experimentar e provar o conforto do Cristo e da cura divina por nós mesmos (usando o iPad metafórico para nossas necessidades diárias). Cada um de nós faz isso sempre que oramos por uma compreensão mais profunda e nos sentimos transformados pelo que aprendemos.

Seção 5: Por que Eddy compartilhou o presente da CC conosco?
Quando descubro uma grande ideia, gosto muito de compartilhar com meus amigos. Isso deve ser um pouco como o que Eddy sentiu quando descobriu a Ciência Cristã - o “sistema científico da cura divina”. Mas eu imagino que o impulso espiritual que motivou Eddy a partilhar sua descoberta foi inegável... ela não podia evitar compartilhá-la.

Quando descobriu a CC, Eddy deve ter se sentido como a pessoa que escreveu o Salmo 119:  “Como eu amo a tua lei! Penso nela o dia todo...

Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel.

Por meio das tuas leis, consigo a sabedoria”(B17, NTLH).

Depois de achar que os ensinamentos são “mais doces do que o mel”, Eddy seguiu instruções similares às que Isaías recebeu: “Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente.” (B18).

Eddy disse sobre o livro: “Um Cientista Cristão necessita de minha obra CIÊNCIA E SAÚDE como seu livro-texto, e o mesmo acontece com todos os seus alunos e pacientes. Por quê? Primeiro: porque é a voz da Verdade para esta época e contém a exposição completa da Ciência Cristã. Segundo: Porque foi o primeiro livro conhecido a conter uma exposição cabal da Ciência Cristã. Terceiro: Porque este livro tem feito pelo professor e pelo aluno, pelo sanador e pelo paciente, mais do que outros livros conseguiram fazer” (CeS 22).

Podemos passar esse período de festas, sabendo e declarando que Ciência e Saúde é um presente precioso dado a nós por Eddy, que sentia um amor puro e altruísta pela humanidade e dedicou sua vida a compartilhá-lo conosco, apesar dos muitos obstáculos. O livro contém a doutrina completa da Ciência Cristã (CeS 23). O prefácio de seu livro - poderíamos pensar nele como o cartão junto ao nosso presente de Natal, Eddy escreve:

“Imbuída do espírito da caridade de Cristo — como alguém que "tudo espera, tudo suporta", e se alegra em levar consolo aos acabrunhados e cura aos doentes — ela entrega estas páginas aos que honestamente procuram a Verdade” (CeS 24).

Seção 6: A CC é um presente que todos podem usar?
Essa seção nos lembra de que, sim, a CC é um presente que todos podem usar. A 1ª. citação na Bíblia declara, “cada um de nós recebeu um dom especial, de acordo com o que Cristo deu” (B19, NTLH).

E, a próxima citação nos lembra de que devemos usar nosso presente ou ajudar aos outros. É pedido a nós que “sejamos bons administradores dos diferentes dons que recebemos de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” (B20, NTLH).

Que presente de Natal maravilhoso sermos lembrados como: “a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz” (B21, NTLH).

E, como o poema do início desse estudo explicou, você também é um presente. Você é um presente ao mundo. Nas palavras de Jesus, “Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (B22, NTLH).

Agora que recebemos o presente da CC e sabemos que somos como a luz para o mundo”, podemos usar nosso presente para abençoar aos outros. Jesus nos instruiu a “Curar os enfermos. Ressuscitar os mortos. Tocar os intocáveis. Expulsar os demônios. Você foi tratado com generosidade, viva, portanto, generosamente” (B23, The Message).
Com o presente da CC, como explicado em Ciência e Saúde, Eddy deu-nos direções completas sobre como obedecer às instruções de Jesus para curar os enfermos e ressuscitar os mortos. Ela compartilhou a CC conosco e agora podemos usar esse presente para abençoar aos outros. Em Ciência e Saúde, ela escreve: “A Verdade está revelada. Só precisa ser praticada” (CeS25).

As instruções de “curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios” (B23 - NTLH), pode parecer uma tarefa difícil, mas Eddy nos lembra de que não somos nós que estamos fazendo o trabalho. Ela escreve: “Mantém perpetuamente este pensamento — que é a ideia espiritual, o Espírito Santo e Cristo, que te habilita a demonstrar, com certeza científica, a regra da cura...” (CeS 27). Pode parecer como se algumas pessoas conseguissem curar melhor do que outras, “mas qualquer aluno que se atenha às regras divinas da Ciência Cristã e se embeba do espírito de Cristo, pode demonstrar a Ciência Cristã, expulsar o erro, curar os doentes e aumentar continuamente seu cabedal de compreensão espiritual, de potência, de iluminação e de êxito” (CeS 28). É o Espírito Santo e o Cristo que nos habilita a curar e, quando seguimos os princípios em nosso livro-texto, nosso sucesso é garantido.

Quando somos gratos pelo presente espiritual que recebemos e vemos a nós mesmos como a luz do mundo, podemos todos “Vigiar, trabalhar e orar, para que esse sal não perca seu sabor, e essa luz não fique escondida, mas irradie e resplandeça, até alcançar o zênite de sua glória” (CeS 29).

Se todos nós que lemos o Estudo Metafísico do CedroS compartilharmos o presente espiritual com ao menos uma pessoa durante esse período de festas, nós seremos, verdadeiramente, “uma cidade edificada sobre um monte” (B22).

“Aqui está outra maneira de colocar: Vocês estão aqui para ser a luz, trazendo as cores de Deus ao mundo. Deus não é um segredo a ser mantido. Vamos revelar, tão publicamente quanto uma cidade sobre um monte. Se eu os criei iluminados, não pensem que vou escondê-los debaixo de um cesto, certo? Estou colocando-os em um tripé de luz. Agora que já os coloquei no alto do morro, em um tripé de luz - brilhem! Deixem a casa aberta; sejam generosos com suas vidas. Ao abrirem-se aos outros, vocês incentivarão as pessoas a abrirem-se com Deus, esse Pai generoso nos céus” (B22, The Message).

Este estudo metafísico foi preparado por Christie Hanzlik, C.S., Boulder, CO, EUA endereço eletrônico: www.christiecs.comccern@mac.com 720-331-9356
[Comentários entre colchetes: Warren Huff, Diretor do Acampamento dos Cedros e Editor dos estudos metafísicos]

A tradução para o português é gentileza de Leila Kommers e Martha Samary, e leitura final por Orlando Trentini, CSB. E-mail: trencsb@gmail.com

Visite o saite  www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar com seus amigos.

Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB. Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ª. feira. 
http://www.cedarscamps.org/metaphysical


 

Metaphysical

Thrive in God’s kingdom where you’ve been firmly planted! - To me, this week’s Lesson...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page