Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Verdade.

Rick Stewart, C.S., Dresden, Germany
Posted Monday, January 20th, 2014

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
DAR PASSOS FIRMES NA VERDADE.

Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros

Tema: VERDADE
De 20 a 26 de janeiro de 2014.

Abreviações:  Bíblia – B ;  Ciência Cristã – CC;  Ciência e Saúde – CS;   Lição Bíblica – LB

  Os passos de nossa filha de dois anos, Martha, tem se tornado mais firmes nos últimos meses. Especialmente quando se trata de subir os degraus para chegar ao nosso apartamento. Moramos no 2 piso, na cidade de Dresden, Alemanha. Tem dias que Martha quer subir sozinha todos esses degraus.  E há dias quando, depois de passar o dia no Jardim de Infância, ela não tem vontade de subir nenhum degrau. Aí ela pede: “Papa”, me leva para cima! Ou começa a chorar para que eu a pegue no colo e a carregue. Inventei um jogo de brincarmos de contar números em inglês. Eu dou a mão para ela e vamos contar. E a cada degrau contamos “One”, “TWO”. “THREE” ...  Ela gosta desse jogo de números e conta até “Nine” (nove). Assim que começamos esse jogo ela para de chorar o “Ich kann nicht mehr” – Eu não posso mais.  Ela conta ate nove. Três vezes 9 são 27 degraus para escalar para chegar na porta do nosso apartamento!!! E uma meta alta para uma garotinha de dois anos! Mas ela consegue.
  Não é um caminho longo até a porta do apartamento, mas quando Martha pensa que ela não consegue subir os degraus, leva muito mais tempo. Não importa quão perto a porta possa estar – “Ich kann nicht”—nunca nos fará chegar até a porta. Mas acreditar que é possível, lembrando da meta que desejamos alcançar, e nos divertindo para chegar lá, contando números, por exemplo, isso nos faz chegar ao destino desejado bem mais depressa.
  Assim acontece com a Lição Bíblica sobre o tema VERDADE.  O fato permanece Deus, a Verdade, está sempre bem perto, mas tem horas que precisamos nos lembrar de dar os passos da Verdade necessários para nos levarem ao reconhecimento de que Deus já está presente.  É assim que eu gosto de pensar sobre as palavras do Texto Áureo:
Texto Áureo (TA): Tu estás perto Senhor, e todos os Teus mandamentos são verdade. Salmos. 119:151 - “Ó Deus, tu estás perto, Senhor [mais perto do que os meus adversários] e todos os Teus mandamentos são verdade” (Amplified Bible).
  “Mas tu estás comigo e em todos os teus mandamentos eu posso confiar” (CEV).
  A Bíblia A Mensagem: “Tu é que estás mais próximo de mim, Deus, e todos os teus juízos são verdadeiros.”
  É muito provável que eu não seja o primeiro pai que tenha passado conhecimento através de algum jogo divertido. O Salmo 119 foi usado pelo Rei David para ensinar ao seu filho Salomão o alfabeto hebreu e as leis de Deus que eles obedeciam.
  Esse Salmo inicia assim: “Felizes são os que ... vivem de acordo com a lei de Deus!”  Esse Salmo foi escrito, concordam os estudiosos de textos bíblicos, por alguém que sofreu desafios bem fortes, talvez oposição tenaz, e encontrou sua salvação nos passos que o levaram a compreender que Deus está presente e sempre bem à mão. Esse Salmo nos oferece um tema central para a nossa Lição Bíblica: Deus está bem perto e Seus mandamentos vão nos manter no caminho da Verdade.
LEITURA ALTERNADA (LA): Deuteronômio 32:3,4; Salmos 33: 4, 9 – 11; 26:1-3
   Essa LA tem uma mensagem muito clara e fortalecedora: 
    DEUS É : “Ele é a Rocha!”, “Suas obras são perfeitas!”  E continuamos no aprendizado de que a Palavra de Deus-- os Mandamentos, os juízos, conselho, os pensamentos de Deus nos levam para junto dEle. Aprender o caminho da VERDADE e seguir por ele sem vacilar.
  Caminhamos na Verdade. “Ó Senhor Deus declara, que estou inocente, pois faço o que é certo e confio inteiramente em Ti.”   “O Teu amor me guia, e a Tua verdade sempre me orienta.” Salmos 26:1,3
Seção 1: “Buscar-me eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor”
   Aqui está essa citação da tradução bíblica na Linguagem de Hoje, Jeremias 29: 13, 14 “Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Eu serei encontrado por vocês,” diz o Senhor.  (B-3)  “Tu fazes coisas maravilhosasl. Só tu és Deus,... eu quero seguir tua verdade. Dá-me um coração que não deseje nada além de adorar o Teu nome. Mrs. Eddy escreveu (S-1) 254:11-13 “Quando esperamos pacientemente em Deus e procuramos a Verdade com retidão, Ele nos guia ao longo do caminho.” Andar no caminho da Verdade é muito importante. Mas que alegria saber que, mesmo que pareçamos escorregar em nosso caminho rumo à Verdade, não cairemos, pois Deus nos segura firmemente, mesmo nas trilhas mais escorregadias.
   Em 1974, eu estava na Cordilheira Oriental, na Cordilheira dos Andes, próximo a Cucuta, Colômbia. Éramos quatro e andávamos sobre mulas, durante várias horas. Nos dirigíamos para uma plantação de café num lugar remoto, um juiz, seu secretário, um advogado e um  aspirante a jornalista norte-americano, eu. Estávamos indo tomar um depoimento e fazer um levantamento fundiário. Antes de sairmos eu havia orado bastante. Estávamos viajando através de áreas conhecidas como de conflito entre o exército e guerrilheiros, e os caminhos eram um tanto traiçoeiros. Nossos guias nos tinham assegurado que as mulas poderiam lidar com o terreno.  Em um ponto, depois de três horas de viagem estávamos subindo uma encosta muito íngreme e lamacenta. Eu era o último na fila e estava filmando as nossas mulas com lama até os joelhos. De repente, lá na frente, uma das mulas escorregou e ela e o seu cavaleiro começaram a rolar de cabeça e aos saltos ladeira abaixo. Essa queda foi de uns cinquenta metros e durou alguns segundos de cair o queixo. Eu imediatamente mudei de fotógrafo profissional para praticista. Eu estava orando com grande intensidade. "Ninguém cairá completamente”, foram as palavras que vieram ao meu pensamento. Depois de ver precipício após precipício em nossa cavalgada, eu sabia que a queda tinha que parar, e agora. E parou. A mula e o secretário do Juiz pararam de escorregar e rolar e se levantaram ilesos. Meu amigo advogado perguntou excitado: "Richard, você conseguiu uma foto?" Eu não podia acreditar na pergunta dele, e falei: "Não, eu estava muito ocupado orando." Eu ainda não tinha pensado em minha câmera. Talvez houvesse outro caminho envolvido nesta experiência. Na verdade, uma mudança de caminho. Alguns anos mais tarde, eu estava caminhando mais na direção de ser praticista da CC e me vendo menos como jornalista. A base para as palavras que tinham vindo para mim foram, Salmos 37:23,24:”O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a Ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o SENHOR os ajudará a se levantarem.”
Seção 2: Gabriel e Miguel orientaram Daniel à Verdade!                                      
  Daniel foi inspirado em suas orações por Gabriel e Miguel, dois anjos. Isso é muito legal.  Se nós estivermos lutando, preocupados, com medo, buscando, orando? A Citação (B-10- Isaías 30:21) assegura: "Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.” As citações de Ciência e Saúde esclarecem o que o nosso livro-texto tem a dizer sobre anjos. "Os anjos são pensamentos puros que emanam de Deus, alados com a Verdade e o Amor, seja qual for sua individualidade” (CS-8, p 298).   “A característica de Miguel é a força espiritual. Ele conduz as hostes do céu contra o poder do pecado... Gabriel tem a tarefa mais amena de transmitir a percepção do sempre presente Amor prestadio. Esses anjos livram-nos dos abismos" (CS-9,p 566).
  Há alguns anos atrás eu havia planejado e desejado viajar para a Reunião Anual da Igreja Mãe, em Boston. Eu estava realmente orando sobre isso. Um jovem amigo na minha cidade de Ocala, e outro amigo da Inglaterra planejaram  juntar-se a mim. Nós planejávamos nos hospedar juntos em um albergue para a juventude. Havia um quarto para quatro disponível e assim incluímos alguém, que viria do Estado de Washington, EUA, em nossos planos. Ele era totalmente desconhecido a nós.  À medida que o tempo se aproximava, ficou evidente para mim que eu precisaria estar em casa com a minha família naquele momento. Então, eu cancelei a viagem, mas fiquei orando em apoio ao desdobramento dos planos de meus amigos.  Richard, um amigo da Inglaterra, estava tendo alguns grandes desafios em seu trabalho e nós estávamos orando juntos sobre essas questões. Nós dois estávamos esperando surgir orientação, segurança e direção. Quando Richard chegou a Boston nossas orações continuavam de todo o coração sobre os problemas em seu trabalho. E nós dois esperávamos em Deus para ouvir que estava tudo bem.  Recebi uma mensagem de Richard. Ele havia recém chegado para o serviço dominical na Igreja Mãe. Ele ficou emocionado ao sentar-se e ouvir a leitura da LB. Uma das seções da lição garantia de que Deus enviaria seus anjos, Miguel e Gabriel. Agora, lembrem-se,  Richard ainda estava muito preocupado com seu trabalho e realmente precisando da certeza de que Deus o estava guiando. E de repente ele percebeu que em seu lado esquerdo estava sentado o meu amigo de Ocala, Gabriel, e à sua direita estava sentado o estranho, novo amigo de Washington, Miguel. A essa altura, Richard parou de se preocupar com o seu trabalho, ele sabia que se Deus pode sentar Gabriel e Miguel ao lado dele em A Igreja Mãe,  Ele poderia fazer qualquer coisa. E tudo com o seu trabalho foi harmonizado.
Seção 3: A honestidade e a humildade são imbatíveis. O Fariseu e o Publicano     
  A virtude, verdadeira qualidade para ser incluída, certo? Mas se estamos presunçosamente pensando que elas são parte do nosso eu humano, nos esquecemos que elas se originam em Deus.  Qual a importância de pensar e saber que todos nós as expressamos e incluímos como reflexo! Sem luta. Sem exceção. Eu estava lembrando  de um querido amigo ao ver a lua tão brilhante e linda lá no céu, na semana passada. Mas a sua gloriosa luz não é própria da lua, mas é originada do Sol. A luz que vemos está simplesmente refletida. Assim, deve acontecer com toda a nossa gloriosa Luz, originada no Filho, Cristo Jesus, e simplesmente refletida por nós. Você alguma vez já reparou no rosto de alguém que está pensando em algo realmente muito engraçado? Parece impossível manter-se sem sorrir, e por vezes, até mesmo de rir em voz alta. Seu rosto irradia a alegria e a felicidade do que está pensando. Esta seção trata sobre o que pensamos e como isso afeta nossa aparência e nossa trajetória. “Irmãos, tudo o que é veradeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (B-13-Filipenses 4: 8). Ou como escreveu Eddy em Ciência e Saúde,  p 261:4: “Mantém o pensamento firme nas coisas duradouras, boas e verdadeiras e farás com que elas se concretizem na tua vida, na proporção em que ocuparem teus pensamentos.”
Seção 4: Caminhar com obras, e até mesmo obras maiores! João 14:12
   Jesus caminhava e curava. Jesus caminhava e amava. Jesus caminhava e fazia as obras de Deus. Que tal você? Que tal eu? “Bem, Jesus caminhava, ele tinha tempo, eu estou dirigindo”, e não tenho tempo!
  Não se preocupe se você deseja ser obediente, Deus irá colocá-lo onde você precisa estar, para curar. Não importa se você está caminhando, andando de bicicleta, andando a cavalo, de trem, avião, ônibus, carro ou navio. Jesus Cristo fortemente nos encorajou: “ Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará...”
    Minha mãe estava sentada em um avião, indo para a sua Associação de Ciência Cristã, em Chicago. Ela estivera orando para a tripulação, para o vôo, para todos. Essa era sua prática. Em algum momento, a passageira sentada ao lado dela perguntou: “Quem é você? Você é alguma santidade ou algo parecido”? Em seguida a senhora exclamou: “Sempre fui uma passageira que ficava apavorada nos vôos. Sempre ficava aterrorizada. E, pela primeira vez em minha vida estou completadamente confortável”. E essa senhora havia identificado que isso era devido à oração de minha mãe.
   Então, minha mãe explicou sobre sua oração e como estivera orando. Ela explicou sobre a Ciência Cristã, em sua maneira simples, o pensamento de oração havia curado sua parceira de vôo.
  Podemos fazer como Jesus, afinal, todos temos a promessa do Consolador, nos guiando e inspirando. Que divertido será nossa próxima caminhada, ou passeio de bicicleta, ônibus, carro, avião, trem, navio ou a tiroleza no Acampamento dos Cedros. Ah!, não se esqueça de me dizer sobre as obras maiores que você realizou em sua jornada.
Seção 5: Saber a Verdade, simples, poderosa, efetiva: Pedro e João
  O mundo está aguardando. O mundo está esperando algo de você. Todos os olhos estão sobre você. O que você faz? desvia o seu olhar? Ou olha firme nos olhos, se dirige ao pensamento com o Amor?
  Na estória de cura do homem paralítico, na porta do templo, quem olha? Ao ler essa estória esta semana, a princípio eu me enganei. Pensei, oh! eu sei essa estória. Gosto dela. Há, inclusive, um grande solo sobre ela. E pensei: “o homem fixa os olhos em Pedro e João”. Errado. Eu li com atenção: “Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa” (B-19, Atos 3:1-9).
  Deixe seus olhos serem guiados pela coragem do Amor, a coragem da convicção na Verdade. Dê atenção especial às citações de Ciência e Saúde, (CS20 a CS24) e envolva o mundo e a todos com quem você tem contato, no olhar do Amor. Aqueles famintos de cura, os que estão cansados de ver o mundo rejeitá-los com o olhar.  Temos algo muito substancial a dar, portanto dê. Você e o reflexo de Deus, BRILHE.
   Alguns de você devem se lembrar que quando Noah, meu filho, me curou, quando ele tinha apenas dois anos de idade. Eu tinha uma cicatriz feia no nariz. Noah perguntou: “Papi, o que aconteceu”? “Bem, você me arranhou enquanto brincávamos no outro dia”. Noah disse simplesmente: “Sinto muito, Papi”. E ele tocou meu nariz e começou a cantar “Bate o sino, pequenino…” . Era a única canção que ele sabia cantar por inteiro. Ele deve ter se lembrado de que eu sempre cantava hinos para ele para confortá-lo. Portanto, ele cantou. Eu senti o Amor, como jamais havia sentido antes, eu chorei e na manhã seguinte acordei completamente curado. Todas as crenças de medo que estiveram obscurecendo meu pensamento e impedindo a cura tinham simplesmente desaparecido com seu olhar fixado no Amor divino que liberta.
“...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (B18, João 8:32).
Seção 6: Vai, levante e fale....todas as palavras desta Vida”
  No livro de Atos dos Apóstolos, relata (B20, Atos 5), que os apóstolos estavam curando a muitas pessoas em diferentes cidades, e as autoridades religiosas não gostaram disso. Ficaram com inveja, e mandaram que fossem colocados na prisão. Mas um anjo abriu as portas da prisão e os encorajou: “Dizei ao povo todas as palavras desta Vida (Atos 12:20).  Eles já haviam estado detidos e presos uma vez. Mas eles obedeceram o anjo com coragem e convicção. E então, o fariseu Gamaliel disse, basicamente, aos seus colegas, o seguinte: “Não façam nada contra esses hmens. Deixem que vão embora porque, se este plano ou este trabalho vem de seres humanos, ele desaparecera. Mas, se vem de Deus, vocês não poderão destruí-lo, pois nesse caso estariam lutando contra Deus” (Atos 5:38,39).
  As citações de Ciência e Saúde oferecem grandes vislumbres, encorajamento, sabedoria  (CS25 a CS27).
    Eddy explica: “Um Cientista Cristão ocupa na atualidade o lugar de que Jesus falava a seus discípulos, quando disse: ‘Vós sois o sal da terra.‘ ‘Vós sois a luz do mundo. Não se pode  esconder a cidade edificada sobre o monte.‘ Vigiemos, trabalhemos  e oremos, para que esse sal não perca seu sabor, e essa luz não fique  escondida, mas irradie e resplandeça, até alcançar o zênite de sua glória” (CS, p 367:17).
    Qual é o efeito do sal se ficar no saleiro? Ele não dará sabor ao alimento, certo? E a luz? Que bem faria acender uma vela, e colocá-la num lampião que estivesse comletamento coberto”. A mensagem é simples: não  esconda o que tens para partilhar. Dê sabor às suas palavras e obras. Deixe sua luz iluminar as coisas e as pessoas.
Seção 7: A maravilha de algumas pessoas, isso significa você
Sou muito grato porque você está lendo isto. Estou em absoluta maravilha e gratidão por todos os que estão aderindo à caminhada da Verdade, no mundo de hoje.  Deus aprecia muito a todos vocês. Todos os amigos do Acampamento do Cedros: os que estão acampando, os monitores, os diretores, as mães e pais voluntários, os tios, as avós e avôs, os trabalhadores no movimento da Ciência Cristã, os colegas cristãos, os buscadores espirituais ao redor do mundo. Estou escrevendo isso e vocês estão lendo isso porque tivemos um vislumbre de uma parte desse caminho maravilhoso da Verdade e do que A VERDADE verdadeira está fazendo para você e para todos.
  Em 1 João 2:21, lemos: “Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade”. Ou nessa outra versão: “Eu escrevo a vocês, … porque conhecem a verdade. …e sabem que nunca nenhuma mentira vem da verdade” (NTLH).
    Deus não foi a lugar algum. Deus não está ausente. Deus não se distanciou de Sua criação. A Palavra de Deus não esmoreceu ao longo dos anos. Deus está próximo. (Veja o texto aureo) E estamos firmes com os passos da Verdade que nos traz a essa percepção. Não é trazer Deus de volta a nós, é caminhar em um caminho que continuamente nos leva a Ele. Um caminho paralelo ao de nosso Mestre, Cristo Jesus. Um caminho partilhado com todos os discípulos da Verdade.
  
Nossa Lição Bíblica começou com: “Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade” (Salmos 119:151). Esse salmo é o capítulo mais longo da Bíblia. Este salmo estava entre os escritos que foram encontrados nos pergaminhos, numa caverna nas montanhas acima do Mar Morto, e se tornaram conhecidos como Os Manuscritos do Mar Morto. Por milhares de anos essas palavras da Verdade têm guiado e protegido o caminho dos buscadores da Verdade, que continuam a encontrar seu caminho para a Luz.

    A próxima vez que alguém tentar convencê-lo de que o dia da Verdade está completo, você irá ouvir?
    As palavras de Ciência e Saúde, certamente refletem essa certeza da presença eterna da Verdade, Deus (CS28 a CS30): “Caminhamos nas pegadas da Verdade e do Amor quando seguimos o exemplo de nosso Mestre na compreensão da metafísica divina”. “A Verdade e o Amor iluminam a compreensão, em cuja ‘luz vemos a luz’; e essa iluminação e refletida espiritualmente por todos os que andam na luz e que se afastam de um conceito  material e errôneo”. “A Verdade liberta o homem”.

__________________________________________
Este estudo metafísico foi preparado por Rick Stewart, CS   Dresden, Alemanha. E-mail: RickStewartCS@aol.com  - Tel. 00 49 351 312 4736
[Comentários entre colchetes: Warren Huff, Diretor do Acampamento dos Cedros e Editor dos estudos metafísicos] 

A equipe de tradução para o português por Dulcinea Torres, Leila Kommers, Elisabeth Z. Friedrichs e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB.

Visite o saite www.trentinicsb.com  Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar com seus amigos. Uma leitora escreveu: “Obrigada por compartilhar os relatos maravilhosos. Realmente, o site é uma bênção. LK, RS.”

Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB. Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. 

Busque e leia o texto em inglês em  http://www.cedarscamps.org/metaphysical

Metaphysical

Recognize Mind, God, as the source of all good and all understanding! - Whenever — for...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page