Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda a sua criação. Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Deus, o preservador do homem.

Kathy Fitzer, St. Louis, MO & Park City, UT
Posted Monday, December 8th, 2014

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!

Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda a sua criação.  Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas.  Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho. “ (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1.)
E, como complemento, o Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar na sua compreensão. Ponha tudo no Altar. Acentue a harmonia em todos os momentos. Elimine todo o falso senso de estar separado de Deus e do Seu homem perfeito.

Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros
Uma ajuda para o estudo da Lição Bíblica

Tema: DEUS, O PRESERVADOR DO HOMEM
De 08 a 14 de dezembro de 2014

Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH; 
Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB; MSG – Bíblia A Mensagem
O dicionário nos diz que preservar é “manter (algo) no seu estado original” (Oxford), “pôr(-se) ao abrigo de algum mal, dano ou perigo; defender(-se), resguardar(-se)” (Houaiss). A história de José talvez seja o melhor exemplo de como Deus preserva Seus filhos. TODOS os Seus filhos. Conforme a história se desdobra na Lição Bíblica desta semana, vemos que, durante todos os momentos difíceis, Deus esteve com José. E Deus também estava com cada um dos envolvidos. Durante essa trajetória, vidas foram transformadas e houve grande aprendizado de força e humildade. Porém, não há evidências de que Deus tenha feito algum julgamento antes de sua graça salvadora imparcial alcançar o necessitado. O amor do Amor purifica e preserva a todos, e essa gentil graça é sentida conforme o pensamento vai se abrindo e a confiança em Deus aumentado. Jesus continua a ensinar e a demonstrar mais sobre o poder de preservação do Amor que elimina o medo e traz a cura. Toda a criação de Deus está segura! As pretensões do mal não têm nenhum poder!

Texto Áureo: Salmo: 36:7 Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade!  Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas.
Não pode haver nenhuma circunstância - nenhuma condição - que ultrapasse o abraço do Amor divino. Nada pode ser mais puro ou mais duradouro do que o amor do próprio Amor. O Amor só sabe fazer uma coisa amar. E por ser onipresente, ele é um porto seguro para todos!
Leitura Alternada: Isaías 43:1-3, 5-7, 10-12
O povo de Israel estava passando por um período difícil de cativeiro, quando o profeta Isaías compartilhou a mensagem de Deus com eles. Não é preciso ficar desesperado, nem sentir medo.  Bem ali no fogo, ou quando pareciam que iam se afogar nas ondas da preocupação, a garantia de Deus era de que o Todo-Poderoso estava com eles. A promessa não era que eles (ou nós) não passariam por períodos de provações, mas que bem no meio destas provações, eles estariam (nós estaremos) a salvo. Deus refere-se ao Seu povo como filhos e filhas, e fala aos seus captores com autoridade. Nada pode opor-se ao poder libertador do Amor divino. Esta promessa continua valendo ainda hoje. Podemos esperar ver toda a humanidade livre das guerras, da pobreza, da doença e de qualquer tipo de cativeiro. O fundamental é testemunhar a unidade e a “unicidade“ de Deus como Salvador. Recuse-se a sentir medo ou aceitar qualquer outra imposição! Deus é Deus (a onipotência e a onipresença do bem) e não há nenhum outro poder! Devemos nos ater a esse fato devido à toda a evidência contraditória. Certamente seremos libertados!

Seção 1: O Amor preserva e mantém Seus filhos em segurança
Tem sido argumentado que José pode ter "merecido" pelo menos um pouco do que seus irmãos aprontaram com ele (B-3).  José foi favorecido por seu pai e tratado com luvas de pelica. E é difícil para qualquer criança, não exibir esse tipo de tratamento especial.   Às vezes, se argumenta que as crianças (e adultos) que são maltratados, ou mesmo intimidados por seus pares fizeram alguma coisa (ou tiveram uma atitude) que merece o tratamento que recebem, pelo menos até certo ponto. Essa maneira de pensar pode mesmo ser aplicada a tensões inter-raciais entre cidadãos e policiais. Mas Deus, o Pai e Mãe de todos nós certamente não vê seus filhos em termos de vítimas ou agressores, inocentes ou culpados.  Para Deus, TODOS os Seus filhos são inocentes e TODOS dignos de serem preservados do mal.
     José, foi  jogado na cisterna vazia por seus irmãos e de lá foi retirado e vendido como escravo. No Egito, acabaria abençoando nações inteiras. Mas no momento, poderiam José ou seus irmãos terem alguma ideia do impacto que tais atos causariam ao longo dos anos da vida deles, sobre eles mesmos ou sobre outros?  Claro que não.  Não mais do que nós podemos imaginar o impacto que eventos em nossas vidas impactarão a nós e aos outros. Mas, podemos aprender com a história de José que o amor nunca abandona a nós ou aos outros se nos recusarmos a ficar presos no poço do desespero. Não podemos saber o que José pensava sobre tudo isso, mas sabemos que aparentemente, Potifar reconheceu a presença de Deus com José e respondeu a isso com carinho e confiança (B-4).  O poder salvador do amor de Deus nem sempre é evidente a partir de nossa perspectiva limitada. Mas ao confiarmos em Deus, passo a passo, isso se tornará claro.  E por isso, se enfrentarmos provações, ou aprendermos  através de experiências que outros estão vivenciando podemos confiar no fato de que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (CS-2) e não importa se evidências dos sentidos materiais apresentam o contrário, temos de admitir (ou seja, reconhecer) "os fatos da Ciência divina" (CS-4).  Esses fatos da realidade nos mostram que "Deus é invisível ser, presente em toda ação” (Hino 86).

Seção 2: O efeito de preservar a integridade
A palavra hebraica traduzida como integridade tem a conotação de plenitude e inocência.  O dicionário moderno fala de integridade como "o estado de ser inteiro e indivisível" e também a "qualidade de ser honesto e ter fortes princípios morais; retidão moral. "Conforme utilizada no Salmo 25, "preservar" significa guardar, proteger ou manter (B-5).  Portanto, conhecer a nossa plenitude/integridade e manter um senso de retidão moral é uma proteção.  Manter o controle sobre as paixões carnais é outra proteção. Desde o princípio se percebe que José possuía suporte moral para não aceitar o assédio. Mas ele foi jogado na prisão porque a história falsa que a esposa de Potifar lhe contou sobre José recebeu crédito como verdadeira. Esse padrão errôneo  é muitas vezes repetido ainda hoje! Fazer a coisa certa nem sempre parece valer a pena. Mas esse "padrão" errôneo também se repete e é nele que temos de nos concentrar. "O Senhor era com José, e lhe foi benigno e lhe deu mercê perante o carcereiro” (B-6). José estava sendo bem cuidado e nós também sempre seremos bem cuidados. Não importa como as coisas possam parecer sombrias.   Não precisamos nos dobrar sob a pressão do mal, mas podemos "vencer o mal com o bem".
 Mantendo nossa retidão moral - sempre seguindo o nosso mais elevado senso do que é correto e nos reconhecendo tão completos e inocentes, como Deus nos conhece.  "...Deus te dará a sabedoria e a ocasião para teres a vitória sobre o mal." Que promessa maravilhosa segue essa afirmação, "Revestido com a armadura do Amor, tu não podes ser atingido pelo ódio humano." [Veja CS- 10, mais apps em PS # 1].  Não importa que tipo de adversidades enfrentamos (relacionados com o trabalho, no seio da família, suprimento, saúde, relações pessoais). "Eleva-te na força do Espírito para resistir a tudo o que é dessemelhante do bem" (CS-9). Nós temos que saber que o bem é a lei. Nós não estamos resistindo com base em nossa própria vontade, mas apoiados na vontade de Deus. Deus nos permite "ser firme na [nossa] compreensão de que a Mente divina governa e de que na Ciência o homem reflete o governo de Deus" (CS-9).  Na Ciência, na realidade da Verdade, que não pode ser interrompida, o homem é sempre sustentado e mantido por Deus, o Bem.  Esse é um ótimo momento para dar uma olhada em uma carta que Eddy escreveu para seus alunos em 30 de setembro de 1895 que descreve em detalhes o "Homem Íntegro" (que, naturalmente, se refere a homens e mulheres, meninos e meninas).  Está nas pp 147-148 de Escritos Miscelâneos. Todos nós temos a coragem de ficar firmes na retidão, sem nunca cair na armadilha de abrigar um sentimento de superioridade sobre os outros, mas apenas o amor e a compaixão, vendo a nós mesmos e aos outros como Deus vê! Fazer o bem tem suas recompensas, mesmo que não apareçam imediatamente.

Seção 3: O efeito preservador da compreensão criteriosa, ou seja, da sabedoria
Como usado em Provérbios 2, "preservar" vem do original hebraico, que significa cercar (como com cercas vivas), guardar, proteger. As civilizações antigas usavam para cercar suas cidades arbustos espinhosos para manter fora os animais selvagens e outros intrusos (B-7).  Apenas pensemos:  Será que estamos resguardados com o amor de Deus, impenetrável por qualquer "inimigo". José estivera na prisão por dois anos antes de Faraó tomar conhecimento e necessitar da sabedoria de José e de sua habilidade para discernir, o pensamento através de sonhos reveladores. A evidência da proteção de Deus nem sempre aparece como esperamos, no entanto, está sempre presente.
José pacientemente fez o seu melhor usando seus talentos ainda na prisão. Se ele não tivesse sido preso, ele não teria tomado conhecimento dos sonhos dos outros presos, fato que eventualmente o levou a ser chamado pelo Faraó? 
Nossa prisão pode aparecer como um ambiente de trabalho difícil, ou circunstâncias familiares infelizes, um professor injusto, um problema físico que parece não ceder, empregado ou patrão difícil. Mas, se confiamos que o amor de Deus não nos abandona e mantendo padrões elevados, fazendo o nosso melhor independente das circunstâncias, o Amor revelará a mudança das circunstâncias ou nos tirará delas e trará bênção ao nosso procedimento. Isto é o que aconteceu no caso de José e vejamos todas as bênçãos que se seguiram (B-8).  Como foi José capaz de discernir o significado do sonho do Faraó? Mary Baker Eddy oferece a seguinte explicação: "É prerrogativa da Mente divina, sempre presente, e do pensamento que está em comunicação com esta Mente, conhecer o passado, o presente e o futuro" (CS-11).
Portanto, a chave é reconhecer a Mente como onisciente e estar em conformidade (num relacionamento harmonioso) com a Mente que é a única e verdadeira Mente! O que precisamos saber será revelado por confiamos na lei de Deus. "Nenhuma espécie de erro pode se esconder da lei de Deus" (CS-14).  Em vez disso, todo erro deve ceder a essa lei! Precisamos acreditar nisso!

Seção 4:  “A Lei divina de ajustamento”, de Deus, preserva toda a família humana.
Ao ser nomeado pelo Faraó como Chefe e responsável pela coleta e distribuição dos alimentos no Egito, José foi capaz de armazenar e conservar alimento suficiente durante os anos de fartura, para suprir todo o Egito e também a povos vizinhos, durante os anos de seca e miséria. 
   Gosto de pensar sobre isso como um bom modelo para a sabedoria de manter o que na vida moderna chamamos de plano de investimento ou poupança. Deus sempre supre nossas necessidades, mas de maneiras diferentes. Muitos anos depois, (cerca de 400 anos), quando levados a deixar o Egito, atravessando o deserto, a fome dos filhos de Israel foi suprida pela provisão do maná diário. Os irmãos de Jacó haviam sido levados ao Egito como resultado do planejamento cuidadoso de José (B-9, B-10 e B-11).   Mas, neste momento esses mesmos filhos (os filhos de Jacó, cujo nome fora mudado para Israel, enquanto ele estava deixando a região em que ele vivera 20 anos e casara com as duas filhas de Labão, Jacó sentiu que era o momento para ele retornar para a terra que fora de Isaak, seu pai, e com a morte dele fora herdada por Jacó e Esaú.  Para mim, isso mostra que o Amor provê de maneira muito diferente mas sempre provê. Nosso trabalho consiste em nos alinharmos com este Amor - a Mente divina - e em responder à sua liderança. A outra lição também adorável, é ver como a família de José foi abençoada, independente da maneira como trataram a José em anos passados. Não importa quão severa seja a aparência do “mal”, o resultado sempre é o bem. Algumas vezes é apenas muito difícil de ver, de passar por essas situações. Penso que a solução está, em realmente entender, que há somente UMA Mente - UM DEUS UNO - UM Pai. Então vemos, não somente o fato de que somos todos irmãos e irmãs, mas também que esta irmandade consiste de Amor e Verdade. Ao compreender isto podemos ter esperança quando surgem os conflitos e separações na família, na comunidade ou entre as nações (CS-20).  Ter uma Mente nos dá coragem para continuar amando, mesmo que não haja retorno para essa doação de amor. Tais dificuldades nos aproximam de Deus e afinal vemos o apoio do Amor divino (CS-19).  Jesus ilustrou o poder mental que vence sem lutas quando ele curou a orelha decepada de um dos guardas que vieram capturá-lo no jardim do Getsêmani. Mary Baker Eddy define Getsêmani em parte como “amor que não vê retorno, mas ainda assim permanece amor” (CS 586:24).  Nosso trabalho é : “Que haja em vós a mesma Mente que houve também em Cristo Jesus” (CS-21). José certamente fez isso!

Seção 5: O amor do Cristo preserva (lidera, protege e cura) a todos - em todas as épocas e em todas as circunstâncias.
Não foi o Cristo (a Verdade viva que vem à consciência humana) que liderou José para salvar o povo do Egito, bem como sua família? Sim, foi o Cristo que não tem conhecimento da barreira do tempo – ele é “o mesmo ontem, hoje, e para sempre” (B-13).  A vinda de Cristo Jesus revelou a inteireza deste Cristo às pessoas daquela época, e também a todos os que vieram depois, pois eles têm conseguido aprender sobre essa inteireza, por meio dos ensinamentos dele (Cristo Jesus). Um ponto importante dos ensinamentos e do ministério de Jesus foi a compaixão com que ele via a todos que cruzaram seu caminho - e muito além disso.  Ao cuidar das ovelhas perdidas, ele simplesmente partilhou/ensinou (B-14). Nem todos estavam preparados para receber o que ele tinha a oferecer, mas isso não o impediu de buscar a todos, assegurando aos que o ouviam, do quanto eles eram valiosos a Deus (B-15). E, desde o inicio do seu ministério, Jesus curou! A cura é o resultado natural do Amor. Que exemplo maravilhoso de coração receptivo é visto na sogra de Pedro. Ela foi curada imediatamente pelo toque do Amor do Cristo e respondeu - mostrando seu amor ao servir a Jesus e aos outros que estavam na casa do Pedro (B-17).   A parte do Ciência e Saúde desta seção explica em maiores detalhes como Jesus utilizou o poder do Cristo para curar. O tema do poder do Amor para destruir o medo e soltar das supostas amarras do erro, é certamente um detalhe forte (CS-27).  Não é isto um lembrete maravilhoso  de que nunca precisamos pensar que temos de (ou que podemos) sofrer ao expressar amor….como a sogra de Pedro demonstrou? “Deus nunca pune o homem por fazer o que é correto, pelo trabalho honesto, ou por obra de bondade, embora essas o exponham à fadiga, ao frio, ao calor e ao contágio” (CS-25). Com certeza isso é o desígnio do Amor. E isso é uma maneira poderosa para todos nós que compreendemos (ou simplesmente aceitamos) este conceito para apoiar, não somente a nós mesmos ou àqueles que conhecemos e amamos, mas aos esforços isentos do ego, dos trabalhadores na área da saúde, ao redor do globo - incluindo aqueles lidando com as pretensões do “Ebola”. Vamos deixar nosso amor ao próximo nos impulsionar a aprender mais ainda sobre o que Jesus nos ensinou sobre o Amor, e praticar isso com cada pensamento e ação?

Seção 6: Nada a temer! O Amor preserva toda a criação, sempre!
Nesta seção, a Bíblia nos leva de volta à LA: não é preciso ter medo, e à segurança de que a proteção está sempre presente - como filhos de Deus - não importa onde estamos, se saindo ou se entrando. Por que não precisamos ter medo? Porque estamos protegidos pelo Amor e o medo não tem como entrar. “No amor não existe medo.” E, se o medo conseguir encontrar algum lugar temporário no pensamento, podemos imediatamente invocar o perfeito Amor para expulsá-lo - retirá-lo do reino, porque o medo não tem espaço ali! (B18).  É como lavar um copo: a água pura limpa toda a sujeira. Gosto muito de como a Bíblia nos diz que é nossa herança (nossa posse especial) condenar e derrotar qualquer coisa que chegue até nós e que não seja proveniente de Deus (B19). Isso é tão fortalecedor!!! Nós enfrentaremos provações e dificuldades -enfrentaremos o “inimigo”. Mas, partindo da compreensão de que estamos lutando contra um “inimigo já derrotado” porque “nenhum poder pode resistir ao Amor divino”, podemos seguir em frente confiantes, em vez de assustados. Nosso livro texto nos diz o que fazer quando as coisas ficam difíceis: responder com uma fé mais forte e um amor mais puro (CS-29). O fundamental é perceber que a fé e o amor não são coisas que precisamos desencavar dentro de nós. A fé e o amor são qualidades refletidas. Deus criou-nos fortes pela compreensão de que qualidades como alegria, bem, vida, saúde são atributos de Deus - Alma, Vida e Amor. Sendo assim, não podem ser alterados, nem anulados (CS30).  Somos todos filhos amados do Todo-Poderoso Deus, protegidos, mantidos  seguros e preservados pelo Amor divino. Recusemo-nos a abandonar este padrão, assim, nada poderá nos deixar receosos. A Vitória está garantida!
[P.S. #1: Ideias para serem aplicadas como tratamento com base na citação CS10 (571:16):
Conheça “A habilidade e a oportunidade são ideias coordenadas” & “Mostre-se à altura da ocasião”, de Warren Huff, criados para um Estudo Metafísico publicado em 2002.
Quais situações ou oportunidades estarão exigindo seu máximo nos próximos dias e nas festas de final de ano?
1. Tarefas difíceis, carga de trabalho incrível e prazos matadores? 
2. Provas ou trabalhos importantes? 
3. Um grande jogo ou apresentação? 
4. Papéis de liderança de grupos? 
5. Uma data ou um evento social importante?
6. Uma situação desagradável em que é preciso tomar uma posição moral ou ética? 
7. Um relacionamento desafiador que testa sua paciência, tranquilidade e integridade?
Independente de quais sejam as oportunidade que você enfrentará, você pode controlá-las obedecendo a este poderoso comando de duas palavras: “Conhece-te a ti mesmo, e Deus te dará a sabedoria e a ocasião para teres a vitória sobre o mal” (Ciência e Saúde, 571:16). Seu único trabalho é conhecer a si mesmo como Deus o conhece - como uma expressão sempre perfeita da “infinidade, da liberdade, da harmonia e da felicidade ilimitada” (Ver CeS 481:3). Aceite por completo e simplesmente expresse cada um destes elementos de sua identidade divina para erradicar seus falsos opostos. Sem um senso baseado no corpo, você estará aberto para que Deus elimine de sua experiência: todos os obstáculos enfraquecedores da matéria como energia, fundos, inteligência, velocidade, inspiração limitados; toda a escravidão sugadora das restrições (lesões, impedimentos burocráticos); todas as dificuldades regulares dos relacionamentos desarmônicos e sua constante nuvem de frustrações e infelicidade. Tudo passado! Nunca uma parte sua ou daquele a quem você ama.
Esta semana “sua tarefa, caso a aceite”, será simplesmente fazer sua parte, conhecer a si mesmo espiritualmente e assistir Deus fazer Sua parte, para supri-lo com toda a sabedoria e situações em que são desejadas vitórias. Você também pode aproveitar para grifar por toda a LB os trabalhos de Deus com uma cor e os seus com outra.
Um amigo trouxe uma nova visão à nossa passagem (CeS 571:16) com esta percepção: 
“HABILIDADE (a sabedoria) e OPORTUNIDADE (a ocasião) são ideias coordenadas.”
Ao aceitar esta lei divina e conhecer a si mesmo espiritualmente, você nunca terá a habilidade sem ter a oportunidade de expressá-la.(Nenhuma necessidade de ficar no banco dos reservas!) E, você também nunca terá oportunidades (como as sete listadas acima) sem ter as habilidades dadas por Deus para enfrentar a ocasião!" Aproveite sua semana de habilidades e oportunidades divinamente ilimitadas.
______________________________________________________
Este estudo metafísico foi preparado por Kathy Fitzer de Lake Saint Louis, MO e Park City, UT, USA - kathyfitzer@gmail.com - 314-323-4083
A equipe de tradução para o português é composta por Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB.
Visite o saite www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB. Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

Wake Up from the Dream to Reality! - Are you a prophet? A spiritual seer? A prophet is someone...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page