Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Mente.

Rick Stewart, C.S., Dresden, Germany
Posted Monday, February 17th, 2014

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA

Expresse a Mente Universal com um Interesse Abnegado

Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros

Uma ajuda para o estudo da Lição Bíblica

Tema: MENTE

De 17 a 23 de fevereiro de 2014

Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB

Penso que quase todos nós vimos o filme “Branca de Neve e os sete anões”, de Walt Disney. Eu gosto muito desse desenho animado e uma das minhas cenas favoritas é quando Branca de Neve beija cada um dos anõezinhos, quando eles saem cantando para trabalhar. E essa cena me lembrou de nossa Lição Bíblica. Eu me perguntei: “Qual dos setes anões era o mais inteligente?” “Mestre” pode ser um bom candidato, porque todos os mestres se consideram muito inteligentes, certo? Mas ao pensar um pouco mais profundamente cheguei a conclusão que o meu candidato é o “Dunga” sem dúvida. Dunga? Sim ele mesmo! Foi fácil chegar a essa conclusão, com base nessa cena. Qual foi o anãozinho que ganhou dois beijos e quase um 3º? Foi o Dunga. Sujeitinho bem esperto, não é?
Há outro Dunga, um gênio, que também exige a nossa atenção como alguém muito sábio. Esse seria Albert Einstein. Albert Einstein é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos. E, no entanto, sua família o apelidara de “Dunga”. (Veja o resumo do livro escrito por John Updike na New Yorker Magazine, abril de 2007.) Updike estava lendo a biografia extensa e detalhada de Albert Einstein, escrita de modo afetivo por Walter Isaacson, intitulada: “Einstein: Sua vida e Universo” (Publicado por Simon & Schuster);
http://www.newyorker.com/arts/critics/books/2007/04/02/070402crbo_books_updike?currentPage=2
Fica claro de que o personagem de Disney, o Dunga, está representando uma pessoa simples, mas que estava inspirada com uma grande ideia. E o garotinho Albert Einstein a quem a cuidadora do lar chamava de “O pequeno sábio”, também teve muitos pensamentos inspirados. Além dos artigos científicos específicos de Einstein, há outros artigos e textos que mostram o que ele pensava sobre muitas outras coisas.
De acordo com um documentário feito pela BBC “A sinfonia incompleta de Einstein”, Albert Einstein pensava bastante sobre Deus. “Quando Albert Einstein estava doente e de cama, pediu que lhe dessem os seus óculos, o material para escrever e as suas últimas equações, [...] Nessas horas finais de sua vida, enquanto sua consciência ia e vinha, ele estava trabalhando no que esperava viesse a se tornar a sua obra mais importante. Era um projeto de complexidade monumental. Era um projeto que ele esperava revelaria a mente de Deus. Ele havia dito em épocas anteriores: “Eu não estou interessado neste ou naquele fenômeno. Eu quero conhecer os pensamentos de Deus, pois o resto é mero detalhe.
http://www.bbc.co.uk/sn/tvradio/programmes/horizon/einstein_symphony_prog_summary.shtml
O museu de Mary Baker Eddy fez uma pesquisa excelente separando os fatos das fábulas sobre Albert Einstein e seu interesse pela Ciência Cristã. O link que segue dará a você acesso para ver essa pesquisa (em inglês):
https://docs.google.com/a/csps.com/document/pub?id=1SePVIC-mFMAGJtzElow5B8K-Wbe9bKo4cj5h3XZLoG8
Nessa pesquisa há referência a um documento interessante chamado: “Albert Einstein e seu interesse na Metafísica de Mary Baker Eddy” escrito por William S. Cooper, Professor Emérito da Universidade de Berkeley, Califórnia, EUA. (Se você tiver alguma dificuldade em acessar esse documento, passe um e-mail ou telefone para Rick Stewart e ele lhe mandará uma cópia desse documento.) Segue o link da internet que vai lhe dar acesso:
https://docs.google.com/a/csps.com/document/pub?id=1SePVIC-mFMAGJtzElow5B8K-Wbe9bKo4cj5h3XZLoG8
A LB dessa semana nos leva a ter uma visão clara do poder desta Mente que é Deus. Ela começa com a afirmação no

TEXTO ÁUREO – “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar” (Isaías 48:17).

LEITURA ALTERNADA – Salmos 104:24; 118:1, 5, 14, 16, 19, 28; 119:2, 5, 7, 15, 34, 35.
A nossa LA continua a identificar claramente quem cuida de nós e nos salva quando estamos passando sérias dificuldades. Eu gosto dessa tradução do Salmo 118:5: “Na minha aflição eu clamei ao Senhor; ele me respondeu e me pôs num lugar amplo.”

Seção 1: Abrão e Lot – O Chamado de Abrão
Essa é uma seção inspiradora que tem a ver com alguém saindo de casa, alguém saindo para o mundo por conta própria em obediência ao direcionamento de Deus. Eu amo a promessa que Abrão recebeu ao seguir a orientação divina de que ele traria bênçãos – “porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre”(Gênesis 13:15).
“Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão: - Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo. Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã” (Gênesis 12:1-4, NTLH).
As passagens de CS estão repletas de confiança sobre seguir a Mente que é Deus. “O ponto de partida da Ciência divina é que Deus, o Espírito, é Tudo-em-Tudo, e que não há outro poder ou outra Mente” (CS1). “[...] Tudo o que realmente existe é a Mente divina e sua ideia, e nessa Mente o ser inteiro se revela harmonioso e eterno” (CS2).
Apenas uma observação. Tenha paciência consigo mesmo ao estar esperando ouvir a voz de Deus e seguir por onde a Mente mostrar o caminho. Não se importe com o que as pessoas digam sobre onde, quando e o quê você deveria fazer. Pare, olhe, e ouça a Deus. Estamos todos buscando “conhecer os pensamentos de Deus” como Einstein o expressou. Logo o importante é seguir os pensamentos de Deus e não a mente dos mortais.
O tempo determinado por Deus é preciso, mas não fundamentado no pensar mortal limitado. O tempo determinado para Abrão foi um pouco diferente do que o tempo que a humanidade estabelece como o tempo para sair de casa. Você notou quantos anos tinha Abrão quando ele saiu da casa de seu pai? Não foi aos 18 ou 21 anos, mas aos 75 anos! É isso mesmo Abrão recebeu o seu chamado aos 75 anos de idade.

Seção 2: Elias encontrou a energia que precisava com a comida que o anjo o despertou para comer; e lhe deu força para a longa caminhada e ouvir o “cicio tranquilo e suave”
Elias era um profeta do reino do norte de Israel em uma época em que o rei Acabe reinava, próximo ao século 9 AC. E a esposa do rei Jezebel, havia encorajado o povo a seguir a adoração do deus Baal. Elias tomou posição para que o povo continuasse fiel e adorassem a Jeová, Deus, e não só demonstrou o poder de Jeová, mas também acabou sendo ameaçado de morte por ter tomado a posição firme para o povo voltar a adorar ao único e verdadeiro Deus.
E, no momento, quando ele fugiu para salvar sua vida (B-5) e (B-6) 1 Reis 18,19, ele acabou indo para o deserto. Ele estava pronto para morrer quando foi alimentado por um anjo. As duas refeições que ele recebeu o equiparam para andar todo o longo caminho até o Monte Horebe. E lá Elias enfrentou exibições quase tão assustadoras quanto as ameaças de morte que ele havia recebido por parte da rainha. Com medo ele se escondeu numa caverna. Mas Deus disse para Elias sair para fora desse abrigo. E lá fora ele se defronta com um grande vendaval, um terremoto e fogo. Depois de todo aquele tumulto ele percebe a presença de Deus no “cicio tranquilo e suave”. (B-6) 1 Reis 9 11, 12.
As citações de Ciência e Saúde nos levam a compreender a maneira pela qual a comunicação silenciosa da presença do poder de Deus fala mais alto do que toda a gritaria da mortalidade (CS6,p 559). “O cicio tranquilo e suave” do pensamento científico estende-se sobre continentes e oceanos, até às extremidades mais remotas do globo.” Essa presença da Mente está ainda nutrindo, protegendo e guiando aqueles que estão receptivos à sua mensagem, mesmo em meio de horrendos ventos e fogo. Uma querida amiga, daqui de Dresden, certa vez relatou sua experiência durante um incêndio ocorrido em 13/fevereiro/1945. Próximo do fim da Segunda Guerra Mundial, por volta das 22 horas, Dresden estava sendo bombardeada pelos aliados com bombas incendiárias. Foi uma noite devastadora para os residentes e para os refugiados que estavam abrigando na cidade. Minha amiga Monika Naumann, sua mãe e pai, e sua avó estavam a caminho para sairem da área aberta. Todos eram Cientistas Cristãos. A casa deles havia sido destruída e eles estavam tentando encontrar abrigo. Todos estavam orando à medida que caminhavam por entre as bombas. Num certo momento, todos menos seu pai haviam conseguido chegar a um lugar seguro atrás de uma parede alta. Monika disse que até aquele momento, cada bomba tinha explodido e se espalhado como um botão de flor. De repente com o pai dela na área aberta, caiu outra bomba. Parecia que não havia esperanças para seu pai. Mas a Monika disse que foi como se uma mão gigante tivesse sido colocada entre eles e essa bomba, que só explodiu bem longe deles. Seu pai foi salvo.

Seção 3: A Mente é a fonte de todo movimento
Na citação (B11), Lucas 5:17-25, lemos a história de Jesus curando o paralítico. Lembre que os amigos dele o haviam descido pelo telhado de maneira que puderam colocá-lo diante de Jesus. A Bíblia diz: “ Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados.” Bem, os escribas e fariseus concluíram que essas palavras eram uma blasfêmia, mas Jesus não deixou isso aborrecê-lo. Ele fez com que o homem soubesse que ele estava livre.
Algumas vezes nós também precisamos corajosamente tomar posição, com lealdade, diante da tirania e arrogância daqueles que pretendem negar a presença da Mente. Como exclama Mary Baker Eddy (CS-15): “O metafísico que faz da Mente sua base de operações sem levar em conta a matéria, e que considera a verdade e a harmonia do ser como superiores ao erro e à discórdia, tornou-se forte , em vez de fraco, para enfrentar o caso; e proporcionalmente fortalece seu paciente com o estímulo da coragem e do poder consciente” (CS p. 423).

Seção 4: Acalmando o mar, o direito à paz
Nessa seção lemos a amada história de Jesus acalmando uma tempestade no Mar da Galileia, com um simples “”Acalma-te, emudece”.
Na proporção em que nossos vizinhos da Inglaterra enfrentam semanas e semanas de chuvas incessantes, muitos de nós estivemos orando, de longe. Isso me fez pensar sobre a abordagem de Eddy com relação ao clima. Há um reconhecimento de que não tentamos pessoalmente controlar o clima. Nós afirmamos e nos regozijamos no fato divino de que realmente Deus, a Mente é uma ajuda bem presente em problemas aparentes e já está governando tudo harmoniosamente. Como Eddy declarou “Não há elementos destrutivos no universo de Deus.”
Assim, vários dos meus amigos e eu temos visto mudanças de pensamento, de crítica destrutiva com relação a algo que já deveria ter sido feito pelas autoridades governamentais e ao invés disso, afirmar que a Mente está no controle: governando, mantendo, direcionando, protegendo e inspirando.
Um elemento pessoal entrou nessas orações na última sexta-feira. Meu filho Noah, (no início de sua adolescência) para a Inglaterra para um estágio curto Estava programado para ele voar de Bristol para New Castle. Minhas orações foram primeiro, em linha que não havia elementos destrutivos no universo de Deus. Pensei, talvez os ventos de grande força que estavam previstos e que mudaram na direção de Bristol, pudessem acalmar-se e Noah poderia voar. Porém. o vôo dele e muitos outros foram cancelados. Hmmm! Enquanto minha esposa e eu orávamos e procurávamos ouvir quais passos deveriam ser tomados, Susanne pensou no nome de amigos que moravam nas proximidades. Eu liguei para esses amigos e eles imediatamente responderam com graça e amor. Dentro de uma hora Noah estava a caminho para um lugar seguro (e muito divertido) para passar a noite. A companhia aérea forneceu-lhe uma passagem para um outro vôo no dia seguinte.
Na proporção em que pensava na situação, percebi que ao orarmos para afirmar a presença da Mente, o poder e a paz, nós temos que permanecer receptivos e abertos aos desdobramentos harmoniosos dos eventos da Mente. E descobri que eu estava absolutamente repleto de gratidão pela decisão moralmente corajosa da companhia aérea de manter seus passageiros em segurança. Quando liguei no dia seguinte, para agradecer e expressar gratidão, encontrei ouvidos receptivos. Pude, inclusive, agradecer a alguns membros da equipe de solo.

No dia anterior a esse episódio do vôo, enquanto Noah tentava chegar ao local de trabalho do estágio, a rua estava alagada, impossibilitando a passagem do carro. Mas, enquanto ele e nosso amigo James, pararam no começo do local inundado, apareceu uma Land Rover 4x4. O motorista com muita alegria os convidou para subirem no carro e os levou até a galeria e café onde Noah estava trabalhando. No final do dia havia outra carona disponível para eles. “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Cor 9:8).
Uma vez mais uma solução harmoniosa, expressiva da graça e da provisão da Mente. Como escreve Eddy: “A crença de que a existência depende da matéria tem de ser enfrentada e superada pela Ciência antes de podermos compreender a Vida e alcançar a harmonia” (CS21).

Seção 5: Não temos todos o mesmo Pai, não temos todos a mesma Mente?
Essa seção é poderosa e afirma o fato de que há de fato apenas um Pai e uma Mente.
Gosto muito da citação bíblica: “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.” (B21, Filipenses 2:2-5, NTLH).
“Deve-se compreender bem que todos os homens têm uma e a mesma Mente, um e o mesmo Deus e Pai, uma e a mesma Vida e Verdade e um e o mesmo Amor. O gênero humano tornar-se-á perfeito à proporção que esse fato ficar evidente; as guerras cessarão e a verdadeira fraternidade do homem será estabelecida” (CS27, p. 467:8).
“Quando o homem é governado por Deus, a Mente sempre presente que compreende todas as coisas, o homem sabe que para Deus tudo é possível” (CS28).
Aqui está uma pequena ilustração de uma experiência que tive. Estava descendo o rio Juniper Creek de canoa na Ocala National Forest, Flórida, EUA. Meu primo, Rick Nasby estava comigo na canoa. Era a primeira vez, em anos, que tínhamos a oportunidade de passar um tempo juntos. Depois de algumas horas, paramos para almoçar. Quando saí da canoa, me dei conta de que estava sem minha carteira. Percebi que ela tinha caído e na hora lembrei de onde poderia ter acontecido. Quando o resto do nosso grupo sentou-se para almoçar, pulei de volta para a canoa e disse: “Preciso encontrar minha carteira.” O olhar de todos era interrogativo, “Você vai fazer o quê?” Mas meu primo Rick disse: “Vou com você”.
Minhas orações começaram no momento em que percebi que minha carteira havia caído no rio. E eu estava certo de que EU a encontraria. Enquanto eu orava e meu primo e eu conversávamos, percebi que minha certeza era na verdade egoísmo e arrogância. Mudei minhas orações para o fato de que a “Mente” encontraria minha carteira. E, assim, me dei conta de que Rick e eu estávamos compartilhando dessa experiência. Meu primo havia participado da Escola Dominical da Ciência Cristã como eu. Ele também estudara em Principia. Tinha acabado de chegar do treinamento dos Fuzileiros Navais e eu sabia que ele precisara usar sua compreensão da Ciência, durante o seu puxado treinamento militar. Então, comecei a afirmar que “nós” expressávamos a Mente e que “EU” não tinha que encontrar a carteira. Tínhamos remado pouco mais de um quilômetro rio acima quando meu primo Rick gritou de repente, “Está ali.” E ali, flutuando com a correnteza, estava minha carteira. Isso não apenas se tornou uma experiência inspiradora para mim, como também é uma das minhas favoritas, porque foi uma experiência compartilhada. E sou muito grato por lembrar que meu primo Rick estava receptivo, atento e sendo guiado para me ajudar a encontrar a carteira. E esses fatos espirituais nunca mudam. Obrigado, Rick.


Seção 6: O Filho brilha, a Mente brilha - “Deus tem um lindo plano”.
Na Bíblia, no livro de Judas (1:25), lemos: “ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém" (B22).
"A Ciência revela uma Mente única e que essa Mente única brilha por sua própria luz e governa o universo, inclusive o homem, em perfeita harmonia" (CS28, 510:28).
Quando saímos do nosso caminhozinho egoísta e limitado do “o que EU acho” para um simples banhar-se no brilho do Filho, o brilho da Mente de Deus, nos veremos descobrindo o que Einstein buscava, “Quero conhecer os pensamentos de Deus, o resto é mero detalhe.”
Geralmente, esses “pensamentos” da Mente, Deus, só chegam a nós quando somos forçados a buscar a orientação da Mente. Nós nos elevamos acima da ladainha contínua, do fluxo do pensamento mortal, quando estamos em um “lugar apertado”, em uma situação difícil. Como anteriormente nessa LB, na LA: “Na minha aflição, eu clamei ao SENHOR; ele me respondeu e me livrou da angústia” (Salmos 118:5, NTLH).
Um belo exemplo pode ser encontrado em um artigo escrito por Emmeline Quist “Deus tem um belo plano para você” (em inglês, no Christian Science Journal, junho 2012). Aqui está o link http://journal.christianscience.com/shared/view/6dsc6kog0?s=e
Emmeline escreveu: “quando você ouve e compreende a voz de Deus em qualquer situação, você encontrará soluções espirituais que satisfaçam suas necessidades.”
Emmeline precisava de um visto de estudante para estudar em uma faculdade nos EUA. O visto foi recusado várias vezes, embora ela orasse sempre. Continuou com as orações e foi guiada para uma universidade que, a princípio, parecia estar além de suas condições financeiras. Então, as orações continuaram e ela ganhou uma bolsa de estudos e foi admitida. Ela escreve: “Estou no terceiro ano da faculdade, agora, e Deus ainda está fazendo maravilhas na minha vida. Posso ver que Ele tem um belo plano para cada um de Seus filhos.”
Sim, a Mente que é Amor abençoa continuamente a todos que a buscam. Nenhum de nós é humilde demais (Dunga da Branca de Neve) ou gênio demais (Albert Einstein) para descobrir esse maravilhoso, confortante e universal “cicio tranquilo e suave” da presença da Mente. Silencie o EU e aguce os ouvidos para ouvir o seu chamado que vem através do “cicio tranquilo e suave! AGORA!
_________________________________
Este estudo metafísico foi preparado por by Rick Stewart, CS,  Dresden, Germany MO Tele – +49 351 312 4736
A equipe de tradução para o português é composta por Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB.
Visite o saite www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB. Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

Recognize Mind, God, as the source of all good and all understanding! - Whenever — for...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page