Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Preparem-se para algumas grandiosas demonstrações da Verdade! Estudo Metafisico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Verdade.

Rick Stewart, C.S., Dresden, Germany
Posted Monday, January 19th, 2015

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!
Preparem-se para algumas grandiosas demonstrações da Verdade!
Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda a sua criação.  Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas.  Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho.” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1)
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar na sua compreensão do estudo bíblico para o tema: A  VERDADE
Este tema é estudado diariamente em 17 línguas, em todo o globo, de 19 a 25/01/2015
Abreviações:  Bíblia – B;  Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;  MSG – Bíblia A Mensagem
Ciência Cristã – CC;      Ciência e Saúde – CS;      Lição Bíblica – LB;    

Texto Áureo | Salmos 33:4 “… a palavra do SENHOR é reta, e todo o seu proceder é fiel”.
Este texto áureo nos permite saber que iremos ouvir sobre a Palavra de Deus nesta lição, “e todo o seu proceder é fiel” ou “tudo o que ele faz merece confiança” (NTLH).  “é fiel” está realizada na Verdade. Portanto estejamos prontos para grandes demonstrações!

Leitura Alternada | João 7:14-17 Jesus;  18: 19, 28 - 30, 33, 36-38 (até?)
É importante notar que esta super Leitura Alternada vem em duas partes. João 7 nos fala sobre Jesus na Galiléia e na Judéia na festa dos Tabernáculos. Seis meses depois ele está em Jerusalem na festa da Páscoa e ele é traído e preso, desta vez.
Essa Leitura Alternada serve como um ponto introdutório para as ideias dessa lição. A opção de dois capítulos do evangelho de João, os capítulos 7 e 18, está brilhante! Esses capítulos preparam o tema para tudo o que vem a seguir nesta lição. Muitos estudiosos pensam que há seis meses entre os eventos nesses dois capítulos. No capítulo 7 Jesus está na Galiléia no momento da Festa dos Tabernáculos. (Uma festa que comemora a experiência dos  filhos de Israel durante os anos no deserto).

Jesus estava consciente de que havia uma conspiração e ódio dirigidos contra ele, assim ele decidiu permanecer na Galiléia durante a festa. Seus “irmãos” o criticaram por sua decisão e disseram que ele deveria ir para Jerusalem. A ideia deles era que estar na cidade permitiria melhor promover o ministério de Jesus. Ele primeiro disse a eles que ele iria ficar na Galiléia, e assim ele partiram para Jerusalem sem ele. Depois ele secretamente foi para Jerusalem e “em meio a festa” ele estava ensinando no Templo. As pessoas não podem acreditar o que elas estão ouvindo, e perguntam: “Como sabe este letras, sem ter estudado?” A resposta de Jesus foi: “…O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.”
A parte seguinte da Leitura Alternada é do Capítulo 18 e é sobre o interrogatório de Pilatos a Jesus. Era Jesus o Rei dos Judeus? Jesus afirma que o seu reino não é “deste mundo”. E quando Pilatos pergunta: “Logo, tu és rei?” Jesus responde: “Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade.” 
    Pilatos pergunta: “O que é a verdade?” E é exatamente isto o que vamos aprender nessa Lição Bíblica.
Os links seguintes nos dão perspectivas interessantes, em inglês,desses eventos.
http://www.icogsfg.org/john-gos.html  (Chronology of John's Gospel )
http://www.hebrew4christians.com/Holidays/Fall_Holidaávelkkot/sukkot.html
http://www.ccel.org/bible/phillips/CN186-OPPONENTS.htm

Seção 1: O que é a Verdade? Deus é a Verdade
Jesus era uma boa testemunha da Verdade. Se alguém o desafiasse com: “Você não pode compreender a Verdade”, tudo o que seria necessário, seria um olhar simples, honesto e sincero na vida de Jesus. Sua vida mostrava que sim, ele era capaz de compreender a verdade.
Historicamente todos os que falaram a verdade enfrentaram resistência, crítica e até mesmo o ódio dirigido a eles. Embora esses ataques fossem direcionados à pessoa, eles geralmente tentavam e ainda tentam tirar o crédito da mensagem. Mary Baker Eddy foi alguém que venceu tais ataques. Certa vez ela foi desafiada por um processo na justiça, que colocava em dúvida a integridade dela e sua capacidade de administrar seus bens, os quais haviam se expandido do nada a um nível considerável. Um grupo de repórteres foi enviado a Concord, local onde ela residia, no estado de New Hampshire (EUA), para ver se algo sensacionalista poderia ser escrito sobre ela.
A Sra. Eddy pediu a um membro do seu time de trabalho que conversasse com os repórteres. O nome dele era Irving Tomlinson. Em um livro que ele escreveu sobre seus anos de serviços prestados a M B. Eddy, ele escreveu: “O chefe deste grupo, representando um grande jornal de Nova York, era conhecido como um repórter particularmente brusco e viciado em bebidas alcoólicas. Ele estava há alguns anos sofrendo de cancer na garganta, o que era extremamente dolorido e em alguns momentos completamente insuportável.
“Certa noite enquanto eles (repórteres) estavam sentados no quarto dele, no Hotel Eagle, bebendo e fumando, aborrecidos com a espera, esse homem estava sofrendo com dor na garganta; ele havia perdido totalmente a voz e não conseguia falar uma palavra. A Sra. Eddy havia me pedido para telefonar para esses repórteres e lhes informar que seria impossível a ela recebê-los. Ela, no entanto, havia me dado a orientação: “Certifique-se de pedir para falar com o líder deles e falar diretamente com ele”. Tomlinson foi informado de que o chefe deles não poderia falar com ele. Eddy - que caracteristicamente envolvia até mesmo os inimigos dela no amor imutável e universal de Deus - havia dito a Tomlinson que insistisse para falar com esse homem - que se ele não pudesse falar, ele poderia pelo menos ouvir. Tomlinson fez isso e o homem veio ao telefone e ouviu a mensagem e foi curado.
Tomlinson continua: “a cura abalou aqueles homens…[Eles] haviam aceito a crítica de que a Sra. Eddy era uma fraude, e que as reputadas curas da Ciência Cristã eram um grande embuste. A posição deles mudou totalmente com esta prova concreta oferecida diante dos olhos deles. Eles fizeram as malas e foram embora.
“Alguns anos mais tarde um parente daquele reporter ligou para Tomlinson, em Boston, e hee deu a seguinte mensagem: “Meu tio pediu que eu lhe transmitisse e lhe dissesse que em seus últimos dias ele se volveu à Ciência Cristã, e ele sabia que ele tinha um débito de gratidão com a Sra. Eddy pela cura que ele teve quando esteve em Concord”. (Do livro “Doze anos com Mary Baker Eddy”, pp. 63-65).
Essa primeira seção da LB estabelece que Deus é a Verdade. E que a Verdade está compreendida e está demonstrada. Como a citação de CeS afirma: “A pergunta: Que é a Verdade? se responde pela demonstração — tanto na cura da doença como na do pecado; e essa demonstração prova que a cura cristã propicia o máximo de saúde e faz os melhores homens.” (CS6, p.viii:12-15).

Seção 2: Elias, “a palavra do Senhor na tua boca é verdade.”
Esta história de 1Reis 17:1 é uma inspiração. Elias, o profeta havia servido lealmente e foi guiado por Deus a uma solução que não somente atendia à sua necessidade de alimentação, mas também de um local seguro para ele morar. Isso aconteceu em meio a uma seca severa, que durou alguns anos. Será que faz sentido dirigir-se a uma viúva que está prestes a morrer por falta de alimento e lhe pedir que ela divida com ele esse pouco? Foi exatamente isso que Deus orientou Elias a fazer. E isso foi apenas o começo de Elias e a viúva elevando-se acima do testemunho dos sentidos materiais para demonstrar a verdade (Ver a citação B-6).
Elias pede à viúva em Sarepta que lhe dê um local para ficar e alguma comida. A maneira com que ela recebeu o pedido, totalmente isenta de ego e repleta de coragem, desejando dar quando ela aparentemente não tinha nada para dar, resultou no fato de ela ter alimento abundante para ela, para seu filho, sua casa e para o profeta. Este tipo de fé é também com frequência a base de curas maravilhosas. Quando o único filho dessa mulher morreu, o profeta Elias é capaz de trazer ele à vida.
Ciência e Saúde nos instrui: “Deixa que a Ciência Cristã, em vez de o senso corpóreo, sustente tua compreensão do existir, e essa compreensão suplantará o erro pela Verdade, substituirá a mortalidade pela imortalidade e imporá silêncio à desarmonia mediante a harmonia” (495:20).
As verdades demonstradas nessa seção podem nos dar uma base bíblica para esperança e fé para ajudar e atender as necessidades dos refugiados tentando escapar da violência e guerra. Na proporção em que o mundo é chamado a responder à maior crise de refugiados desde a segunda guerra mundial, podemos encontrar coragem e fé nessa história de doação. O medo não pode congelar nossa habilidade de buscar e receber os que estão em necessidade de abrigo e lar. Essa viúva foi abençoada na proporção em que ela doou de sua aparente insuficiência. Na medida em que ela deu ela foi suprida. E quando a necessidade parecia urgente, quando seu filho tinha aparentemente morrido, a Verdade foi revelada. A Vida perfeita e completa estava realmente presente.
Fazer o que é certo sempre envolve fé. Minha mãe me contou da época chamada de Grande Depressão (década de 1930). Meu avô, Archie Lafferty havia trabalhado para a estrada de ferro, mas, por dois anos ele estivera desempregado. Em um domingo pela manhã ele sentou na congregação da igreja da Ciência Cristã na cidade de Perry, estado de  Iowa (EUA). Chegou o momento da coleta. Meu avô sabia que ele tinha um dólar e uma moeda de 10 centavos, no bolso (o equivalente a R$35,00 em 2015). Ele também sabia que ele não tinha trabalho e que tinha sete filhos em casa para sustentar. Ele se debateu com o que deveria colocar na coleta, a nota de dólar ou a moeda? De repente ele sabia que ele precisava dar o dólar, e ele o fez.
Naquele exato momento, minha mãe estava em casa com os irmãos e irmãs dela. Eles haviam estado na Escola Dominical, que era realizada antes do serviço da igreja. O telefone tocou. Era do serviço de eenergia elétrica da cidade. Os geradores da usina haviam parado e nenhum dos engenheiros conseguia descobrir a solução. Alguém teve a ideia: “Chame Archie Lafferty, ele pode consertar qualquer coisa”. Minha mãe correu da casa até a igreja e encontrou meu avô no momento em que ele estava saindo da igreja. Ele foi diretamente para a fábrica, e ele conseguiu resolver o problema. E esta foi a última vez que ele esteve sem emprego pelo resto de sua vida. O dólar ou a moeda? Podemos desafiar a falsa evidência de carência e doar, e confiar que a Verdade irá brilhar e suprir a necessidade.

Seção 3: Separando o joio do erro do trigo da Verdade.
A principal história da Bíblia na Seção 3 é a parábola do "joio e do trigo".  Jesus conta a história de um campo de trigo. Um agricultor havia semeado boa semente, mas quando ela brota, há boas plantas de trigo, mas também ervas daninhas crescendo . O que fazer? Começar retirando as ervas daninhas? Na parábola, Jesus adverte sobre remover primeiro as ervas daninhas, pois essa ação pode perturbar o crescimento das plantinhas de trigo. O conselho de Jesus: “Deixe crescer tudo o que brotou, e quando chegar a hora da colheita  separe as duas variedades de plantas. Arranquem as ervas daninhas todas e as amontoem e queimem; e cortem o trigo e guardem os grãos no celeiro.”  As citações de CeS são muito boas e ajudam  a promover uma compreensão espiritual desta parábola.
Ontem um amigo me chamou pedindo ajuda por meio de oração. Enquanto conversávamos me lembrei de uma cura que eu tive nos meus dias de menino quando fazia parte do time de  beisebol. Eu pude ver como ao longo dos anos eu continuei  aprendendo com essa cura.  Uma terça-feira à noite eu estava me preparando para um jogo de beisebol. Quando eu estava colocando o meu uniforme,  percebi que faltavam os meus sapatos de beisebol. Eu não sabia o que fazer. Eu estava de visita na casa de minha irmã Candy e ela teve a idéia de eu usar os tênis dela. O que? Eu usar sapatos de menina?  [Hoje, meninos e meninas usam  sapatos de esportes que são praticamente os mesmos. Mas naquela época os tênis das meninas eram pontudos. Você olhava para o calçado e, na hora, sabia que era sapato menina.]  "De jeito nenhum!" eu falei para Candy.  Então liguei para o meu treinador para informá-lo de que eu não estaria no jogo. Como eu não era um jogador muito importante eu julgava que minha presença não faria muita diferença. Eu pensei que o meu treinador concordaria comigo. Mas, qual não foi a minha surpresa quando ele disse: Rick você tem que vir "pois, você é o espírito da equipe".  Ele me convenceu a estar lá para o jogo. Mas eu não estava feliz!
Quando cheguei ao local do jogo o meu treinador me disse que eu não estaria jogando na minha posição habitua, onde eu ficaria muito visível. Ele pediu para eu jogar como aparador das bolas arremeçadas. Eu estivera orando sobre a situação por estar com tênis feminino para não ser constrangido e humilhado. E o treinador foi sábio e me colocou naquele jogo para ser o aparador de bolas. O uniforme do aparador inclui um protetor  e caneleiras de beisebol quando ele coloca todo o seu equipamento de proteção, dificilmente você pode ver com que tipo de calçado ele está. O jogo corria bem. Ninguém comentou sobre meus sapatos. Em certo momento  um  arremessador jogou a bola muito baixo e acertou bem no dedo do meio do meu pé direito. Doeu muito e o dedo do pé parecia estar quebrado. Quando o “inning” (turno)  terminou eu caminhei para o local de descanço com muita dificuldade, e orava para conseguir dar os passos.  Eu informei  Candy sobre a situação, e ela também orou por mim. O dedo do pé parecia estar seriamente ferido, mas no intervalo  recebi a minha cura e quando ia começar o próximo turno, eu estava pronto para ocupar o meu posto de aparador.
Quando eu disse que as curas são como o joio e o trigo, crescendo lado a lado, vindo a ser concretizada a cura, o mal – o joio – desaparece. Foi só anos mais tarde que percebi que o meu treinador  havia propositadamente me designado para jogar como aparador devido a  preocupação dele por estar eu  calçando tênis de menina.  A minha lesão do dedo foi mais grave porque eu não estava usando as chuteiras do uniforme pois, estava com um tênis de lona.  As nossas orações curaram o meu dedo. 
Quando a colheita vem podemos ver mais claramente a importância de separar a verdade do erro. E podemos nos alegrar com a boa e maravilhosa colheita de bênçãos que permanecer firme na Verdade divina nos traz. 

Secção 4: A autoridade da Verdade
Um Centurião romano, de um modo geral, não era uma figura amada pelo povo. Ele comandava 100 soldados e exercia uma posição de autoridade do Império Romano. Por isso, ele estava acostumado a dar ordens às pessoas sobre o que deviam fazer!  Mas pode ser que este Centurião, conforme lemos em (B-12, Mateus 8), fosse um homem muito especial? Ele estava preocupado com os sofrimentos do seu servo e esperava que Jesus fosse capaz de fazer algo pelo seu servo. O centurião  mostrou um toque de humildade ao ir com sua autoridade material a Jesus, e assim, buscar com outra autoridade espiritual ajuda para a cura do servo.  Ele estava ciente da autoridade de Jesus para “falar apenas a palavra.  E Jesus disse ao centurião: "Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E naquela mesma hora, o servo foi curado” (Mateus 8:5-10,13). 
Jesus tinha fé na Verdade. Ele sabia que seus ensinamentos e doutrina não eram dele, mas de Deus. Por isso, as suas palavras verdadeiras, proferidas há 2.000 anos, chegam a nós e ainda curam hoje com a mesma eficácia.  "O Cristo, a Verdade, foi demonstrado por meio de Jesus,  para dar provas do poder do Espírito sobre a carne - para mostrar que a Verdade se manifesta por seus efeitos sobre a mente humana e o corpo humano, curando a doença e destruindo o pecado" (CS-16, p316:8).
 
Seção 5: Eleve-se acima da perseguição: “Sacode ela fora como poeira"
Na Bíblia no livro Atos dos Apóstolos, nós lemos sobre Paulo e Barnabé e sua experiência: “E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região. Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território. Então os apóstolos sacudiram a poeira das suas sandálias, em sinal de protesto contra eles, e partiram para Icônio. Os cristãos, depois da expulsão Paulo e Barnabé, continuaram muito alegres e cheios do Espírito Santo.” (Ver B-16, Atos 13:49-52.)
Meu irmão, Gary, foi convidado pelo programa de TV: “A Ciência Cristã Cura”, para relatar sua cura. Quando ele estava na escola primária no Estado de Alabama (EUA), ele caiu durante o recreio.  Era óbvio que seu braço estava quebrado. A escola contactou a minha mãe, que imediatamente foi até a escola para pegar Gary. O Diretor perguntou se ele deveria chamar uma ambulância. Minha mãe perguntou o que Gary desejava fazer e Gary quis orar e confiar no tratamento pela Ciência Cristã. Então, a mãe e o Gary foram para casa e juntos oraram e escutaram gravações comidéias sobre curas provando o poder de Deus em ação.
No dia seguinte, Gary foi capaz de voltar para a escola pois estava usando plenamente o braço. Mas a  professora da classe do Gary ficou muito perturbada ao vê-lo na escola sem ter seu braço engessado e imobilizado. Por isso, ela levou Gary a várias classes nessa escola para mostrar aos alunos que nada fora feito e que esse braço que havia sido fraturado ontem, como não recebeu os cuidados do sistema médico, o menino poderia ficar com o braço deformado e outras consequências que poderiam ocorrer por não se “fazer nada”.  Para essa professora, o fato de que Gary estava usando de modo normal o seu braço sem sentir dores, escapava à sua compreensão.  Por isso, o Diretor da escola chamou minha mãe e lhe informou do que estava acontecendo. Mamãe veio buscar Gary na escola e ele ficou uns dias em casa. O Diretor pediu desculpas tanto a minha mãe quanto a Gary e disse que era maravilhoso ver a cura acontecer, mas que algumas pessoas simplesmente não entendiam o que havia acontecido. Gary cresceu com dois braços perfeitos e fortes.
Eddy escreve em Ciência e SaúdeEddy: "A determinação de manter o Espírito nas garras da matéria é o que persegue a Verdade e o Amor" (p.28:6).
 
Seção 6: Deleitando-se e confiando na Palavra da Verdade
Esta tem sido uma época interessante para nossa filha Alma que está no primeiro ano na escola, em Dresden. A maioria das crianças na Alemanha não aprendem a ler antes de estar no primeiro ano. O jardim de infância é tempo para brincadeiras. Embora aprendam muito e tenham muita diversão, não se ensina leitura no jardim de infância. Com isso em mente, é muito divertido ver Alma aprender a ler e se divertir nos meses antes do Natal e agora, após as férias de fim de ano. Ela se deleita com o som das palavras e em ser capaz de decifrar a confusão que chamamos de escrever.
E não foi isso que o apóstolo Paulo estava incentivando em seu filho espiritual, o jovem companheiro Timóteo:  "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2Timóteo 2:15).  Ou de acordo com a tradução da Mensagem: "Concentre-se em fazer o seu melhor para Deus, trabalho que não o envergonhará e que estabelece a verdade pura e simples."
Eddy escreve: "Muito além das frágeis premissas das crenças humanas, acima da dominação cada vez mais fraca dos dogmas, a demonstração da cura cristã pela Mente está firme como Ciência revelada e prática. Ela é imperiosa através de todas as épocas, como a revelação que Cristo fez da Verdade, da Vida e do Amor, revelação que permanece inviolada para que todos os homens a compreendam e a ponham em prática” (CS, 98:16).
Mesmo que Jesus tenha se identificado com as palavras que ele estava compartilhando, sua doutrina não era dele, mas daquele que O enviou. Como ele identificou Deus como a Verdade e a fonte da Verdade, ele assegurou a eternidade de suas palavras e obras. Não limitada, não pessoal, não mortal mas a eterna e sempre presente Palavra da Verdade. Foi este o maravilhoso presente de Jesus para a humanidade. E esta Verdade permanece para todos para aprender, amar e ser feliz.
                                   ___________________________________________

Este estudo metafísico foi preparado por by Rick Stewart, C.S.,Dresden, Alemanha,
+49 351 312 4736      rickstewartcs@aol.com 
A equipe de tradução para o português é composta por Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB.
Visite o saite www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB. Os Cedros são um complemento para a LB.
O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

True Freedom Comes from Spirit! - Everyone wants to feel true joy, love, wisdom, energy. We...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page