Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Desperte para a alegria, viva para o bem, desterre o mau humor, e seja entusiástico para deixar sua luz brilhar! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Denunciadas a necromancia antiga e a moderna, isto é, o mesmerismo e o hipnotismo.

Christie Hanzlik, C.S., Boulder, CO
Posted Monday, November 23rd, 2015

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA format e rev
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!
Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda Sua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1).

Desperte para a alegria, viva para o bem, desterre o mau humor, e seja entusiástico para deixar sua luz brilhar!
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar na sua compreensão do estudo bíblico para o tema:
Denunciadas a necromancia antiga e a moderna, isto é, o mesmerismo e o hipnotismo.
Este tema é estudado diariamente em 18 línguas, (Chinês está disponível tbm) em todo o globo, de 23 a 29 de novembro de 2015.
Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;
Bíblia Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB.
——————————
Uma das canções do acampamento que mais gosto é “Sou Desperto, Vivo, alerta e Entusiástico” . Se você não a conhece, pode aprendê-la rapidamente com a música: “Se você está feliz e sabe disso, bata palmas”
Estou vivo, desperto, entusiasmado.
Estou vivo, desperto, entusiasmado.
Estou desperto, vivo, alerta.
Estou alerta, desperto, vivo
Estou vivo, desperto, alerta, entusiasmado
Cuidado: esta canção pega com tanta facilidade quando cantada em voz alta, que vai ficar grudada na tua cabeça o dia todo. Mas, de acordo com a Lição Bíblica desta semana, isso é bom, pois a lição é exatamente sobre estar desperto e alerta quanto ao pensamento adormecido, sabendo que estamos vivos (cheios de Vida) e entusiasmados (cheios de Espírito).
“Denunciadas a Necromancia Antiga e a Moderna, isto é, o Mesmerismo e o Hipnotismo” é um título imenso para uma ideia simples de que podemos estar despertos e alertas a qualquer coisa que tente nos iludir a acreditar que somos limitados, mal-amados ou desprezados. Podemos despertar para nossa liberdade, vivenciar tudo o que é bom, estar alerta para espantar os pensamentos negativos e entusiasmado em deixar nossa luz brilhar.

Texto Áureo (Romanos 13:12): A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz (NTLH).
A ideia central da lição diz: “Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz”. A armadura da luz é nossa proteção. Quando vestimos a armadura da luz, da Vida, nenhuma treva pode tocar-nos pois as trevas não podem apegar-se à luz. Isso não funciona. A luz é nossa defesa segura, e deixamos nossa luz brilhar vivendo para o bem, despertando para a verdade, sendo alertas à tentação e entusiasmados sobre a cura.

Leitura Alternada (1Tessalonicensses. 5: 5-8, 15-17, 19, 21; Romanos 12: 21; 13: 11) - vejam como a LA acompanha nossa canção do acampamento.
Vivos: Vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
Despertos: Assim, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem, dormem de noite, ...
Alertas: Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação. Evitai que alguém retribua mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.
Entusiasmados: Regozijai-vos sempre / Orai sem cessar / Não apagueis o Espírito / Julgai todas as coisas, retende o que é bom / Não te deixes vencer do mal, mas vence tu o mal com o bem / Já é hora de vos despertardes do sono, porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no principio cremos.
Repasse cada seção da lição, atentando para algo que o lembre de que está “vivo” ou “desperto” ou “alerta” ou “entusiamado”. Vou apontar alguns itens que me chamaram a atenção, mas tenho certeza de que vocês encontrarão outros mais. Sinto a inspiração quando penso que essa simples canção do acampamento é uma forte armadura de luz que vence as insistentes nulidades da necromancia, do hipnotismo e do mesmerismo.

Seção 1 - Na primeira seção, eu vejo várias referências para permanecermos despertos. Somos lembrados de não ser "preguiçosos", nem deixar nossas vidas tornarem-se confusas com o lixo, que "surge do nosso sono", e de esperar que Deus seja a nossa rocha que nos impedirá de nos tornarmos vítimas de pensamentos negativos e limitados.
"O sono e o mesmerismo", escreve Mary Baker Eddy, "explicam a natureza mítica do senso material" (CS4). Quando vejo a palavra "material", penso comigo mesma, "material é = a limitado". O senso material é um senso limitado; a matéria é uma limitação. Desta forma, todos nós estamos lutando para estarmos livres de qualquer limitação. E o sono e o hipnotismo é que embalariam para uma crença de limitação. Então, o que vamos fazer para derrotá-los? Afirmamos que estamos vivos, despertos, alertas e entusiasmados!

Seção 2 - A segunda seção menciona o homem “vertical” (que está alerta!) que não "cochila" nem "dorme"—está Desperto! Claro, isso não significa que não devamos ter um descanço bom e normal, ou que precisemos nos sentir culpados por tirar um cochilo. Não. Significa que devemos estar alertas para o sentimento do sonho de que estejamos limitados pelo corpo.
Esta seção também nos lembra de "sentir a energia divina do Espírito, trazendo-nos em novidade de vida" (Ativo! Entusiasmado!)

Seção 3 - A história de Jonas, na terceira seção, oferece um conto que nos serve de alerta, lembrando-nos de ficar despertos e não adormecer para a influência do Amor Divino. Jonas não confiou em Deus/Amor, e não ouviu e nem obedeceu. Mas três dias de grande sofrimento no ventre do peixe com certeza ajudou Jonas a acordar! Eu duvido que qualquer um de nós, algum dia, vai se encontrar na barriga de um grande peixe, mas tenho certeza que tivemos experiências em que parecemos passar tempo demais chafurdando na autopiedade antes de acordarmos para a influência do Amor Divino. É ótimo ser cuspidos para fora da boca de ´”um grande peixe”, de uma mentira sobre nós mesmos.
Qual das citações de Ciência e Saúde da Seção 3 que você acha que melhor descreve o momento de reviravolta que Jonas deve ter experimentado enquanto estava no ventre do peixe?

Seção 4 - Esta seção é um chamado para estarmos sempre alertas, não apenas com o que pensamos e fazemos, mas também com o que falamos. Ela começa com: "Põe guarda, Senhor, à minha boca". Aqui está a mesma citação na NTLH: "Ó Senhor, controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo!"
Esta seção também inclui a parábola de Jesus sobre o homem que sai em longa viagem, esse é um conto que nos serve de alerta, lembrando-nos de estar alertas e prestar atenção ao Cristo (nossa consciência da presença ativa do Amor divino).
Algum tempo atrás, um violinista famoso, Joshua Bell, que toca nas maiores salas de concerto do mundo, sempre com salas lotadas, decidiu testar o que aconteceria se tocasse seu violino de US$ 2 milhões em uma estação de metrô em Washington, DC. (EUA). Seus amigos assistiram ao vídeo e ficaram surpresos em ver centenas de pessoas passando por ele sem perceber a bela música. Mas adivinhe quem tentou parar para ouvir? As crianças pequenas. Por que você acha que as crianças perceberam melhor a música? Aqui está um link para o vídeo sobre o experimento: (http://itsmebaby.me/joshua-bell-subway/).
Consegue perceber a ligação entre essa história sobre Joshua Bell e a parábola de Jesus na seção 4? Jesus diz que a vinda do Filho do Homem é como "um homem que vai viajar e deixa a casa sob a responsabilidade dos empregados, cada qual com uma tarefa, e põe o porteiro para vigiar. Portanto, permaneçam em seu posto, vigiando. Vocês não sabem a que horas o dono da casa vai voltar - de noite, à meia-noite, ao cantar do galo ou pela manhã. Vocês não vão querer que ele apareça sem aviso e os encontre dormindo no posto. Por isso, reforço a advertência: permaneçam em seus postos. Vigiem!" (B12, A Mensagem)
Estamos realmente alertas para vermos o Cristo - a consciência de Deus/a presença do Amor - em nossas vidas? Estamos ocupados demais, como as pessoas no metrô que não perceberam Joshua Bell, ou somos como as criancinhas, receptivas e dispostos, alertas ao bem? Podemos todos ficar mais alertas à cristandade no mundo, buscando-a nos nossos corações.
Quais das citações de Ciência e Saúde são o melhor lembrete para ficar alerta e vigiar por Cristo -- a consciência de Deus - - em sua vida diária?

Seção 5 - Esta seção tem outro conto que nos serve de alerta. Neste conto, Êutico cai no sono durante o sermão de Paulo e cai para a "morte". Mas, obviamente, essa NÃO é uma história sobre por que um dorminhoco deveria ser punido. Sabemos disso, porque Êutico foi curado quando Paulo reconheceu que a Vida não o havia deixado. (Ele continuou Vivo!). É confortante saber que, independente de nos sentirmos mal por estragar tudo - como Jonas ou Êutico -, a oração está sempre à nossa disposição para nos lembrar de que estamos naturalmente vivos para o bem, despertos para a verdade, alertas às tentações e entusiasmados a respeito do Amor divino.
As citações de Ciência e Saúde ajudam-nos a compreender como podemos ficar alertas aos sentimentos de nos sentirmos punidos pelos nossos erros ou punidos por adormecer/por nossa apatia. Podemos, entretanto, despertar e encontrar nossa perfeição inerente, livre de punição e despertos para a cura. A cura tem a ver com reconhecer a Vida Divina que já está presente.

Seção 6 - Quando leio esta lição, quase que consigo sentir as primeiras seções sendo construídas, como um crescendo em uma sinfonia, para o gran finale na última seção —Extasiante! Sinto os grandes instrumentos de sopro crescendo enquanto ouvimos:
“Agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”. (B21)
“Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus o Todo-Poderoso.” (B23)
“A Ciência Cristã traz à luz a Verdade e sua supremacia [...]” (CS28)
“Deus é infinito, portanto sempre presente, e não existe nenhum outro poder nem outra presenca” (CS31).
Para alguns, pode parecer tolo usar uma canção de acampamento para denunciar a necromancia, o mesmerismo e o hipnotismo, mas ela realmente se encaixa. Por que deveríamos levar um sonho tão a sério? A alegria e a simplicidade do Cristo, que é tão bem expressa com a inocência da criança, é uma defesa poderosa contra a aparente dormência que poderia nos tentar em padrões ruins de pensamento. A luz do Cristo é nossa armadura e podemos todos vestir nossa armadura de luz, marchar em frente e cantar nossa canção do acampamento.
"Estou vivo, desperto, entusiasmado.
Estou vivo, desperto, entusiasmado.
Estou vivo, desperto, alerta.
Estou alerta, desperto, vivo
Estou vivo, desperto, alerta, entusiasmado"
————————
Este estudo metafísico foi preparado por by Christie Hanzlik, C.S., Boulder, CO, www.christiecs.com ccern@mac.com 720-331-9356
A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB. Visite o site www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical

Metaphysical

Wake Up from the Dream to Reality! - Are you a prophet? A spiritual seer? A prophet is someone...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page