Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Jesus ensinou o caminho da cura espiritual por meio do Cristo. SIGAMOS O CRISTO. Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Cristo Jesus.

Kerry Jenkins, C.S., House Springs, MO
Posted Sunday, February 22nd, 2015

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!
Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda a S ua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho.” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1.)
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar na sua compreensão do estudo bíblico para o tema: Cristo Jesus
Jesus ensinou o caminho da cura espiritual por meio do Cristo. SIGAMOS O CRISTO.
Este tema é estudado diariamente em 17 línguas, em todo o globo, de 23 a 29 de fevereiro de 2015.

Abreviações: Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB; Bíblias: King James – KJV;
J.F.Almeida Revista e Atual. – JFA; A Mensagem – MSG; Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;

A Ciência Cristã é singular entre as diversas denominações cristãs, por sua compreensão de Jesus e do Cristo. A diferença que Mary Baker Eddy faz entre Jesus, sendo ele o mais elevado representante humano do Cristo que chega à pessoa humana de uma forma que se pode compreender; e o Cristo, como ideal de Deus, é o modo prático com que Deus comunica Seu profundo Amor por toda a Sua criação. O Cristo, não é carnal. Essa diferenciação entre o Jesus corpóreo e o Cristo incorpóreo é uma diferenciação endossada por poucos. Contudo, essa distinção encerra o próprio poder que nos possibilita curar como Jesus curava há 2.000 anos. Esse é o caminho que devemos seguir.

Texto Áureo – Hebreus 13:8: Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.
É essa distinção que torna o Cristo o mesmo “ontem e hoje […] e para sempre”. Sem uma genuína compreensão dessa distinção, podemos ser levados a uma armadilha de pensar que tudo o que Jesus realizou originou-se de um poder especial concedido somente a ele, que qualquer cura que ocorra hoje seja mais um “capricho” de Deus do que a ação de Sua lei. Jesus revelou — por ter nascido de uma virgem — e, posteriormente, por sua carreira de curas, que ele era, de fato, “o caminho, a verdade e a vida”. Seguindo este caminho — o caminho da cura, da bênção, do cuidado e do amor — também nós estamos alertas para não cair nas “redes” da pressão e fascinação com a existência material e nos dedicar a uma vida que magnifica o Cristo eterno e seu poder da cura espiritual presente hoje como era nos dias de Jesus, e até mesmo antes, no Antigo Testamento.

Leitura Alternada – João 9:39; 10:14, 16, 24, 25, 27-30, 37, 38
Eddy não tirou essa distinção do nada ao escrever sobre Jesus e o Cristo que ele incorporava. Analisando a Leitura Alternada na lição desta semana, somos imediatamente defrontados com as próprias palavras de Jesus que enfatizavam a importância de suas obras: “As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.” “Crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim e eu no Pai.” E mais adiante, em João 14:12, Jesus nos diz que aqueles que creem nele farão as mesmas obras que ele fez, e até mesmo maiores! Ao longo dos anos, houve muita coisa que se opôs ao poder de cura do Cristo, mas nós não precisamos acreditar nos argumentos da serpente que vêm a nós, dizendo que talvez não possamos curar hoje como Jesus fez, ou como Eddy ou os “primeiros trabalhadores da CC” fizeram. Esses pensamentos não são nossos e certamente não são de Deus! Eles contradizem mais de um século de curas bem documentadas pela Ciência Cristã. Não é “muito difícil” seguir o caminho traçado por Jesus para nós; na verdade, analisando tudo o que a matéria tem a oferecer, fica “muito difícil” não seguir o caminho do Cristo.

Seção 1: O Cristo nasceu a cada um de nós
Jesus ocupa um lugar especial na história. Não há dúvida de que incorporou o Cristo de um modo mais completo do que jamais acontecera antes ou depois. As circunstâncias especiais de seu nascimento são únicas e santas, e como Eddy diz: “Jesus apresentou o ideal de Deus melhor do que o poderia apresentar qualquer homem cuja origem fosse menos espiritual” (CS3). Há algo especial sobre a promessa dessa criança recém-nascida que inspira esperança e alegria. Este algo especial abre o caminho para ser parte de nossa experiência diária, como nosso Texto Áureo destaca — “o mesmo ontem, hoje e para sempre”. Podemos ter a mesma expectativa alegre que os três Reis Magos tiveram, ou a inspiração e admiração que os pastores vivenciaram perto de Belém na noite em que Jesus nasceu. Enquanto isso, podemos trabalhar a cada dia para aprofundar nossa compreensão de nossa própria origem espiritual, de modo que nosso poder de curar como Jesus curava nos mostre que estamos no caminho certo -- no mesmo caminho.

Seção 2: Jesus tornou o Caminho visível para nós.
Nesta seção, somos desafiados a crer (conhecer, compreender) que o caminho de Jesus é o caminho a seguir. Mas ele não nos pede que simplesmente acreditemos cegamente, ele nos mostra através de seus trabalhos de cura. Jesus revelou as leis de Deus que curam, que abençoam o homem, que mostram Seu amor para com a criação. Nós só podemos encontrar Deus seguindo o caminho da demonstração de Jesus. Caso contrário, Deus seria um ser vago e sem poder, por vezes confortador, mas que de modo geral apenas observa benignamente de algum lugar "além" da experiência humana. Talvez isso soe para você como se fosse andar de trás para frente — como podemos demonstrar essas leis de cura antes de descobrir a Deus? A autora Eddy nos fala sobre isso em Ciência e Saúde: "Precisamos lembrar-nos de que a Verdade é demonstrável quando é compreendida, e que o bem não é compreendido enquanto não for demonstrado" (p.323:14-16). Demonstração e compreensão andam de mãos dadas, como se costuma dizer, e uma dá força à outra. Sem o componente da demonstração nunca haverá a verdadeira compreensão porque não podemos auxiliar a obtenção da harmonia, permanecendo apenas no advento da compreensão. Jesus revelou para todos nós esse Cristo, poderosamente prático, que Jesus nos revelou como o Caminho (CS11).

Seção 3: Jesus nos mostrou a verdade!
A Ciência Cristã é a Ciência da realidade, a verdade. Jesus a revelou através de sua vida. Ele nos mostra nesta seção que a verdade essencial na lei de Deus é amar. Assim, embora seja tecnicamente verdade que não devemos "trabalhar" no sábado, de acordo com a lei judaica, a verdadeira essência de tal lei apoia o amor sanador de Deus que faz o homem completo e livre. Isso é algo que certamente pertence à santidade do Sábado! O que isso nos diz hoje? Nós podemos admitir, cada um, todos os dias (lembra do T.A.?) que a verdade do existir deve estar baseada na harmonia, saúde, integridade, amor, paz, santidade. Isto é reconhecer o Cristo, a verdade, em nossa experiência a cada momento e a cada dia. Isso faz com que as obras de Jesus nos elevem acima das histórias e rituais para um discipulado ativo, cristão e científico.

Seção 4: Jesus revela que ele é o "pão da vida".
Mais uma vez vemos que a vida eterna é "[...] a mesma ontem, e hoje, e para sempre", é revelada através da demonstração e por meio de curas. "É o Cristo vivo, a Verdade posta em prática, que faz de Jesus “a ressurreição e a vida” para todos os que o seguem em seus atos” (CS18). O “Cristo vivo” é revelado pela atividade, pela demonstração prática. A Vida é ativa, vigorosa; é o pensamento colocado em ação. É lei de Deus que todas as qualidades da Vida estejam presentes e eternamente ativas em nossa experiência diária. Ficamos cheios de satisfação espiritual quando vivemos nesta vida, somos um todo ativo, flexível, com propósito, útil, alegre, inteligente, criativo, bem-humorado e muito mais. Somos convocados a demonstrar todos os dias, através de nossas ações, esta vida que Jesus nos revelou. Esta é uma parte do seu Caminho que ele apontou para nós. E podemos receber o vigor, alegria e esperança que seguir esse caminho de luz traz.

Seção 5: Andar pelo "Caminho", revela o "novo homem”!
Tudo o que Jesus revelou foi uma nova visão do homem e Deus. Esta visão nunca deverá tornar‑se velha ou ritualizada. Isso a tornaria "morta", ou inativa, privada do poder de cura. Isso faria do "Caminho" apenas um ideal agradável e reconfortante. Toda cura esclarece algo novo sobre nós mesmos e exibe uma nova verdade sobre o homem. Desde a origem espiritual do seu nascimento (literalmente "novidade") para a nova compreensão da vida que sua ascensão revelou. A vida de Jesus ilumina o caminho que devemos seguir. Ele nos revelou e o Cristo continua a revelar-nos, uma nova compreensão da natureza do homem. Ele mostrou-nos, através de sua vida, o Caminho, a verdade e a vida que devemos seguir. Através deste discipulado, descobrimos um novo senso, um novo homem hoje, cuja origem é espiritual e cuja vida demonstra o poder e a presença contínuos do Cristo sanador diariamente. “O Cristo invisível era imperceptível aos chamados sentidos pessoais, ao passo que Jesus apareceu como existência corpórea. Essa dualidade que consistia daquilo que não se vê e daquilo que se vê, o espiritual e o material, o Cristo eterno e o Jesus corpóreo manifestado na carne, [...] o Cristo, continua a existir na ordem eterna da Ciência divina, tirando os pecados do mundo, como o Cristo sempre fez, mesmo antes que o Jesus humano se fizesse carne aos olhos dos mortais” (CS, p 334:9-19).
____________________________________________
Este estudo metafísico foi preparado por Kerry Jenkins, CS, House Springs, MO, EUA telefone (00- 1- 314) 406-0041; e-mail: kerry.helen.jenkins@gmail.com
A equipe de tradução para o português é composta por Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB.
Visite o saite www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB. Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

True Freedom Comes from Spirit! - Everyone wants to feel true joy, love, wisdom, energy. We...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page