Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Descubra momentos “praticamente perfeitos” a cada dia. Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: O Homem.

Rick Stewart, C.S., Dresden, Germany
Posted Monday, March 2nd, 2015

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!
Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda a sua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho.” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1)
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar na
sua compreensão do estudo bíblico para o tema: O Homem
Descubra momentos “praticamente perfeitos” a cada dia.
Este tema é estudado diariamente em 17 línguas, em todo o globo, de 02 a 08 de março de 2015.
Abreviações: Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB; Bíblias: King James – KJV;
J.F.Almeida Revista e Atual. – JFA; A Mensagem – MSG; Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;

Em nosso estudo da Lição Bíblica para esta semana vamos aprender muito sobre como ser perfeito. Quem eu? Ser perfeito? Eu sei que estou bem longe de ser perfeito! Ou de ser realmente bom a todo momento! E, mesmo quando você está chegando ao ponto de pensar que está perto de ser perfeito você encontra pessoas à sua volta afirmando como você não é perfeito pois te consideram burro, surdo, cego, gordo, feio. Como estou longe da perfeição aos olhos dessas pessoas. E, por último, se ouve a expressão, como desculpa, mas, “ninguém é perfeito!”

TEXTO ÁUREO Deuteronômio 18:13 – PERFEITO SERÁS PARA COM O SENHOR TEU DEUS
Aqui vemos que o conceito de “perfeição” em nossa vida se alcança ao ser obediente às Escrituras. Toda esta LB apresenta o conceito de perfeição em cada uma das 6 seções.

LEITURA ALTERNADA – Tiago: 1: 17-19, 21-15; Mateus 5:48.
A LA aprofunda um pouco mais o conceito de ser perfeito. Transcrevo aqui da Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: “17 Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o criador das luzes do céu.[...] 19 “Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.[…] 21 Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, [...] 22 não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. 23 Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. 24 Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. 25 O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.”
E Tiago adverte: “ 26 Se alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.”
“Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês que está no céu” (Mateus 5:48).

Seção 1: Deus é perfeito, portanto o homem, a criação de Deus, reflete a perfeição.
Mary Baker Eddy, descobridora da Ciência Cristã, introduziu algo muito especial para ser pensado: "O homem", como a criação perfeita de Deus versus o miserável pecador que a teologia popular, apresenta. De onde será que ela tirou essa ideia de criação perfeita? Diretamente da Bíblia.
“Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas;” ou “O Senhor é a nossa Rocha; ele é perfeito e justo” (Deuteronômio 32:3, NTLH)
"[…] disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; Criou Deus, pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom [perfeito]" (B3, Gênesis 1).
Para Eddy as Escrituras são claras: “Deus é perfeito e justo”; e ela identificou o homem criado por Deus como perfeito e, em seguida, por meio de orientação bíblica, a inspiração da Ciência do ser ela começa a reivindicar aquele "homem" como a nossa verdadeira identidade. "O padrão da perfeição foi originariamente Deus e o homem. Deus é o Criador do homem e, visto que o Princípio divino do homem permanece perfeito, a ideia divina ou a reflexão, o homem, permanece perfeito. O homem é a expressão [exata] daquilo que Deus é" (CS1, p. 470).
Frequentemente lemos que, para obter uma vida melhor ou um melhor conceito de nós mesmos, devemos estar dispostos a abandonar velhos conceitos e deixar nossos limites e abraçar uma nova visão, a de que somos ideia perfeita do Deus perfeito. Mary Baker Eddy escreveu em Mis. 232: 14-17: "Na proporção em que aceitamos abandonar os sistemas e teorias materiais, doutrinas e dogmas pessoais, subindo humildemente o monte da Ciência, alcançaremos o máximo de perfeição em todas as coisas."
Alguns anos atrás, eu estava na Argentina para dar uma Conferência da Ciência Cristã. Visitei a sala de acolhimento para as crianças antes da palestra e conheci um brilhante menino de nove anos desperdiçando seu tempo com brincadeiras. Convidei-o a se juntar a nós na Conferência, pedindo-lhe para se sentar à direita na frente, e prometi que ele não ficaria entediado. Ele foi, provavelmente, o mais atento entre todas as pessoas na plateia. E tenho a certeza que ele estava comprometido em nosso tempo juntos. Eu nunca vou esquecer a luz em seus olhos quando ele anunciou para mim, após a palestra, "Yo no sabía que era hijo de Dios!", "Eu não sabia que eu era filho de Deus." Temos que saber quem somos!

Seção 2: Nós temos o poder de ser prática e eternamente perfeitos!
A primeira citação nesta seção, é interessante, "[…] Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito" (B5, Gênesis 17). Seu contexto completo é perfeito: "E quando Abrão tinha noventa e nove anos, o Senhor apareceu a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito." Noventa e nove anos!!!
Eu tenho que ser honesto com vocês. Recentemente, ao iniciar meu dia, olhei no espelho e fiquei um pouco surpreso. Eu tive medo de estar começando a ver um pouco mais do meu pai humano, e não tanto de meu Pai divino. O cara me olhando de volta no espelho não parecia tanto como eu me via no olho da minha mente, mais parecia o meu amado pai. E então eu percebi que eu precisava escolher conscientemente olhar no espelho corretamente e ver o reflexo espiritual, não um mortal envelhecendo. Então, tenho a certeza que eu estava consciente para iniciar o meu dia (ainda na cama) olhando no "espelho" da Ciência divina. (Veja, CS3, p. 515)
"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (B8, 2 Coríntios 3:18).
A citação CS9 de Ciência e Saúde me diz qual a reflexão que eu preciso olhar: "O homem, à semelhança de seu Criador, reflete o invisível Deus, a luz central do existir. Assim como não há corporalidade na forma refletida no espelho, a qual é somente um reflexo, assim o homem, como tudo o que é real, reflete a Deus, seu Princípio divino, mas não em um corpo mortal "(p.305: 6).
Eu precisava olhar para mim mesmo através da Ciência das Escrituras. Não é a maneira como outras pessoas me vêm, mas como o meu Pai divino me viu e me vê. E se eu capturo essa reflexão, então isso é o que vejo e verei e experimentarei sobre mim mesmo, assim como Abrão sentiu em sua experiência!

Seção 3: O homem tem uma vida indestrutível, perfeito.
Uma das minhas histórias favoritas da Bíblia desde a infância, é a história que ouvi muitas vezes na hora de dormir, tanto que naquele tempo eu a chamava de a história de Sadraque, Meshak, e "Tobedwego." E ouvindo esta história dos três jovens hebreus salvos da fornalha ardente (B10, Daniel 3:) quando eu era criança, significava que eu a aceitava como uma ocorrência real, uma demonstração prática do poder salvador de Deus, um exemplo praticamente perfeito de como aprendemos que na verdade a nossa "vida está oculta juntamente com Cristo em Deus" (B-11).
O estado do nosso pensamento no que se refere à nossa experiência é ilustrada em Ciência e Saúde: "Tu dizes: "Eu queimei o dedo". Essa é uma declaração exata, mais exata do que supões, porque é a mente mortal e não a matéria, que queima o dedo. A inspiração sagrada, criou o estado mental que foi capaz de anular a ação das chamas, como no caso Bíblico dos três jovens hebreus cativos lançados na fornalha babilônica; enquanto que um estado mental oposto poderia produzir combustão espontânea" (CS15, p.161:3).
Eu sei como é isso. Certa vez, acendi um fogo de artifício, de fabricação caseira, composto de 2 quilos de pólvora negra e ela explodiu na extremidade da minha mão esquerda. Eu fiquei envolto em uma nuvem de fumaça negra que parecia uma explosão dos desenhos animados. Eu estava completamente enegrecido, meu cabelo estava chamuscado e minha mão parecia terrivelmente queimada. Mas eu tinha essa maravilhosa Ciência para orar, que é uma ajuda prática para não deixar entrar o medo, a dor, e tantos outros pensamentos de imperfeição, que numa hora dessas assaltam o nosso pensamento. Telefonei para minha mãe, que morava em outra cidade para obter ajuda em oração, e lhe assegurei e também às crianças e adultos, que me observavam de que tudo estava bem e eu fui para o meu quarto e busquei a "sagrada inspiração”. E enquanto eu lutava essa batalha mental entre o que parecia ter ocorrido e a tentação de usar meios materiais, por exemplo, água fria, cremes, e que não poderiam me curar. Eu descobri que uma das minhas histórias favoritas da Bíblia era uma solução perfeita. Eu fui rapidamente curado. Minha mão não ficou deformada. Eu li no dia seguinte em uma reunião da Ciência Cristã e surfei três dias após o acontecido. E posso dizer que até hoje minha mão está perfeita em todos os sentidos e as minhas mãos tem me servido muito bem.

Secção 4: Jesus prova que o Senhor aperfeiçoará o que concerne a você!
A Citação Bíblica: "O que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo" (B12, Salmo 138: 8). Quem vai aperfeiçoar? Você, eu, nós, eles? Deus, o Senhor, Ele aperfeiçoará, Ele vai curar. com toda certeza.
Devo admitir que às vezes acho que é um pouco frustrante quando alguém tenta me convencer de que a cura não está acontecendo. Eu invisto todo o meu dia e noite vislumbrando o quão perfeito Deus ama Sua criação, e reconheço que Ele cura cada um de Seus filhos. E, então eu ouço um discurso de lamúrias explicando por que Deus não está fazendo o Seu trabalho; porque Deus não é Deus? Já chega, né? Será que Deus mudou? Será que o Cristo deixou de ser o Cristo? Teria o Consolador, o Espírito da Verdade, que Jesus prometeu que viria, debandado (desaparecido)? Não.
Eu gosto muito da história da mulher procurou a cura por 12 anos sem resultado e quando voltou-se para citações Ciência e Saúde nesta seção explicam claramente a cura perfeita que ela encontrou e se baseou no processo envolvido no trabalho de cura de Jesus: "Jesus reconhecia na Ciência o homem perfeito, que lhe era visível ali mesmo onde os mortais veem o homem mortal e pecador. Nesse homem perfeito o Salvador via a própria semelhança de Deus, e esse modo correto de ver o homem curava os doentes. Assim, Jesus ensinou que o reino de Deus está intacto e é universal, e que o homem é puro e santo” (CS, p.476:32)

Seção 5: Nós fomos salvos para sermos perfeitos, nada pode nos impedir de usufruir.
Nós fomos salvos. O resgatador já nos colocou em segurança. E mesmo que o(a) salva-vidas seja muito bonito, atraente, não pule de volta na água para que ele/ela possam salvá-lo de novo. Mantenha os pés na terra e perceba que sim, você foi resgatado. Isso vai deixar o Salvador, o Verdadeiro Salva-Vidas muito feliz. Não sei exatamente por que, mas salvar vidas fazia, de alguma maneira, parte da minha família. Minha mãe e todas suas irmãs trabalhavam como salva-vidas na piscina pública no Pattee Park, em Perry, Estado de Iowa,EUA. Minha irmã Candy, meu irmão Gary, meu irmão, Scott e eu eu, trabalhávamos como salva-vidas. Na escola e na faculdade, eu era professor de natação e instrutor de segurança da água na Cruz Vermelha. Por quê?
Nós adorávamos a água. Éramos bons nadadores. Mas, quem sabe havia algo mais? A citação bíblica B18 (Romanos 8:2) diz: "Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte.” Você sabe que se afogar não é uma necessidade. Você pode aprender a nadar. Você pode ser guiado pela sabedoria e protegido dos acidentes aquáticos. Você pode manter-se alerta e evitar acidentes. Você pode manter-se vigilante e não misturar as atividades que exijam um pensamento claro. E você pode desfrutar de todos os aspectos das atividades relacionadas à água, como, nadar, esquiar, mergulhar, andar de barco, navegar, surfar. Você pode sair em grandes aventuras e continuar em segurança. E, mesmo que você nunca tenha aprendido a nadar, sempre é possível aprender!
Também podemos aprender a amar a Ciência Cristã e a proteção e a perfeição prática que ela oferece. "A Ciência Cristã exige que o homem exerça o domínio sobre as propensões — que ponha freio ao ódio por meio da bondade, que vença a luxúria por meio da castidade, substitua a vingança pela misericórdia e derrote a mentira mediante a honestidade. Deves sufocar esses erros logo no início, se não quiseres abrigar um exército de conspiradores contra a saúde, a felicidade e o bom êxito. […] O homem bom pode finalmente vencer seu medo ao pecado. Eis o que é inevitável ao pecado: destruir-se a si mesmo. O homem imortal demonstra o governo de Deus, o bem, no qual não há poder para pecar" (CS26, p 405:6-12, 18).
"O homem é perfeito na proporção de sua pureza; e a perfeição é a ordem do existir celestial, que demonstra a Vida em Cristo, o ideal espiritual da Vida" (CS27). Bem, eu de fato sei por que somos todos salva-vidas em nossa família. Minha mãe foi curada de uma doença debilitante com risco de vida aos 18 meses. Sua família voltou-se confiantemente à Ciência Cristã, o que incluía também a mim, assim como todos os meus irmãos e irmãs. Toda turma debatia sobre a Ciência Cristã. Todos resgatados de uma série de doenças e problemas. E acho que todos aprendemos que as curas que cada membro de minha família teve, tinha a ver com Deus perfeito e o Seu grande amor por Sua perfeita criação.

Seção 6: Amor, o laço da perfeição prática.
Esta LB e esta última seção deixam claro que a chave para manter a nossa perfeição é de fato o amor de Deus, o Amor que é Deus. "O amor a Deus e ao homem é o verdadeiro incentivo, tanto para curar como para ensinar. [...] Espera tu pacientemente que o Amor divino paire sobre as águas da mente mortal e forme o conceito perfeito. A paciência tem de realizar “sua obra perfeita” (CS29, p.454).
A obra perfeita do Amor. Não poderíamos descrever a verdadeira criação de nosso Pai-Mãe desta forma? Não foi isso o que Seu Filho, nosso Salvador revelou a todos nós? As possibilidades de uma perfeição prática que o Amor manifestou.
Quando começou a 2a. feira aqui em Dresden, Alemanha, estava um dia frio, com chuva, pois estamos nas últimas semanas do inverno. Não havia sol pois o sol estava além das nuvens densas e escuras que cobriam os céus. Mas de repente, essas nuvens foram se desfazendo e em cerca de uma hora tínhamos um sol lindo irradiando a sua luz e o seu calor. Assim as nuvens do senso material apenas podem temporariamente obscurecer a luz radiante do perfeito Amor de Deus. O Amor brilha e ilumina a todos. E todos podemos ser uma transparência da perfeita cura espiritual.
Este estudo metafísico foi preparado por Rick Stewart, C.S., Dresden, Alemanha
(+49 351 312 4736), rickstewartcs@aol.com
A equipe de tradução para o português é composta por Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB.
Visite o saite www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ª feira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

Valuable GEMs invite you to Revel in Reality & all its no-tear blessings! - Valuable GEMS...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page