Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Desistir das desabilidades crônicas e aceitar a cura instantânea! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Realidade.

John Biggs, C.S., St. Louis, Missouri
Posted Monday, March 23rd, 2015

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA

“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!

Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda a Sua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1).

O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar
na sua compreensão do estudo bíblico para o tema: A Realidade

Desistir das desabilidades crônicas e aceitar a cura instantânea!
[Este tema é estudado diariamente em 17 línguas, em todo o globo, de 23 a 29 de março de 2015.]
Abreviações: Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB; Bíblias: King James – KJV;
J.F.Almeida Revista e Atual. – JFA; A Mensagem – MSG; Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;
______________________________________
A Lição Bíblica desta semana é como se fosse uma ilustração profunda do primeiro fundamento da Ciência Cristã: “Como adeptos da Verdade, tomamos a Palavra inspirada d Bíblia como nosso guia suficiente para a Vida eterna” (CS, p 497:3-4). A Palavra de Deus é luz, ela tanto ilumina como identifica a criação de Deus. À medida que for estudando a LB esta semana, considere como ela está descrevendo a Vida eterna ou atuando como se fosse um guia que é objetivo e prático.

Texto Áureo, 1 João 1:5: […] Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Leitura Alternada Isaías 42:5,8,9,16; 35:4,6; 60:18,19.
O TA e a LA tornam claro que Deus é bom, que Ele fez o bem e não há outro. Acaso já aconteceu de você ficar pensando que junto com o bem vem o mal, ou que junto das trevas existe alguma sombra? Se acontecer de seus pensamentos seguirem nessa direção, fique alerta para o que diz o TA = Deus é luz, e não há nEle treva nenhuma. Esta clareza acerca da natureza de Deus reflete a luz do Seu amor; quanto mais clara a nossa compreensão de quem Deus realmente é, tanto mais clara é a nossa percepção de Sua expressão. Deixe que essa clareza, essa luz, constitua uma armadura para você.

Seção 1: Deus abre nossos olhos para vermos o que é real; descarte todas as coisas que estão baseadas em falsas premissas.
Tenhamos o desejo expresso como diz o Salmo (119:18): “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” Na linguagem da tradução da Bíblia no inglês comum - Common English: “Abre os meus olhos assim poderei examinar as maravilhas de suas instruções!” Não vamos confiar em nosso próprio conhecimento ou coragem para realizar qualquer coisa ou para compreender o trabalho de Deus; humildemente deixemos que Ele nos diga tudo sobre o trabalho dEle. Esta humildade, de se volver a Deus primeiro também nos mantém a salvo e impede que trabalhemos sob falsas premissas. A citação CS2 (p.275:6-12,17) deixa claro que este desejo humilde, esta atitude de receptividade de olhar para Deus primeiro, irá nos mostrar a totalidade e a grandiosidade do trabalho de Deus. Nós não perdemos nada de real ao confiarmos em Deus!
No Sermão do Monte, Jesus admoestou a seus seguidores (incluindo a todos nós) “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino […]” (Mateus 6:33). Embora isto não pareça muito realista nos dias de hoje, com todas as responsabilidades e diferentes expectativas de sucesso, com as quais nos defrontamos, esta coletânea de histórias e reflexões – “o Sermão do Monte (Mateus 5,6 e 7) -- nos mostra quão prático e transformador é o fato de apenas buscar, confirmar e amar a Deus primeiro.

Seção 2: Desejemos engajar-nos com o que é real!
Eu – John Bigs -- lutei muito com a história da citação B5 (a luta de Jacó). A explicação de Mary Baker Eddy na citação CS6: “[...]quando um anjo, uma mensagem da Verdade e do Amor, [...] apareceu [a Jacó] e lhe tocou a articulação, ou seja, a força do seu erro, até que Jacó reconheceu a irrealidade do erro; e a Verdade, que desse modo foi compreendida, deu-lhe força espiritual” [CS p.308:17-8). Consideremos o trabalho maravilhoso que Deus fez. Consideremos Sua palavra e luz que iluminam e nomeiam Seu trabalho. Lembremo-nos de que também somos o trabalho de Deus – a demonstração da Sua natureza. Será que este reconhecimento não deveria eliminar qualquer coisa que tentaria nos limitar ou nos dizer que não temos valor? Embora esta luz pareça desconfortante e cause dor a princípio, isto só ocorre porque está eliminando tudo que não é realmente nosso, mesmo que tenhamos nos identificado com alguma coisa por um longo tempo. Não importa quanto tempo estejamos lutando com uma doença, um traço de caráter, um desafio financeiro ou com um relacionamento difícil, a luz de Deus está sempre iluminando a verdade e podemos amar o suficiente para confiar em Sua perfeita Palavra.

Seção 3: Discernir o que é real e o que não é
Uma das coisas de que mais gosto sobre a parábola do trigo e do joio, na citação B8, é a resposta do “dono da casa” quando os trabalhadores vêm a ele assustados com o crescimento das ervas daninhas no campo. Ele simplesmente diz: "Um inimigo fez isso." Ele não se preocupa que talvez possa ter plantado sementes erradas, nem tenta algum plano afobado para lidar com elas.
Seu olhar perspicaz sabe que elas simplesmente não fazem parte da plantação e, quando for a hora de colher o trigo, ficará claro como destruir as ervas daninhas invasoras. Podemos aprender uma grande lição aqui. Nossa clareza de que Deus é totalmente bom e que Ele só dá o bem, assegura-nos que não importa quão dominante ou enraizado o mal parece ser, ele é ilegítimo e será destruído.
Não inventemos desculpas para o mal! Não embarquemos numa caça às bruxas, mas sempre que algo surgir no pensamento que não se ajuste à bondade de Deus, estejamos dispostos a destrui-lo à luz da Verdade. Lembremo-nos de que a luz não é apenas um fator de iluminação e de identificação, mas quando ela é focalizada, pode tornar-se como um laser que pode cortar o aço. Lemos na citação CS9 (CS 207:16-24): “A Ciência do existir repudia as impossibilidades evidentes por si mesmas, tais como a fusão da Verdade com o erro na causa ou no efeito. A Ciência separa o joio do trigo na época da colheita. Só há uma causa primordial. Portanto, não pode haver realidade naquilo que não proceda dessa única e grande causa.”

Seção 4: Confiança
Às vezes não parece que a luz de Deus está totalmente presente, ou mesmo presente em tudo. Esta seção fala comigo sobre isso de como podemos sempre ter pelo menos esperança, e essa esperança se mantém florescendo. Eddy fala sobre isso na p. 298 de Ciência e Saúde: "O senso espiritual, contradizendo o senso material, envolve intuição, esperança, fé, compreensão, fruição, realidade."
Deixemos a esperança e a promessa implícitas na citação B10 (“Quando porém vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado”) ser uma base estável para nós. Mantenhamos o ideal da citação B11 (“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino”), firmemente no pensamento, e, assim como em qualquer outra avenida da vida, quando se mantém o olhar fixo em uma determinada direção, continuaremos progredindo nessa direção e encontraremos a bondade ao longo do caminho. E não é bonito como as citações de Ciência e Saúde aqui não apenas explicam os versículos da Bíblia, mas também elevam e conduzem para a frente - espelhando o primeiro fundamento e mostrando como a Palavra é o guia perfeito ou a ilustração da vida eterna.
Às vezes quando me detenho na leitura de Ciência e Saúde, gosto de lê-lo como se fosse uma carta de amor para mim. Consideremos toda essa seção como uma carta de amor – tanto nos assegurando da presença e da promessa do bem, como falando a nós como a expressão atual dessa bondade. As pessoas que nos amam veem o melhor em nós; deixe essa seção (e toda a Bíblia) ser uma confirmação do melhor, do real que é nossa vida.

Seção 5: Responder à realidade
Às vezes ouvimos a verdade, mas somos lentos para reagir. Será que a Verdade vai embora? Não! Mas por que não respondemos, então, com entusiasmo? Não dê desculpas para o mal. Quando vemos a colheita do pensamento em ascensão (da parábola do Joio e do Trigo), estejamos dispostos a eliminar o joio e levar para casa o trigo.
Não importa o quanto nos identificamos com uma mentira, no instante em que reconhecemos que ela não pode ser nossa, porque não pode ser de Deus, estaremos super dispostos a amar e sermos sensíveis à Verdade. A citação CS18 ilustra que a cura é a revelação do que Deus já fez; em outras palavras, é a luz de Deus iluminando nossa consciência para ver o que a luz de Deus, Sua Palavra, declarou.
O nosso papel é simplesmente responder à essa luz, confiando mais nela do que confiávamos na escuridão. De fato, telefonar, enviar e-mail ou mensagens de texto para um praticista da Ciência Cristã para pedir apoio nesta resposta a Deus é uma coisa maravilhosa a fazer. A luz de Deus trará a cura para nossa consciência, bem como para toda nossa vida, e nós não deveríamos nos contentar com nada menos.

Seção 6: Não tem jeito? Então Cristo não ressuscitou. A Realidade inclui o fato de que há uma maneira de ver isso.
A citação B16 garante aos apóstolos que Jesus estava ressuscitado realmente, e que a Palavra de Deus de fato é manifesta e ressuscitada em nossa vida. Você já se pegou dizendo: "não há nenhuma maneira pela qual eu possa -- (ser curado, realizar algo, encontrar o amor, ter tudo de que preciso ...)"?
Consideremos o seguinte: Jesus é o Mostrador do Caminho, então o fato de sua ressurreição - a demonstração da eternidade da Palavra de Deus - significa que o Caminho está sempre presente e livre. Portanto se não há "jeito nenhum" em frente, então a ressurreição de Cristo é negada e a luz de Deus é insuficiente. Ei - espere um segundo!
Quando colocamos sob essa perspectiva, conseguimos perceber o quanto isso é incorreto? Portanto, não importa qual é a situação, uma vez que Cristo ressuscitou, há sempre um caminho. Então a nossa tarefa é simplesmente reconhecer, adorar, confiar, no Cristo-- a Palavra de Deus -- ressuscitado em nossos corações. As citações de Ciência e Saúde dessa seção são como uma ilustração passo-a-passo de como nós humildemente cedemos à Palavra, à luz e como nós podemos confiar nesta iluminação divina mais do que confiamos em qualquer outra suposta evidência.
A luz não é apenas algo a se esperar por fora; discernir espiritualmente, é a atividade de Deus em nós, iluminando e identificando Sua Palavra e obras. Este é o fato primordial do nosso ser!
_______________________________________________________________________
Este estudo metafísico foi preparado por John Biggs, CS, de Bend, Oregon (+1.541.418.1176) JohnBiggsCS@gmail.com / FootstepsDrawingNear.com)
A equipe de tradução para o português é composta por Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB. Visite o saite www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

“Santo Espírito, ó Luz,
vem nos corações brilhar;
ilumina meu querer,
purifica o meu pensar.”
Hino 118

Metaphysical

Choose God’s law, take your case to the court of Spirit, and be free! - Overview:...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page