Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Bem-vindos à alegria, ao amor, à inteligência e à energia divina de Deus! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Deus.

Kerry Jenkins, C.S., House Springs, MO
Posted Monday, June 29th, 2015

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!
Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda a Sua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho.” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1)
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar na sua compreensão do estudo bíblico para o tema: Deus

Bem-vindos à alegria, ao amor, à inteligência e à energia divina de Deus!

Este tema é estudado diariamente em 17 línguas, em todo o globo, de 29 de junho a 5 de julho de 2015.
Abreviações: Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB; Bíblias: King James – KJV;
J.F.Almeida Revista e Atual. – JFA; A Mensagem – MSG; Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;

O que é Deus? Responda com suas próprias palavras. Mary Baker Eddy faz essa mesma pergunta e a responde em Ciência e Saúde (p. 465:9). Ela também afirma no mesmo livro: “A forma exata de Deus tem de ser de pouca importância em comparação com a pergunta sublime: ‘O que é a Mente infinita ou o Amor divino?’” (p. 256). Você pode achar interessante ler a partir daí até linha 3 da página seguinte. Ali ela explica porque a infinidade do Amor não pode ser contida na finidade de um senso material da forma; o mesmo vale para um senso limitado da mente (com “m” minúsculo). Nosso conceito de Deus tem a capacidade de trazer-nos paz e alegria e o poder da cura. Mas se este conceito estiver baseado no senso material, nosso senso espiritual pode “esfriar”. Poderia ser transformado numa bela “ideia” guardada numa prateleira ou então guardada para uma ocasional experiência emocional.

Deus é compreendido e se torna vivo, poderoso, presente quando recebemos (acolhemos) Seus atributos espirituais em nosso pensamento e em nossas ações. Desta maneira, experimentamos a verdadeira beleza, o poder divino, cura, misericórdia, paz e graça. A chave aqui é experiência/vivência. Trazer Deus para nossa experiência é o grande presente dos ensinamentos de Jesus e de M. B. Eddy. A Bíblia relata essas demonstrações do poder, da graça e da bondade de Deus por meio de histórias, mandamentos, leis, cantos, parábolas e revelações.

TEXTO ÁUREO: Judas 1:25 ao único Deus, nosso Salvador, […] glória, majestade, império e soberania, […] agora, e por todos os séculos.

LEITURA ALTERNADA: Salmos 24: 1, 7, 10; 113: 2-4; 108: 3, 5, 7, 13
Interpretar espiritualmente - Já o primeiro verso nos revela que todos pertencemos a Deus. Ele cuida de nós onde quer que nos encontremos (“terra”), em nosso pensamento, ou compreensão e experiência. Segue, depois: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória”. Estive pensando nessas portas e portais como algo de nossa consciência. Se essa consciência está elevada e erguida (glorificada/promovida/exaltada) estaremos prontos para receber a alegria, o amor, a inteligência de Deus e a energia divina. O Salmo 108:5 declara: “Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória;” será que isso significa que não estamos atolados em conceitos humanos de “céus e terra”, mas somos governados pelo divino poder e Amor?

Seção 1: A beleza é um atributo essencial do Amor/Deus.
O Amor é que torna todas as coisas belas. O Amor nunca depende da matéria. A natureza está incluída nessa expressão de beleza. Os Salmos esbanjam poesia sobre a beleza natural como expressão do Amor de Deus por Seus filhos. Eddy indica que: “É o amor que pinta as pétalas com miríades de matizes” e assim por diante (p. 247, CS3). Quando exprimimos um senso de Amor numa performance musical, numa dança, numa pintura, nós expressamos Sua beleza da maneira mais clara. Quando uma execução musical ou uma criação é realizada com um senso material de capacidade ou aptidão, ficamos apenas com a casca da beleza – notas perfeitas, pinceladas magistrais –, mas nenhuma beleza espiritual genuína! Tenho verificado (percebido) que muitas vezes, a beleza que procuro nas pessoas ou coisas ao meu redor e na natureza, me introduz à presença e ao poder de Deus.
Há alguns anos, tive uma experiência quando fazia uma caminhada com meu marido, numa área remota do Alasca. Eu estava sofrendo de severas dores menstruais a ponto de pedir que meu marido me deixasse um pouco sozinha e explorasse as imediações. Eu me deitei de bruços sobre a relva onde estava mais alta, bem ao lado de um riozinho estreito, mas com água profunda e límpida. Olhando para a água que passava, vi uma porção de salmões nadando rumo às cabeceiras para o processo de desova. O local era no meio do Alasca –certamente muito longe do oceano. Enquanto pensava na longa jornada deles até este lugar pacífico e distante, que eu abençoadamente apreciava. Fiquei tomada pela beleza, determinação e força por trás de toda essa ação. Foi como se uma grande porta se abrisse em meu pensamento e permitisse que a paz e o amor de Deus fluíssem sobre mim e me elevassem embora o desconforto das cólicas. Esse senso de paz, beleza e saúde permaneceu comigo todos esses anos como uma forte sensação da presença prática e amorosa de Deus em minha vida.

Seção 2: O poder é um atributo da Mente/Deus
Como a sra. Eddy explica no texto citado no início deste estudo dos Cedros, nas págs. 256 e 257, ponderando a natureza e a essência da Mente infinita e do Amor divino é fundamental e isso traz cura e bençãos em nossa experiência. Quando compreendemos o poder de Deus e a incapacidade de haver poder na matéria, começamos a encontrar um sentimento cada vez mais seguro de satisfação e de saúde. “Ó Deus, tu és o meu Deus; (não os amigos, os hormônios, as químicas, genéticas, circunstâncias, dinheiro, etc.), procuro estar na tua presença. Todo meu ser deseja estar contigo; eu tenho sede de ti como uma terra cansada, seca e sem água. (Não tenho satisfação na matéria – uma terra seca e sedenta – quero ver Tua atividade e poder, assim como quando adentro o “santuário”, o lugar calmo, onde a matéria desaparece, onde escuto Tua voz). Quero ver-te no templo; quero ver como és poderoso e glorioso” (B6). Vamos permitir nos regozijar “por estarmos sujeitos às divinas “autoridades que existem. Podemos reivindicar este poder divino até mesmo em meio de um “mau-humor”, uma situação assustadora, ou qualquer sugestão de que possamos estar fora do governo de Deus, do governo da Mente.

Seção 3: Ações (que curam) são mais importantes do que palavras!
Ao voltarmos ao tempo do profeta Isaías, havia uma sensação de que o dogma religioso mataria a ação do Amor/Deus (B11). O Salmo 63:1,2 explica que o verdadeiro jejum que Deus espera que participemos é de um grande amor, curativo e compassivo. É isto que melhor demonstra a verdadeira natureza de Deus e a Sua glória. Deus não nos criou para nos largar, logo depois, e deixar que cuidemos de nós mesmos e superemos os nossos problemas com a matéria utilizando a matéria. Isto é o que captei da citação CS14, onde Eddy nos diz que "A consagração ao bem não diminui, mas sim aumenta a dependência do homem em relação a Deus." A nossa adoração e compreensão de Deus traz cura e poder a nossa vida, não dogma, ou prática religiosa cheia de cerimônias e vazia do poder de Deus que cura. Não somos deixados à mercê da matéria e suas chamadas leis. A nossa adoração de Deus não é intelectual ou emocional. É uma adoração que está cheia de inteligência e compreensão da Mente, o fogo do Amor divino e o poder de sentir este Amor e inteligência na prática da cura.

Seção 4: A ação correta é sempre misericordiosa. Misericórdia é um atributo de Deus.
Os leprosos naquela época eram obrigados a viver fora dos muros da cidade. Eles precisavam gritar de longe para que Jesus os ouvisse e os curasse. (Foi um caso semelhante ao da mulher que tocou a orla do seu manto, quando ela não deveria, de acordo com a lei religiosa, sequer entrar em contato com os outros.) No entanto, Jesus mostrou a estes dez homens que Deus é misericordioso, afetuoso e amoroso. Ele revelou um Deus de compaixão que não deseja isolar, marginalizar ou fazer doentes aos Seus filhos queridos. Jesus acolheu e curou estes dez homens. No entanto, apenas um voltou para dar graças a Deus pelo poder de cura de Jesus que lhe fora revelado e o libertara da doença.
Eu tomei isso como uma sugestão de que preciso olhar para todas as oportunidades para reconhecer a misericórdia e a graça de Deus em minha vida. Se eu não estou "retornando” para dar graças, então eu não estou obtendo o sentido pleno da bondade de Deus, eu estou simplesmente "indo do meu jeito" e vivendo mais na matéria que no Espírito. Isto é o que acontece quando temos uma grande lista "do que fazer" e não vemos a natureza espiritual primordial da vida se estendendo sobre tudo. Em vez disso, deixemos "Que o desprendimento do ego, o bem, a misericórdia, a justiça, a saúde, a santidade, o amor – o reino dos céus – reinem em nós, e o pecado, a doença e a morte diminuirão até finalmente desaparecerem" (CS19).

Seção 5: A paz é obtida quando abraçamos os atributos de Deus na consciência e na vida.
O atributo da paz surge quase no fim da lição e, para mim, isso significa que para obtermos a paz espiritual, precisamos acolher os atributos de Deus de beleza, poder, cura e misericórdia. A paz não vem da cessação do clamor do erro, mas sim, do reconhecimento da presença do poder, beleza e misericórdia de Deus, exatamente onde a discórdia parecia estar. Ao demonstrarmos misericórdia em nossas ações, enxergarmos a beleza nas pessoas e no mundo ao nosso redor, ao reconhecermos e confiarmos no poder de Deus e demonstrarmos estas coisas através da cura, somos tomados por uma paz que é imutável. "Ao tomar consciência das tarefas infinitas da verdade, nos detemos – esperamos a direção de Deus. Então avançamos, até que o pensamento, livre de barreiras, caminhe maravilhado e a concepção ilimitada ganhe asas para alcançar a glória divina" (CS22). Sorri ao ler esta passagem ao pensar nestas substituições: "Ao tomar consciência das tarefas infinitas da verdade" …olhamos a nossa lista de deveres, nos sentindo oprimidos, sobrecarregados e ansiosos… Não!!! Nós "nos detemos – esperamos a direção de Deus. Então avançamos…" Se "nos detivermos" e realmente esperarmos por um momento para que estes atributos de Deus tomem conta de nosso pensamento, obteremos o senso ilimitado da vida a qual não está confinada a um senso limitado de tempo, habilidade, inteligência, ...

Seção 6: Graça.
A graça é o atributo chave nesta última seção. A graça é o amor de Deus que nos é dado gratuitamente. Eddy diz que "certa medida […] de graça" vem "a todos os que estejam preparados para receber o Cristo, a Verdade” (CS24). Como podemos nos preparar para receber esta Verdade? Acolhendo os atributos que esta lição revelou-nos, compreendendo e glorificando a Deus em nossa vida diária. A Segunda epístola de Pedro declara: "Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor" (B24). É esse conhecimento que estamos constantemente desenvolvendo de Deus como Mente e Amor (e todos os demais sinônimos!) - o conhecimento de Deus como sendo poderoso, amoroso e misericordioso. Adorar e glorificar a Deus todos os dias é valiosíssimo. É confiar no Pai-Mãe, Deus e Seu imenso amor por cada um de nós.
____________________________________________
Este estudo metafísico foi preparado por Kerry Jenkins, CS, House Springs, MO (314) 406-0041 kerry.helen.jenkins@gmail.com
A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB. Visite o saite www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.
__________________________________________________

HINO 95
Deus guia-me com Sua unção,
Celeste voz, consolação.
O que eu fizer, por onde andar,
A Sua mão me vai guiar.

Deus guia-me, Deus guia-me,
Com Sua mão, sim, guia-me;
Seu seguidor fiel serei,
Com Sua mão, pois, guia-me.

Na profundez de imensa dor,
Ou no Éden a sorrir em flor,
Na doce paz, ou turvo mar,
A Sua mão me vai guiar.

Deus guia-me, Deus guia-me,
Com Sua mão, sim, guia-me;
Seu seguidor fiel serei,
Com Sua mão, pois, guia-me

Metaphysical

Thrive in God’s kingdom where you’ve been firmly planted! - To me, this week’s Lesson...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page