Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Revista-te do sorriso do Espírito! Resplandece tua alegre convicção de que os fatos sempre vencem as fábulas! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: O Espírito.

Rick Stewart, C.S., Dresden, Germany
Posted Monday, August 3rd, 2015

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA

“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!

Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda a Sua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho.” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1)
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar na sua compreensão do estudo bíblico para o tema: O Espírito
Revista-te do sorriso do Espírito! Resplandece tua alegre convicção de que os fatos sempre vencem as fábulas!
Este tema é estudado diariamente em 17 línguas, em todo o globo, de 03 a 09 de agosto de 2015.
Abreviações: Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB; Bíblias: King James – KJV;
J.F.Almeida Revista e Atual. – JFA; A Mensagem – MSG; Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;

Uma brisa fresca interrompendo o mormaço de um dia de verão é uma glória. Não vemos o movimento do vento, mas oh, como é bom sentir seu toque refrescante.
Na semana passada, um jovem do acampamento e eu falávamos sobre esta brisa. Concluímos que é como pensar em Deus como Espírito. Não vemos o vento. Não podemos tocá-lo. Mas com certeza sentimos e vemos seus efeitos. Sentimos o frescor e o bem-estar. As folhas das árvores se agitam. Se olharmos para a superfície de um lago, podemos ver a ondulação na superfície da água. E a questão é exatamente essa, tudo e todos se sentem melhor com o fresco toque da brisa invisível.
Jesus certa vez emitiu uma afirmação muito clara sobre a natureza de Deus como Espírito. “O tempo virá – de fato, já chegou – em que os verdadeiros adoradores adorarão em espírito e em verdade. Na verdade, o Pai procura por aqueles que O adorarão como tal. Deus é espírito, e os que O adoram só podem adorá-lO em espírito e em verdade” (João 4:24, Novo Testamento de J. B. Phillips).

Texto Áureo - 2 Coríntios 1:21, 22: “...aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração”. Vejamos algumas versões que poderão nos dar alguma luz nessa nota tônica de nossa lição.
PHIL – “Você e eu devemos nossa posição em Cristo a este Deus de promessa positiva: foi ele que nos consagrou a esse trabalho especial, ele quem nos deu a garantia viva do Espírito em nossos corações.”
MSG – “Deus nos afirma, certificando-nos em Cristo, pondo seu sim dentro de nós. Pelo seu Espírito, ele nos marcou com sua eterna garantia – um início certo para o que ele está disposto a realizar.”
NLT – “É Deus quem nos habilita, junto com vocês, a ficarmos firmes por Cristo. Ele nos incumbiu, e nos identificou como Seus, pondo o Espírito Santo em nossos corações como pagamento inicial que garante tudo o que nos prometeu.”
Não é maravilhoso saber que cada um de nós tem o selo imperial de aprovação? Assinado, selado e entregue por Deus! Nenhuma dúvida sobre quem sois e de quem sois.

Leitura Alternada – Romanos 8:1, 6, 9, 14, 16, 26-28; Gálatas 5:22, 23 – continua com a afirmação sobre quem somos. Somos assegurados sobre nossa perspectiva de vida. Sim, não somos condenados a sofrer! Deus nos reivindicou, nos selou, e nosso futuro é brilhante. Ou como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, coloca:
“Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. 6 As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz. 9 Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. 14 Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 16 O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus. 26-28 Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Romanos 8:1, 6, 9, 14, 16, 26–28, NTLH).

Seção 1: O Espírito é o Bem.
Gosto de ler na Bíblia as maravilhosas promessas e revelações como se fossem a verdadeira natureza de Deus, o Espírito, brilhando por meio de toda a criação. Isso não diminui em nada o maravilhoso profeta, Moisés, que aceitou as promessas recebidas diretamente de Deus, como sendo promessas para todos nós. Garantias da verdadeira natureza vindo através do pensamento humano. Por exemplo, analise o que significa aceitar esta afirmação como se tivesse vindo diretamente para você – "O Senhor Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Deus disse: — Eu irei com você e lhe darei a vitória. [...] — Eu farei com que todo o meu brilho passe diante de você (B3, Ex. 33:11, 14, 19, NTLH).
Quando adolescente, meu irmão Gary trabalhou nA Igreja Mãe em Boston. Ele trabalhava no escritório dO Conselho de Diretores da Ciência Cristã. Certo dia, ele comentou com entusiasmo: "É bom demais para ser verdade." Uma secretária no escritório corrigiu-o: "Gary, aqui afirmamos: "É bom o bastante para ser verdade".
"Moisés fez progredir uma nação até a adoração de Deus em Espírito, em vez de na matéria, e mostrou as grandiosas capacidades humanas do existir, outorgadas pela Mente imortal" (CS3).
Um homem – Moisés - vislumbrando a bondade infinita de Deus ecoa através dos séculos e faz lembrar a cada um de nós da maravilhosa bondade que é nossa hoje e sempre. O Espírito, Deus, é infinitamente Bom.

Seção 2: Uma vida vivida sem os limites do tempo.
Que promessa de bondade saber que sua vida não está, nem é, limitada de modo algum pelo tempo. Com Deus, nada é impossível. Abraão tinha 100 anos e Sara 90 quando tiveram uma nova missão: a paternidade e a maternidade. Uau! Vamos falar sobre os limites abaladores da existência mortal. O Espírito realmente nos tira da nossa rotina. Nosso querido amigo Warren Huff, Diretor Executivo do Acampamento do CedarS e Editor destes Estudos Metafísicos das Lições Semanais, compartilhou esta citação de Laurence J. Peter: "A rotina é uma sepultura sem paredes." Nada de rotinas para nenhum de nós, certo? [Portanto, cair na rotina pode ser um erro grave. J]
Mary Baker Eddy observa: "O homem, governado pela Mente imortal, é sempre belo e sublime. Cada ano que passa desdobra sabedoria, beleza e santidade" (CS11).
Seção 3: Deus fala a todos nós, você está ouvindo?
A história do livro de Números nesta lição afirma simplesmente que não há necessidade de competição, inveja e possessividade, quando se trata de Deus revelando-Se à humanidade. Como Moisés firmemente declarou: "Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!" (B10, Números 11:16, 24-29). Como Paulo escreveu: "Irmãos, cada um permaneça diante de Deus naquilo em que foi chamado" (B11, I Coríntios 7: 24).
Ouvir e falar com Deus em nossa vida diária é a grande esperança de viver conforme "Os patriarcas inspirados pela Alma [que] ouviam a voz da Verdade e falavam com Deus tão conscientemente como o homem fala com o homem"(CS 12).
Anos atrás, eu estava praticando canoagem com amigos num pequeno rio na Floresta Nacional de Ocala. Quando paramos para o almoço, notei que minha carteira não estava no meu bolso. Eu imediatamente disse aos meus amigos que iria remar de volta rio acima para "encontrar minha carteira". Não havia nenhuma dúvida em minha mente que ela poderia ser encontrada. Meus amigos duvidaram e fizeram um gesto de descrença. Meu primo, Rick Nasby, pulou na canoa e disse: "Eu vou com você."
Enquanto remávamos rio acima, orei para ouvir e seguir a orientação de Deus e veio-me o pensamento: "Rick, não precisa ser você! Todo mundo pode ouvir a voz de Deus". Nós tínhamos remado durante 15 minutos ou mais, quando de repente o meu primo gritou: "Ali está". Pareceu-me que ele estava quase mais feliz do que eu. Por quê? É sempre importante a cada um de nós descobrir que podemos ouvir e sermos guiados por Deus. Todos nós podemos ser profetas; todos nós podemos ver a bondade de Deus em ação ao nosso redor. O terrorismo da tirania da matéria não pode fechar nossos olhos para a bondade e o poder do Espírito.

Seção 4: Contribuindo ou doando ricamente do coração do Espírito, o Bem infinito.
Esta seção inclui essa ilustração maravilhosa de uma pobre viúva que doou tudo o que tinha para a igreja. Jesus disse que ela dera mais do que todo o dinheiro que as pessoas ricas haviam doado, pois eles doaram do que lhes sobrava de suas riquezas. A versão de A Mensagem da citação B15 coloca desta forma. "Assentado atrás de um gazofilácio, ele observava o povo depositar o dinheiro na hora da coleta. Os ricos faziam ofertas vultuosas, mas uma viúva pobre aproximou-se e ofertou duas pequenas moedas – uns poucos centavos. Jesus chamou os discípulos em particular e comentou: "A verdade é que esta viúva pobre deu uma oferta maior do que a dos demais. Todos os outros deram do que não precisavam. Ela fez uma extravagância, algo que não podia fazer: deu tudo que possuía" (Marcos 12: 41-44, MSG).
Na década de 1930, grande parte do mundo enfrentou um momento muito difícil, financeiramente. Nos Estados Unidos, foi chamado de A Grande Depressão. Naquele tempo, meu avô trabalhava na ferrovia. Mas, com a queda da economia ele, juntamente com milhares e milhares de americanos, estava sem trabalho e, portanto, sem renda, sem um ingresso regular mensal .
Vovô Lafferty ficou desempregado por dois anos. Como outros, ele encontrou muitas maneiras de alimentar, vestir e abrigar sua família. Para pagar a conta da eletricidade, ele foi trabalhar como voluntário na usina local de energia elétrica. E demonstrou uma grande habilidade, sendo capaz de consertar quase tudo.
Um domingo, ele estava na pequena igreja da Ciência Cristã lá em Perry, Iowa. Chegou a hora da coleta. Ele não tinha certeza de quanto contribuir. Sabia que tinha dez centavos e uma nota de um dólar no bolso. Sabia também, que tinha sete filhos em casa, e que estava há dois anos sem um trabalho de tempo integral. Ele realmente queria saber/sentir o que contribuir, o dólar ou os centavos. De repente, soube que tinha de colocar o dólar na coleta e o fez.
Naquele exato momento, o telefone tocou em casa. Minha mãe atendeu e era o plantonista da Usina de energia. Eles precisavam de Archie Lafferty. A usina havia parado e ninguém conseguia fazer com que voltasse a funcionar. Alguém disse: "Chame Archie Lafferty, ele pode consertar qualquer coisa!" A mãe desligou o telefone e correu todo o caminho até a igreja onde seu pai estava. Ela o viu quando ele estava saindo da igreja.
Vovô foi imediatamente para a usina e adivinhem? Ele conseguiu resolver o problema. E a coisa mais maravilhosa: logo depois disso, ele foi chamado para voltar a trabalhar na estrada de ferro. E pelo resto de sua vida jamais ficou desempregado. O dólar? ou a moeda de dez centavos? Nós podemos doar com gratidão no coração e nunca precisamos temer sermos demasiado generosos, se seguirmos a orientação de Deus.

Seção 5: Na Sua presença, Estêvão, “resplandecia como um diamante.”
A citação B19 da Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz claramente: “Estêvão, um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder, fazia milagres entre o povo. Mas ficaram contra ele alguns membros da “Sinagoga dos Homens Livres”, que era a sinagoga dos judeus que tinham vindo das cidades de Cirene e Alexandria. Estes e outros judeus da região da Cilícia e da província da Ásia começaram a discutir com Estêvão. Mas o Espírito de Deus dava tanta sabedoria a Estêvão, que ele ganhava todas as discussões. Então eles pagaram algumas pessoas para dizerem: – Nós ouvimos esse homem dizer blasfêmias contra Moisés e contra Deus! Dessa maneira eles atiçaram o povo, os líderes e os mestres da Lei. Depois foram, agarraram Estêvão e o levaram ao Conselho Superior. Então arranjaram alguns homens para dizerem mentiras a respeito dele. Essas pessoas afirmaram o seguinte: – Esse homem não para de falar contra o nosso santo Templo e contra a Lei de Moisés. Nós o ouvimos quando ele dizia que esse Jesus de Nazaré vai destruir o Templo e mudar todos os costumes que Moisés nos deu. Todos os que estavam sentados na sala do Conselho Superior olhavam firmemente para Estêvão e viram que o rosto dele parecia o rosto de um anjo” (Atos 6: 8-15, NTLH).
Eddy escreve em Ciência e Saúde: “O homem é a ideia do Espírito; ele reflete a presença beatífica, a inundar de luz o universo” (CS28, p 266).
Talvez todos nós já tenhamos experimentado uma situação que parecia ser sem esperança, sombria e assustadora. Deus, o bem, parecia até mesmo estar muito distante, e então alguém teve uma ideia, um pensamento inspirador, uma pequena luz que atravessou a escuridão. Seu reflexo trouxe a luz da bondade de volta à condição humana.
No último verão, minha família e eu saímos dirigindo do Acampamento dos Cedros para a minha Associação de Alunos da Ciência Cristã. Nós tínhamos nove horas de estrada pela frente, noite a dentro, com compromissos já no início da manhã na chegada em Chattanooga. Quando entramos na estrada interestadual, ocorreu um problema. O carro não conseguia ir a mais do que 50 km/h. A situação, naquele momento, parecia tenebrosa. Após orar, tentando tudo o que nos foi possível, decidi que deveríamos retornar ao acampamento. Assim, voltamos cerca de 16km a uma velocidade máxima de 50 km/h.
Logo na nossa chegada ao acampamento, havia duas situações urgentes, exigindo imediata oração, um problema físico desafiador com um conselheiro e e um outro conselheiro se defrontou com um problemão, ao retornar do seu horário de folga.
Ficou claro que Deus precisava de mim no acampamento. Cada situação foi resolvida por meio da oração e meus filhos tiveram uma boa noite de sono. Pela manhã, um voluntário da manutenção do acampamento resolveu o problema do meu carro em 10 minutos. Fiquei muito feliz e agradecido. Então, lembrei-me de que havia a possibilidade de ouvir a reunião da Associação de forma remota, via telefone. Me registrei para a audioconferência e ouvimos a reunião da Associação.
Mas jamais esquecerei o momento que vou descrever. Quando tudo na noite anterior parecia obscuro, quando estava mergulhado em autocondenação por não ter escutado, e assim, nos encontramos num problema que parecia insolúvel. Foi nesse momento que meu filho Noé, de 15 anos, disse simplesmente: “Pai, você sabe que tudo vai dar certo.” Naquele instante, eu não o sabia, e estava difícil para mim ver aquele fato, mas meu filho Noé, estava iluminando a situação com o Espírito da verdade.
Uma pequena luz refletida pode sempre iluminar o caminho daqueles que andam na aparente escuridão.
E que alegria neste verão foi saber a novidade de que Noé foi selecionado como candidato para a maravilhosa homenagem do Acampamento dos Cedros por ser um candidato Avançado (Torchbearer). E não fiquei surpreso quando ele e outros candidatos completaram com sucesso os requisitos do Juramento Avançado diante de toda a comunidade do Acampamento, na sala de conferências do prédio Dawn Lodge.

Seção 6: Cada um de nós pode ser aquele que “Carrega a Tocha” ou ser “a luz que darei aos outros povos” (B20)
Exatamente como imagens sombrias e imaginárias são dissipadas pela luz, da mesma forma as fábulas e os “falsos medos” de “qualquer coisa diferente do bem”, desaparecem diante da “luz infinita” que revela os fatos eternos da “capacidade e o poder divinamente outorgados ao homem” (CS31, p 393:15).
A citação CS32 conclui nossa Lição Bíblica com uma invocação: “Regozijemo-nos por estarmos sujeitos às divinas “autoridades que existem” (p 249:8). Nossa confiança radiante e jubilosa no fato da totalidade de Deus e nossa certeza da nulidade da fábula da vida material são luzes resplandecentes sobre tudo o que encontramos. Na última seção desta Llição Bíblica, Jesus deu instruções aos seus discípulos, ele se dirigiu a eles e a nós, como seus seguidores, e aos discípulos da atualidade, esta mesma invocação: “[…] No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (João 16:33). Considerando que Jesus já venceu o mundo, estamos lutando com um inimigo derrotado! Nós sabemos como a aparente tribulação termina e já somos vencedores! Então, “vista” o sorriso do Espírito e resplandeça com toda a sua alegria na certeza de que a realidade sempre vence a fábula, de que “todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus”(Romanos 8:28).
____________________________________________
Este estudo metafísico foi preparado por Rick Stewart, C.S., Dresden, Germany
(+49) 351 312 4736 rickstewartcs@aol.com
A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB.
Visite o saite www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

ooo000ooo

“O Senhor Deus diz: Aqui está o meu servo a quem eu fortaleço, o meu escolhido,
que dá muita alegria ao meu coração. Pus nele o meu Espírito, e ele anunciará
minha vontade a todos os povos. [...] Eu, o Senhor, o chamei e o peguei pela mão,
para que haja salvação por meio de você. Eu o criei e o enviei como garantia
da aliança que vou fazer com o meu povo, como a luz da salvação
que darei aos outros povos” (Isaías 42: 1, 6).
---------------------

Metaphysical

Valuable GEMs invite you to Revel in Reality & all its no-tear blessings! - Valuable GEMS...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page