Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Prove que a matéria é nada. Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Matéria.

Aubrey McMullin, CS Godrey, IL
Posted Monday, September 14th, 2015

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!
Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda Sua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho.” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1)
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico da LB para auxiliar na sua compreensão do estudo bíblico para o tema: A MATÉRIA
“Prove que a matéria é nada”
Este tema é estudado diariamente em 17 línguas, em todo o globo, 14 a 20 de setembro, 2015.
Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;
Bíblia Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB.

Todos os dias, em nossos pensamentos e atos, afirmamos o que é real e o que é irreal, o que é verdadeiro e o que é falso. Cristo Jesus deu-nos orientação de como conseguir isso, o mesmo fez Mary Baker Eddy. Temos recebido tantas orações diárias com as quais trabalhar e em cada uma há um Sim seguido de um Não e ainda outro Sim! É disso que Jesus estava falando na Bíblia, no livro de Mateus, ao dizer: “Seja, porém tua palavra Sim, sim; Não, não. O que disto passar vem do maligno” (5:37).
Ser capaz de dizer sim e não é nossa autoridade que nos foi outorgada por Deus, e eu gosto de exercê-la diariamente - espiritualmente! Assim, quando vi que o tema da lição desta semana é A Matéria, lembrei-me das palavras de Mary Baker Eddy no livro-texto da Ciência Cristã: “o Espírito e a matéria não coincidem nem no homem nem no universo” e “se confiamos na matéria, não confiamos no Espírito” (p.319:15 e p.234:3). Essas citações aliam-se ao Texto Áureo porque nos lembram que há um só Deus e que tudo mais no mundo é nada!
Eu aprecio as lições que nos são apresentadas duas vezes ao ano sobre o tema “a matéria”. Por quê? Porque quando me refiro à matéria, estou me referindo a ela quanto ao que ela realmente é – nada! - e declarando a parte de negação da minha comunicação, meu “intercâmbio de pensamentos” como conceitua o Dicionário Webster de 1828. Eddy declara muitas vezes no Ciência e Saúde que a Ciência divina - a metafísica - exclui a matéria e explica que as coisas são pensamentos e substitui os objetos do senso material por ideias espirituais (CeS, p.123 e 269)
A lição dessa semana faz um importante trabalho afirmando claramente que ao dizermos Sim a Deus, e somente a Deus, estamos esvaziando o depósito mental do material sem valor e enchendo-o com coisas/pensamentos de valor real!

Texto Áureo (1 Coríntios 8:4): “...sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus”.
A importância da Verdade substituindo a mente mortal! Gosto da simplicidade com que o Texto Áureo é apresentado, preparando-nos para a lição inteira de um modo conciso. Esta semana vamos direto ao ponto: qualquer forma, imagem ou representação que seja distinta de Deus, “nada é no mundo” porque DEUS É TUDO! Isto nos prepara perfeitamente para compreender que estamos diariamente fazendo uma escolha, de servir a Deus e não à matéria (Hino 136).

Leitura Alternada (Isaías 41:10-13, 15, 16; 45:9, 16, 17, 19, 22)
Nosso pensamento não é um negócio de reparação, mas de destruição de mentiras! Como já disse antes, a LA é um belo exemplo de esvaziamento do depósito mental de coisas sem valor - medo, desânimo, vergonha, tristeza – para enchê-lo com coisas de valor tais como: força, justiça, unidade e alegria! Eddy nos lembra que “Deus [nos] dá Suas ideias espirituais, e estas por sua vez nos dão suprimento diário” (Escritos Miscelâneos, p.307). Nosso suprimento diário é a verdade sobre nosso existir, e esse é o instrumento citado em Isaías 41:15. Os montes são como desafios/problemas materiais, mas a verdade os destrói, derrota todos eles, os reduz a pó, joga-os ao vento que os leva e espalha. Novamente, por quê? Porque Deus é Tudo, e não há nada mais.

Seção 1: Ser semelhante a Deus é ser independente da matéria. (Não há vida na matéria.)
Essa é uma boa maneira de dar o pontapé inicial no tocante à irrealidade da matéria!! Por herança somos reflexos de toda inteligência, de toda ação e de todo poder, emanando do Espírito, nunca tendo que depender da matéria para expressar-se! Que bela lembrança! Para mim é isso que o Salmo 27 (B1) quer dizer. Salmos como esse me fazem lembrar de Moisés e de como ele confiou em Deus a cada passo do caminho que levou à libertação do povo de Israel do Egito - apartando o Mar Vermelho e cruzando, deixando o passado ficar para trás de si e dos filhos de Israel. Quão “preciosa, ó Deus, a tua benignidade!” (B2, Salmo 36: 7) foi naquela instância, e é nos dias atuais! Quando realmente colocamos toda nossa confiança em Deus, SOMOS abundantemente satisfeitos com Suas dádivas. “Em ti está o manancial da vida” (Salmo 36:9), que jorra amor, paciência, alegria e nos induz a continuar confiando em Deus.
Gosto de ver como a interpretação espiritual que Eddy dá da Bíblia vai sempre direto ao ponto. De modo constante e variado ela declara que sendo o Espírito – Deus - tudo, não pode haver matéria! Sua provisão da Declaração Científica sobre o Existir é como uma prova matemática, sempre declarando o sim e o não de nosso existir. Começamos declarando que “não há vida, verdade, inteligência nem substância na matéria” (CeS, p. 468). Eis o primeiro SIM para nosso existir! Somos independentes da matéria e provamos isso diariamente porque de FATO refletimos vida, verdade, inteligência e substância em nosso existir. “Tudo é Mente infinita e sua infinita manifestação, porque Deus é Tudo-em-tudo” (CS 2); esse segundo SIM reafirma nossa independência da matéria porque “Deus, o Espírito, sendo tudo, NADA E´ MATÉRIA” (CS 6).

Seção 2: Sustenta perpetuamente a Verdade até que todos os pensamentos opostos sejam eliminados; sem relaxar nossos esforços até que o trabalho esteja realizado. (Não há verdade na matéria.)
Agora que temos a verdade de que NADA É´ MATÉRIA, temos de aderir a essa verdade continua e perpetuamente porque “somos de Deus” (B4)! Na seção 2, há um exemplo fantástico de alguém que aderiu perpetuamente à Verdade até que todos os pensamentos opostos foram eliminados. Jacó ficara só, mas não dispensou o anjo, mesmo quando o erro o tentou para que relaxasse seus esforços antes do trabalho realizado. Quantas vezes somos tentados a abandonar algo porque é “bom o bastante” ou “está melhor do que antes”? Nunca estamos ocupados demais para demandar um grande bem de nós mesmos ou de outros. O exemplo de Jacó mostra-nos para sermos gratos e fiéis e permanecer com o anjo mensageiro, ou mensagem de Deus, e perceber que nenhum outro chamado é tão importante.
Na lição da semana passada (o SIM e esta semana o NÂO – matéria). Fomos lembrados que “os FATOS da Ciência divina [deveriam ser admitidos] - que o Espírito é Deus e, por isso, não pode estar doente; que aquilo que se chama matéria não pode estar doente; que toda causalidade é a Mente, agindo mediante a lei espiritual. Então, mantém a tua posição com a compreensão inabalável da Verdade e do Amor, e vencerás” (CeS, p.417:11-16). O trabalho da Verdade sempre é COMPLETO, e saúde e harmonia são nossas ETERNAS expressões. Eddy fala muitas vezes em afirmar perpetuamente a Verdade e usa a palavra “proporção” umas 30 vezes no CeS para ilustrar a importância e eficiência dessa proporção. Um dos meus trechos favoritos é quando ela nos diz: “Mantém o pensamento firme no que é duradouro, no que é bom e no que é verdadeiro e os terás na tua experiência, na proporção em que ocuparem teus pensamentos” (CeS, p. 261). Avancemos cada dia, aprendendo mais e mais sobre o “que é duradouro, [o] que é bom e [o] que é verdadeiro”. Deixemos que isso ocupe nossa consciência e seja incorporado em nossa vida à medida que pensemos firme e perpetuamente nessas verdades espirituais que estamos alcançando! Mantendo-nos firmes nessa verdade, não teremos outro resultado diferente da liberdade (B8 e CS13).

Seção 3: Confie na sabedoria divina absoluta ao invés de em um falso conhecimento humano. (Não há inteligência na matéria).
“Nenhuma sabedoria é sábia, senão a sabedoria dEle;” é como Eddy aborda a pretensão de sabedoria da mente mortal (CS, p. 275:17). Toda esta seção reitera que há somente uma sabedoria verdadeira - a sabedoria da Mente infinita. Qualquer outra reivindicação à sabedoria NÃO é sabedoria e toda e qualquer outra exigência de entendimento NÃO é compreensão, mas sim insensatez. Preferiríamos adquirir a sabedoria por meio dos sentidos corpóreos ou por meio da intuição divina? Novamente Eddy nos dá nesta seção um uso perfeito para “proporção”. Ela afirma que “À proporção que desaparece a CRENÇA de que a vida e a inteligência estejam na matéria ou sejam constituídas de matéria, os fatos imortais do existir são percebidos, e a ÚNICA ideia ou inteligência a respeito deles está em Deus” (CS17, p. 279:16:19).
Só Deus pode dar a verdadeira sabedoria e todo o entendimento (B11) e esta é nossa divina e única herança!! Como Seus filhos, somos regidos exclusivamente por Sua inteligência divina e esta compreensão, e a inteligência divina traz harmonia e saúde à nossa vida, mostrando-nos que estamos bem tanto espiritual como fisicamente. A sabedoria divina revela tudo o que é necessário para tornar a vida doce e harmoniosa, pacífica e confortável, íntegra e saudável, e é por isso que “Não devemos atribuir cada vez mais inteligência à matéria, e sim cada vez menos, se queremos ter sabedoria e saúde” (CS18 p. 62:21:22). Porque a sabedoria divina satisfaz muito mais do que qualquer senso humano de falso conhecimento.

Seção 4: Deixemos que nossa vida ateste nossa sinceridade (Não há substância na matéria.)
Esta seção faz-me lembrar de um evento chamado “Desvendar o Limite” (Discovery Bound) em que participei no Acampamento dos Cedros no mês de outubro de 2014. Os alunos de nossa escola dominical, naquele final de semana, encenaram a história de um paralítico que fora trazido sobre uma cama a Jesus, por alguns homens (B16). Essa história é muito inspiradora para mim, porque os homens não desistiram de tentar levar o paralítico a Jesus, considerando que esta não era uma tarefa simples. Eles o baixaram através do telhado! Que exemplo de deixar nossa vida atestar nossa sinceridade. Esses homens não permitiram que nenhuma dificuldade em seu caminho pudesse impedi-los de alcançarem o Cristo - a Verdade -, e Jesus viu isto! Suas ações foram planejadas com convicção fiel e honesta(CS21), e seus esforços foram plenamente recompensados com a cura de seu amigo..
Enquanto assistia à dramatização dessa história pelas crianças, uma referência ainda permanecia forte em meu pensamento. Cada vez que a criança que fazia o papel de Jesus, dizia: “Homem, estão perdoados os teus pecados”, a criança que fazia o personagem do paralítico saltava do chão como se tivesse sido um paralítico por tempo suficiente e não suportasse mais aquela mentira! Estavam “enjoados daquilo”! Não queriam mais sustentar isso como uma doença que poderia oprimir a uma pessoa, mas estavam permitindo que a Mente divina fosse suprema (CS22)! Quão inspirador foi ver essas crianças apreenderem plenamente o conceito de como nossa fé nos faz completos e como nossa vida pode atestar nossa sinceridade. Nossa substância verdadeira está neste entendimento!

Seção 5: Mantenha o pensamento ativo com a verdade de Deus, e não permita que as sugestões do mal criem raízes nem que deem furtos. (“O homem não é material, ele é espiritual.”)
Jesus disse (B21): “O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!” MBEddy nos lembra: para “vigiar e orar diariamente para que as sugestões do mal, independente de seu disfarce, não criem raízes em nosso pensamento nem deem frutos” (The First Church of Christ, Scientist, and Miscellany" (p. 128). O salmista aspirava um relacionamento mais profundo com Deus (B17) e teve um forte desejo de fazer a vontade de Deus (B18). “O desejo é oração; e nenhuma perda pode ocorrer por confiarmos nossos desejos a Deus, para que sejam moldados e elevados antes de tomarem forma em palavras e ações” (Ciência e Saúde 1:11-14). Deus satisfaz nossas necessidades antes mesmo que tenhamos consciência de que SEJAM necessidades! Ele nos deixa com um presente duradouro, “não como o mundo” dá com seus altos e baixos e inconsistências, mas um presente eterno de paz e amor, encontrado no reino do Espírito (CS28), o real e eterno (CS27).
____________________________________
Este estudo metafísico foi preparado por Aubrey McMullin, CS 26590 Beltrees Rd, Godfrey, IL, EUA, 62035 (618) 578-9407
A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB.
Visite o site www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB. Os Cedros são um complemento para a LB.
O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

Thrive in God’s kingdom where you’ve been firmly planted! - To me, this week’s Lesson...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page