Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Reconheça a cada momento que “o Amor é a lei”! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: O Amor.

Christie Hanzlik, C.S., Boulder, CO
Posted Monday, January 25th, 2016

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!
Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda Sua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições Bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1).
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico para auxiliar na sua compreensão do estudo da Lição Bíblica que é estudada diariamente em 18 línguas, incluindo agora o chinês, em todo o globo, cujo tema para a semana de 25 a 31 de janeiro de 2016 é:
O AMOR
Reconheça a cada momento que “o Amor é a lei”!
Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH; Bíblia Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB
_____________________
Quando oro por alguém, muitas vezes começo aprofundando meu senso do Amor Divino abraçando essa pessoa com pensamentos como se fossem braços amorosos. Sabendo que o Amor Divino enche todo o espaço, encontro paz e calma quando me asseguro que esse amigo (ou amigos) é mantido permanentemente num abraço Divino, circundado pelos braços do Pai. Não é minha oração que faz esse abraço acontecer. Ao contrário, minha oração é a percepção de que o conforto do Amor onipresente já está acontecendo. O restante da oração tende a ser uma defesa dessa verdade absoluta sobre o cuidado do Amor por essa pessoa ou grupo de pessoas, e gratidão por isso ser verdade.
Enquanto oro desse modo, vejo que é importante lembrar que o Amor não é uma força sem forma e fraca. Na verdade, como o Texto Áureo desta semana nos assegura: “...o cumprimento da lei é o amor” (Romanos 13: 10). Ao ler o Texto Áureo, me conscientizei das leis que dão ao Amor estrutura e força. E a lição desta semana está abarrotada dessas leis. A mim parece que elas ocorrem em duas categorias principais:
1) leis de ação, de que podemos lançar mão para melhor compreender o Amor, e
2) leis de verdade absoluta referentes ao Amor.
E depois, para tornar as coisas mais claras, cada história da nossa lição oferece uma aplicação prática de como compreender o Amor resulta em conhecer e sentir o poder do Amor. Em outras palavras, nossa compreensão mais profunda das leis do Amor resulta em cura.
Acho útil seguir os seguintes passos ao se aprofundar no estudo desta lição:
Estude cada seção e sublinhe as “leis” sobre o Amor
É uma lei de ação que me ajudará a compreender o Amor? (Marque com “A” para ação; i.e, “sede pois misericordiosos” (A))
É essa lei uma verdade absoluta sobre o Amor? (Marque com “V”, de Verdade; i.e, “vosso Pai também é misericordioso” (V))
Examine cada história e determine quais as leis sobre o Amor que melhor se aplicam.
que você mostrou misericórdia para com alguém e você sentiu o poder do Amor?
Modo 2: escreva uma observação junto à história que é um exemplo de Mary Baker Eddy que a consubstancie, i.e, Você sabe de um momento em que Eddy mostrou misericórdia e que lhe ensinou algo mais sobre o Amor?
LEITURA ALTERNADA - 1 João 4:8, 19-21. Lucas 6:27,28,30-33.35,36.
Seguindo esta estratégia de estudo, veja como ficaria a Leitura Alternada:
Aquele que não ama não conhece a Deus (A), pois Deus é amor (V)
Nós amamos (A), porque Ele nos amou primeiro (V)
Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar o seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão (A/V)
[...] amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam (A)
Bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam (A)
Dá a todo que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda.
Como quereis que os homens vos façam, assim fazei vós também a eles (A).
Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem o mesmo.
Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga. (A)
Sede misericordiosos (A), como também é misericordioso o vosso pai. (V)
Há, claramente, muitos sinais de leis do amor na Leitura Alternada e ao longo da lição bíblica. Acho muito inspirador perceber como essas leis se interconectam para formar a estrutura e força – a promessa! – do conforto, proteção e poder sanador do Amor divino.
SEÇÃO 1: Na primeira seção, nós encontramos as leis ativas -- mandamentos -- que Cristo Jesus diz que são as maiores:
• Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. (A)
• Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (A)
Cristo Jesus afirma claramente que "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." (B3) Em Ciência e Saúde, encontramos declarações que consubstanciam o valor destes dois mandamentos:
• O ponto de partida da Ciência divina é que Deus, o Espírito, é Tudo-em-tudo, e que não existe outro poder nem outra Mente – que Deus é o Amor e, por isso, Ele é o Princípio divino (CS1).
• "A primeira exigência desta ciência é: "Não terás outros deuses diante de mim”. Esse mim é o Espírito. Por isso, esse mandamento significa: não terás nenhuma inteligência, nenhuma vida, nenhuma substância, nenhuma verdade, nenhum amor, que não sejam espirituais. A segunda é semelhante à primeira: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (CS2).
E a citação final nesta seção é um excelente exemplo de uma verdade absoluta (A e V) sobre o amor:
• "E o Amor se reflete em amor." (CS5) (V)
Eu testemunhei esta Lei em ação recentemente. Eu estava lutando para amar uma mulher que eu encontrava com bastante frequência. Na verdade, por alguns anos, tive momentos difíceis com a sua atitude áspera para com os outros e não conseguia ver nenhuma justificativa razoável para esse seu modo de agir. Não me parecia natural eu seguir abrigando esse ressentimento, então tentei me forçar a amá-la, mas não estava funcionando. Tentar com a vontade humana não foi útil, e eu simplesmente a evitava. Finalmente, faz uns três meses, voltei-me de todo o coração à oração para superar este problema, porque me incomodava imensamente abrigar esses sentimentos negativos. Na minha oração, entendi que enquanto lutava para amá-la, Deus a amava absolutamente.
Em harmonia com esta inspiração, eu tive uma visão bem-humorada. "Uau! Se Deus pode amar até mesmo essa pessoa, então Deus é realmente incrível! O Seu amor é realmente infinito, misericordioso!" Com essa percepção bem humorada, eu percebi que estava curada. A partir de então, não senti nada além de bondade para com esta doce mulher. Eu já não lutava para amá-la. Eu a amava porque se tornou fácil para mim sentir o amor infinito de Deus por ela, por mim e por todos.
Outra bênção desta cura é que ela se tornou cada vez mais e mais agradável. E não só para mim. Durante o mês seguinte, após essa percepção vieram, nada menos do que cinco pessoas comentar comigo: "Você já percebeu o quanto a fulana mudou para melhor?" E "O que você acha que aconteceu na vida dela? Ela se tornou tão boa!" Quando coordenei uma festa de fim de ano, eu não hesitei em convidá-la.
É difícil comprovar uma conexão direta de minha oração e a transformação que esta mulher apresentou, e que foi observada e sentida por várias pessoas. Mas tem sentido que conforme meu amor por ela se expandiu e eu segui melhor a lei de ação, o mandamento de "amar o próximo", eu claramente testemunhei a verdade absoluta de que o puro "amor se reflete em amor". Sou muito grata. (B3 / CS5)
SEÇÃO 2: Esta seção contém mais leis sobre o Amor, e nos lembra que acompanhar a lei de ação -- "guardar os seus mandamentos" -- “é nosso dever” (B7, CS6 ).
As leis de ação continuam ao longo de toda a seção, e conclui com uma maneira prática de trabalhar e orar seguindo a direção dessas leis do Amor ou mandamentos. “O esforço habitual para sermos melhores e mais santos, expresso na vigilância diária [seguir as leis de amor] é oração incessante. [...] Simplesmente pedir para que possamos amar a Deus nunca nos fará amá-Lo; mas o anseio por sermos melhores e mais santos, expresso na vigilância diária e no esforço de assimilar mais do caráter divino, há de nos moldar e formar de novo, até que despertemos na Sua semelhança "(CS10).
SEÇÃO 3: Aqui aprendemos como podemos por em ação a lei do amor que Jesus ensina por meio de uma de suas parábolas. Eu gosto desta frase: “Ele não dizia nada a eles sem ser por meio de parábolas,” (B8) o qual para mim, significa que Jesus não dava declarações teóricas sobre o Amor, mas sempre dava uma explicação de como podemos aplicar seu ensinamento de uma forma prática. Em outras palavras, as leis de ação do Amor são compreensíveis e aplicáveis e sempre atendem às nossas necessidades diárias. O que vemos aqui é que a lei ou o mandamento - "amarás o teu próximo como a ti mesmo" – dado na Bíblia é, na verdade, o "teste de toda a oração”. Nas palavras de Eddy: "O teste de toda a oração reside na resposta a estas perguntas: Sentimos mais amor por nosso próximo graças a essa oração?”(CS15) “A parte vital, o coração e a alma da Ciência Cristã, é o Amor" (CS17).
SEÇÃO 4: Aqui temos um exemplo claro de uma lei de ação ou mandamento (A) e como aplicar essa lei. A lei de ação é, "amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês." A história oferece um exemplo dessa lei sendo aplicada em II Reis, quando o rei de Israel tem a oportunidade de punir seus inimigos, mas o profeta Eliseu encoraja-o a "amar seus inimigos", oferecendo-lhes comida e água e libertando-os para voltarem para casa.
Esta história me faz lembrar um artigo de um amigo publicado no Christian Science Sentinel e que fala sobre perdoar e amar um valentão da escola. Mark Evans, o ex-diretor do Programa para Meninos do Acampamento dos Cedros e atualmente Engenheiro de Simulação, compartilhou uma história sobre quando um valentão o intimidou na escola. Entre outras coisas, todos os dias, na hora do almoço, o valentão provocava Mark chutando-o, por baixo da mesa, com chuteiras de futebol. Mark recusou-se a se vingar chutando-o de volta, ou até mesmo recusou-se a odiar seu colega, mas em vez disso, orou para amá-lo. Mark foi inspirado por meio da oração a encontrar uma solução bem divertida. Ele vestiu caneleiras para o almoço! Quando o valentão o chutou recebeu uma grande surpresa que resultou em risadas. E depois de algum tempo os dois se tornaram amigos íntimos.
A história de Mark (e do profeta Eliseu) demonstra a lei absoluta e verdadeira (V) do Amor mencionado em Ciência e Saúde: "Revestido com a armadura do Amor, tu não podes ser atingido pelo ódio humano." (CS19) As caneleiras de Mark são uma forma literal e bem-humorada de imaginar ele estando revestido (armado) com a proteção do Amor. Alguns anos após o incidente no refeitório, Mark e eu estávamos trabalhando juntos no Acampamento dos Cedros para ajudar um campista que parecia estar lutando com sentimento de estar sendo enganado, e Mark compartilhou sua história, a qual estendeu a bênção de seguir os mandamentos do Amor ainda mais além. Este jovem, no acampamento, também encontrou sua cura. A ideia "amai os vossos inimigos" abençoa a todos. Vocês podem ler mais sobre a experiência de Mark neste link (em inglês):
http://sentinel.christianscience.com/issues/2006/5/108-20/prayer-rewards
Você tem uma experiência na qual aplicou a lei "amai os vossos inimigos" e viu a cura? Este é um bom momento para ganhar um desses "bônus" que mencionei anteriormente.
SEÇÃO 5: A seção abre com uma lei da verdade (V) absoluta sobre o Amor: "[...] tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade" (B17). E esta verdade absoluta é sustentada por um exemplo de quando Jesus "teve compaixão" de uma viúva cujo filho havia morrido, ressuscitando-o. Jesus expressou a misericórdia e a compaixão do Amor que esta viúva precisava e assim ele demonstrou o poder da lei do Amor que é prática.
As citações de Ciência e Saúde explicam mais sobre a lei do Amor e, quando compreendemos e aceitamos essas leis, obtemos a cura, que não é um milagre, mas sim algo normal e natural. Confira estas leis absolutas sobre o Amor: "O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda necessidade humana.[...] O milagre da graça não é milagre para o Amor" (CS26).
Um exemplo que sustenta estas leis do Amor está registrado no livro Mary Baker Eddy: Uma vida dedicada à cura. ”Durante um período tumultuado na vida de Mary Baker Eddy, um jornalista, Louis Weadlock, reuniu outros jornalistas na tentativa de fazer com que Eddy parecesse incompetente. Em vez de discutir com ele, Eddy pediu a Irving Tomlinson que ligasse para os repórteres e gentilmente dissesse a eles que Eddy não se encontraria com eles, mas pediu-lhe que queria falar diretamente com Weadlock. O sr. Weadlock tinha um grave problema na garganta há muitos anos, que seus colegas achavam que seria câncer. Quando Tomlinson ligou, Weadlock não conseguia nem mesmo falar, mas foi-lhe pedido que ao menos ouvisse. Depois de ouvir a mensagem por alguns minutos ouvindo o sr. Tomlinson, no que acredito tenha sido uma conversa amorosa e terna, cheia de compaixão, o jornalista saiu do telefone completamente curado, capaz de falar e sem o tumor na garganta. Não só esse jornalista não tentou mais difamar Mary Baker Eddy, como acabou se voltamdo à Ciência Cristã e sentiu que "tinha uma grande dívida para com Eddy por sua cura" (Uma vida dedicada à cura, 264, 378-84).
SEÇÃO 6: A lição resume a conexão entre o Amor e a lei. O Amor não é insosso nem fraco. O Amor é forte e estruturado. Na verdade, "o cumprimento da lei é o amor" (B21). Esta LB, por nos mostrar as leis e os mandamentos em ação, assim como as leis absolutas do Amor, nos tranquiliza com a certeza do poder do Amor. Como escreve Eddy: "Tranquilizemo-nos com a lei do Amor" (CS30).
A lição finaliza com uma das minhas leis do Amor prediletas, que explica que o Amor preenchendo todo o espaço é o suficiente para responder nossas orações. "A profundidade, a largura, a altura, a força, a majestade e a glória do Amor infinito enchem todo o espaço. Isso é suficiente!" (CS32). Esta frase: "Isso é suficiente!" é um amém perfeito para nossa oração. Depois de termos orado por alguém e obtermos um senso de calma de que essa pessoa está envolta nos braços do Amor infinito, podemos declarar: "Isso é suficiente!"
A estrutura da LB nos mostra repetidamente que seguir as leis de ação (A) ou mandamentos sobre o Amor, nos traz uma melhor compreensão sobre a verdade (V) absoluta a respeito do Amor onipotente, e resulta inevitavelmente em uma cura clara e absoluta.
*[P.S.#1 na citação B12, CC sobre Mateus 5:44-45,
(Versículo 44). "Eu digo a vocês: Amem os seus inimigos e orem pelos que os perseguem, abençoe-os, faça o bem àqueles que os odeiam." Jesus está dizendo que não deveriamos ajudar devido à inimizade? Ou Jesus estava dizendo, esta é sua defesa contra a inimizade e resolverá o problema em questão?
(Versículo 45). Jesus diz que "o estado de espírito relaciona você e eu diretamente com nosso Pai" [B. Cobbey Crisler].
*[P.S.#2 na citação B12, CC sobre Mateus 7:12 : A regra de ouro. Uma regra que tem sido a base de quase toda a religião. [B. Cobbey Crisler]
***[P.S.#3 sobre a citação B19: O comentário de Cobbey Crisler sobre a atitude compassiva de Jesus, mesmo quando sob pressão, que o possibilitava curar e alimentar muitas pessoas e caminhar sobre a água.
Mateus 14: "(Versículo 13, antes do versículo da lição). Jesus, ao saber que João Batista havia sido decapitado, decide se afastar e parte para o deserto.
(Versículo 14). "Mas as multidões o seguiram." Em vez de dizer: "Olhem, dá para me deixar sozinho por um momento?", ele virou-se com compaixão e curou os doentes."
(Versículos 15-20, depois do versículo da lição). E vem o famoso episódio dos pães e peixes em que todos são alimentados, e ainda sobra comida, apesar de estarmos lidando com milhares de pessoas. Apenas o Evangelho de João 6:9 fala que veio da lancheira de um garotinho. Ele [o garoto] parecia ser o único que achava que poderia estar tão interessado em Jesus a ponto de ficar até depois do horário do jantar. Mas estava além do pensamento do garoto que Jesus poderia derrotar a limitação para todos os que ali estavam.
H I N O 1 7 9
Amai-vos todos voz reveladora;
Do erro nos salvou, é libertadora.
O Mestre ensina amar
E com Deus, o Pai,
Trilhar a senda do Amor.
Deus destronou o mal com fortaleza;
Alegre me tornou, não há mais tristeza.
Deus cura toda dor,
Cumpre a lei, o puro Amor,
E ouve as orações.
Surge o Amor a toda a humanidade,
Trazendo salvação, e fraternidade.
Cessa o conflito vão,
O ódio se desfaz então,
Ante o poder do amor.
___________
Este estudo metafísicofoi preparado por Christie Hanzlik, C.S., Boulder, CO, EUA site: www.christiecs.com e-mail: ccern@mac.com fone: 720-331-9356
A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB. Visite o site www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

Thrive in God’s kingdom where you’ve been firmly planted! - To me, this week’s Lesson...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page