Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Pratiquem a permanência na Verdade -- testemunhem o poder sanador de Deus! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Verdade.

Kathy Fitzer, St. Louis, MO & Park City, UT
Posted Monday, January 18th, 2016

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA
“Bem-vindo às Lições Bíblicas da Ciência Cristã!
Deus é Tudo e Ele tem grande amor por toda Sua criação. Esse fato e nosso amor por Ele, por nosso próximo e por nós mesmos, constituem a essência das Lições Bíblicas. Elas proporcionam um mergulho profundo nesse amor, e isso tem trazido cura, conforto, reforma e regeneração às pessoas há várias gerações.
Portanto, mergulhe profundamente você mesmo [no estudo] das Lições Bíblicas e no amor de Deus! À medida que o fizer e, especialmente, na proporção em que viver esse amor, dia após dia, até mesmo, momento a momento, você verá a cura e os benefícios que dela resultam, ajudando não só a você mesmo, mas a todos que cruzarem seu caminho” (Livrete Trimestral da Ciência Cristã, p1).
O Acampamento dos Cedros preparou este Estudo Metafísico para auxiliar na sua compreensão do estudo da Lição Bíblica que é estudada diariamente em 18 línguas, incluindo agora o chinês, em todo o globo, cujo tema para a semana de 18 a 24 de janeiro de 2016 é:
A Verdade
Pratiquem a permanência na Verdade -- testemunhem o poder sanador de Deus!
Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH; Bíblia Mensagem - MSG;
Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB
__________________________________________________
A fim de ver através de uma mentira ou corrigir um mal-entendido é importante compreender a verdade sobre o assunto. A lição desta semana revela Deus como a Verdade. Compreender claramente a Verdade nos capacita a corrigir os mal-entendidos da mente mortal e a encontrar soluções e a vida em Deus.
Texto Áureo (Deuteronômio 32: 3, 4) : [...] Engrandecei o nosso Deus, [...] um Deus de verdade, e não há nele iniquidade; é justo e reto.
Leitura Alternada (Salmo 29: 1, 4, 9-11; 85: 10-13. Jeremias 4: 2): Reconheça o poder e a glória da Verdade
Mary Baker Eddy baseou seus 7 sinônimos para Deus naquilo que ela encontrou na Bíblia. No Texto Áureo e na Leitura Alternada, encontramos um fundamento para identificar Deus como a Verdade. Busque os atributos que são identificados com a Verdade. Eis alguns que encontrei: a Verdade é boa e virtuosa (sem iniquidade), suave, sem preconceitos, honesta, de sãos princípios, forte, misericordiosa e justa. Esta lição mostra como a consideração de tais qualidades em nosso pensamento permite que as bênçãos da Verdade se manifestem. Podemos trazer cura para nosso mundo resplandecendo, celebrando e louvando (glorificando) a Verdade, e sabendo que todas as pessoas em qualquer lugar do mundo são naturalmente governadas e abençoadas pela Verdade.
Seção 1: Conhecer e compreender Deus - a Verdade.
A fim de compreender Deus, precisamos discernir espiritualmente a Verdade (CS1). A Verdade não muda, não flutua, não vai e vêm. Ela é confiável e segura. O Salmo 91 pinta claramente uma imagem de certeza de proteção e as pessoas voltam-se a essa certeza na busca por segurança em qualquer dificuldade. A Verdade "te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa"(B3). Nós podemos confiar totalmente em que Deus cumprirá Suas promessas (B4). E essas promessas são: CURA. “Eis que lhe trarei a ela saúde e cura e os sararei; e lhes revelarei abundância de paz e segurança” (B5). Não apenas fazer a pessoa melhorar, mas restaurar completamente a saúde (ou totalidade). Observe a palavra revelar. Paz (no mundo, no corpo e nas relações pessoais) é o estado natural da criação de Deus. É o papel da Verdade para descobrir esta realidade para que ela possa ser percebida pela consciência humana individual. A compreensão espiritual nos permite ver o que a Verdade está sempre revelando ativamente. Para que possamos compreender Deus, devemos ser pensadores (CS4). Temos que nos recusar a aceitar o que os sentidos materiais estão relatando. Nós praticamos, entretanto, olhando através da névoa da matéria para discernir "a realidade de todas as coisas trazidas à luz". A compreensão nos é dada pelo Espírito (por Deus, que é Amor e Verdade) (CS2). Não há necessidade de lutar para entender intelectualmente algum conceito difícil. Em vez disso, pratiquemos alegremente a Verdade, a Verdade compreendida! (CS6)
Seção 2: A palavra de Deus é a verdade! Ela pode ser invocada para nos sustentar!
Deus falou com o profeta Elias e, como ele seguiu obedientemente as orientações, tanto ele como a viúva foram abençoados pela Palavra de Deus.
No glossário de Ciência e Saúde Eddy nos dá sua definição para Elias. Uma parte fundamental desta definição é a parte que diz: "a Ciência Cristã, pela qual se pode discernir o fato espiritual em lugar de tudo o que os sentidos materiais veem" (CS9). Assim, como Elias viu diretamente através da imagem de carência e limitação apresentada pelos sentidos materiais, nós podemos nos inclinar sobre os ensinamentos da Ciência Cristã para que possamos discernir a verdade espiritual em face da imagem material - seja qual for a mentira, se carência, doença, guerra, morte, destruição, ou qualquer outra situação.
Lembre-se de que o que Deus diz é verdade (B10). E, se Deus não disse é porque não é verdade. Portanto, analise o seu pensamento - você pode afirmar com precisão "assim diz o Senhor", depois de um pensamento ou observação? Se não, você sabe que não tem que acreditar no que está sendo apresentado. A Palavra de Deus nem sempre é ouvida da mesma maneira que ouvimos as coisas que dizemos uns ao outros. Mas, seja audível ou não, podemos ter a certeza de que Deus está falando com cada um de nós. Nós ouvimos quando realmente confiamos. Vai contra o senso comum e a compaixão o fato de Elias ter dito para a viúva lhe fazer um bolo antes de cuidar de si mesma e de seu filho: “porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha de tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra” (1Reis 17:2,9-16). Elias tinha experiência suficiente para saber que, se percebera isso como uma ordem de Deus, podia confiar que -- fazer um bolo pequeno para ele iria abençoar a todos. Elias não baseou sua compreensão numa sensação de carência, de recursos limitados evidentes para os sentidos materiais. A abundância do bem de Deus está sempre disponível! Ela realmente remonta à compreensão de que a "causalidade espiritual" não tem um ponto inicial nem final, mas ela é a evidência do desdobramento perpétuo da Verdade do bem (CS10). Então,sigamos o exemplo de Elias e da viúva. Quando Deus fala, tenhamos a certeza de que estamos ouvindo e respondendo. Sem “desculpas"! Seja confiante e saiba que há realmente apenas uma Palavra. Em seguida, espere e esteja preparado para aceitar as infalíveis e infinitas bênçãos de Deus (B7).
Seção 3: A Verdade purifica, salva, restaura e ajusta o equilíbrio.
O trabalho da Verdade é harmonizar, purificar e trazer as coisas ao equilíbrio perfeito. Cristo Jesus não se limitou apenas a contar às pessoas sobre Deus, a Verdade - ele demonstrou a Verdade. Demonstrar é dar prova ou evidência de algo. Temos muitos exemplos de Jesus curando doenças físicas, mas no caso de Zaqueu, ele mostrou o efeito da Verdade para mudar o caráter de um homem para corrigir um erro. E, não só foi Zaqueu o abençoado, mas o equilíbrio foi restaurado para os outros que haviam sofrido em sua mão. Jesus disse de si mesmo, "o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". Fiquei impressionado com as palavras de Jesus a Zaqueu: "desça depressa; pois hoje preciso ficar na sua casa" (B12). A luz da Verdade de Deus (o Cristo) está chamando a consciência de cada um dos filhos e filhas de Deus o tempo todo "desça de onde quer que tenha se desviado e receba a Verdade em seu pensamento e na sua vida".
Não há nenhuma razão para sentir que nós (ou o próximo) temos tantos problemas ou muitas vezes que a redenção esteja fora de alcance, ou talvez que estamos enredados em algum delito que não possa ser reparado. Nenhum falta (nenhum erro) - mesmo se algo parece ter sido feito premeditadamente - está além do alcance do toque de purificação do Cristo, a Verdade. Não podemos imaginar como o ajustamento será feito. Aqueles que ficaram esperando por Jesus passar naquele dia nunca poderiam ter delineado a solução que veio. Mas, todo mundo tinha comparecido. Estavam assistindo o Cristo passar. Parte das artimanhas do erro é fazer as pessoas pensarem que elas podem progredir impedindo o desenvolvimento de alguém. Mas isso simplesmente não funciona dessa forma. "Cedo ou tarde aquilo que é certo ajusta a balança" (CS15). Esta luz está revelando “os passos de Verdade, o caminho rumo à saúde e à santidade" (CS17).
Jesus sabia que todas as pessoas realmente querem andar nestes passos. Da mesma forma como ele batizou mentalmente a todos na luz da Verdade, alguns responderam e outros não. Mas, em última análise, a Verdade vai prevalecer. Assim como Jesus, nosso trabalho é reconhecer a influência sempre ativa da Verdade e confiar na sua capacidade de purificar a consciência individual e curar a injustiça. Demonstrar a influência da Verdade sobre o pensamento do homem pode resultar em encontrar soluções para os problemas sociais, tais como, a disparidade econômica, bem como ver o "equilíbrio de Deus" demonstrado em todas as áreas da vida (veja CS16). Podemos confiar na Verdade para purificar e ajustar!
Seção 4: Permanecer no Cristo produz o fruto da Verdade demonstrada através da cura.
Jesus esperava que seus discípulos seguissem seu exemplo: "Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai" (B17). Ele lhes assegurou que se seguissem seus ensinamentos ("permanecer na minha palavra") eles naturalmente "conheceriam a verdade e a verdade os libertaria" (B14). Nós somos seguidores de Jesus! É muito importante que nos lembremos de que é a ação da Verdade que cura. Nosso trabalho é conhecer (conectar-se com e responder a) a Verdade. Jesus usou uma ilustração agrícola para nos ajudar a melhor compreender o que significa "permanecer na palavra [de Jesus]". Para que um ramo dê frutos, ele deve estar preso à videira. Se um ramo não estiver dando fruto, ele deve ser cortado. Se estiver dando fruto, deve ser podado (um ramo morto deve ser cortado) para que a planta dê ainda mais fruto. Jesus identifica a si mesmo como sendo a videira e Deus como sendo o agricultor - o jardineiro ou aquele que cuida do vinhedo (B16). Nós (os seguidores de Jesus) somos os ramos. A palavra grega, kathairo tem duplo significado - "podar" e "purificar". O Amor purifica o pensamento - podando tudo o que não for produtivo - e resulta em cura. A cura do pensamento e do corpo é para a glorificação de Deus (evidenciar as obras de Deus). A cura é a Verdade demonstrada - a verdade da unidade do homem com Deus.
Quando temos a Mente do Cristo, habitamos no Cristo (Verdade) e a Verdade habita em nós. As orações são respondidas (a cura acontece) quando todos os pensamentos e ações não produtivos (qualquer coisa que não esteja dando fruto, inclusive doenças físicas não produtivas de qualquer tipo) são podados e a consciência é purificada pela Verdade. A criação de Deus fica, assim, livre para florescer e desabrochar em sua harmonia e plenitude naturais (B16). A última citação desta seção nos desafia a nos questionarmos. "Estou vivendo a vida que mais se aproxima do bem supremo? Estou demonstrando o poder de cura da Verdade e do Amor?" (CS21). Responder a primeira questão com um sim faz com que também respondamos positivamente a segunda. Habitar no Cristo - e saber que o Cristo habita em nós - traz a cura!
Seção 5: A Verdade destrói aquilo que é falso - sendo assim, argumente a favor da Verdade!
O apóstolo Paulo ordenou ao homem aleijado que se aprumasse sobre os pés, o que nunca havia acontecido desde que havia nascido (B19). Uau! Pense na convicção e na fé aqui mostradas - tanto por parte de Paulo quanto do homem que foi curado. Paulo é um grande modelo para nós, porque, como nós, ele não foi um dos discípulos a quem Jesus ensinou diretamente. Assim como ele conseguia (nós também podemos) invocar a autoridade do Cristo (a Verdade) para que o mal, que não é real, seja destruído - tudo aquilo que não é bom, ou seja, que não é de Deus. Essa seção está cheia de ideias daquilo que é necessário para obtermos sucesso na cura. Para mim, uma das coisas mais importantes é nunca perder de vista o fato de que é Deus quem cura (CS22). Sendo assim, qual é o nosso papel como sanadores e como aqueles que buscam a cura? A convicção mostrada por Paulo é um bom começo. Eddy diz que "Deus, a Verdade, a Vida e o Amor, de fato cura os doentes por meio da oração do justo" (CS22).
Pode ser útil analisarmos um pouco mais a fundo sobre o que significa ser justo. De acordo com o dicionário Webster de 1828, ser justo significa "ser correto, estar de acordo com a lei divina; puro de coração e observador, e praticante dos mandamentos divinos". Portanto, para mim, isso quer dizer manter o pensamento em linha com a lei de Deus, na expectativa de ver esta lei em ação”. Essa é uma declaração simples: "A Verdade é real, e o erro é irreal" (CS23). Porém, é um exemplo de uma declaração da lei divina com a qual devemos estar de acordo (em concordância). Para testemunharmos o poder sanador de Deus, precisamos argumentar a favor da Verdade. Precisamos ver a saúde como sendo mais real do que a doença; e "espantar-nos ante as vigorosas alegações do mal e duvidar delas" (CS24). Sabemos que devemos dizer "a verdade a toda forma de erro" (CS25). Assim, nosso trabalho é escolher com o que concordar. Nunca é tarde para nos alinharmos com a Verdade -- o time vencedor. Ao tomarmos partido da Verdade, não seremos mais enganados pela mentira. A saúde (em todas as áreas da vida) é a lei da Vida. Quando tomamos consciência de que as obras de Deus são eternas (B17), falamos com convicção (como fez Paulo) e o erro (o pecado, a doença e a morte) deve diminuir até ser dissipado completamente. Não importa a evidência física, você não tem que acreditar nela. O irreal deve ceder ao real. Alinhe e mantenha seu pensamento firme no poder sanador da Verdade.
Seção 6: Diga o nome do Cristo - pratique viver a Verdade.
Essa seção me parece elaborar aquelas ideias que já povoam nosso pensamento - viver do lado da Verdade, ou como escreveu Paulo em uma carta a Timóteo: "maneja bem a palavra da verdade". No versículo seguinte, vemos a referência a "todo aquele que professa o nome do Senhor" (B20). Eddy elabora mais o que isso quer dizer. Ela escreve em Escritos Diversos (19:11): "Ele que deu o nome do Cristo, que realmente aceitou as reivindicações divinas da Verdade e do Amor na Ciência divina, se afasta do mal diariamente: e todos os esforços malignos dos supostos demônios não podem mudar a corrente da vida de fluir de modo estável para Deus, sua fonte divina." Tudo o que é preciso é aceitar a Verdade e afastar-se do mal. Pense nas coisas que são reais, honestas, justas, puras, amáveis e honradas (B22). E, se um pensamento não se qualificar (ou se a evidência não coincidir), ele pode ser dispensado como inútil e ineficaz. É preciso praticar para viver com a Verdade e rejeitar o erro. Mas é preciso praticar para se especializar como acontece em quase tudo! Praticar o pensamento correto é uma parte importante da oração. O livro-texto da Ciência Cristã ensina que "a oração, acompanhada do desejo fervoroso e habitual de conhecer e fazer a vontade de Deus, nos conduzirá a toda a Verdade" (CS28). Viver a Verdade nunca é estúpido nem chato. Novas visões do bem surpreendente surgem continuamente quando visualizamos cada vez mais o reino da Verdade. Portanto, procure pelo bem que é real, insista que o bem que é real ESTÁ presente, mesmo que ainda não surgiu. Pratique, pratique, pratique viver e testemunhar a Verdade e você a verá. E, conforme a Verdade se tornar mais clara e sempre presente, ela destruirá "o que os mortais parecem ter aprendido do erro" (CS31). Passo a passo continuamos caminhando em direção à luz. A escuridão não aguenta a luz. O erro não aguenta a Verdade.
Por isso: “É chegada a hora dos pensadores. A Verdade [...] bate ao portal da humanidade.”
___________________________
Este estudo metafísico foi preparado por Kathy Fitzer, CS of Lake St. Louis, MO and Park City, UT. EUA, 314-323-4083 - kathyfitzer@gmail.com
A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinea Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini, com a leitura final por Orlando Trentini, CSB. Visite o site www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um complemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.
_______________________
No teu Senhor confia de todo coração;
Pois a Verdade guia e livra da aflição.
Só Deus te fortalece, aumenta teu vigor;
Teu dia resplandece; a paz vem do Senhor.
Hino 77,78

Metaphysical

Wake Up from the Dream to Reality! - Are you a prophet? A spiritual seer? A prophet is someone...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page