Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Tratem de conhecer a Deus! Rejubilem-se na Sua bondade! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Deus.

Kerry Jenkins, C.S., House Springs, MO
Posted Monday, June 27th, 2016

Tema: Deus

Lição Bíblica para 26 de junho a 03 de julho de 2016

Tratem de conhecer a Deus! Rejubilem-se na Sua bondade!

O que seria melhor do que realmente conhecer a Deus? A Bíblia nos diz que precisamos conhecê-Lo; a Sra. Eddy nos diz que tal conhecimento é a chave da cura. Quanto mais nos familiarizamos em conhecer a Deus tanto mais nos veremos curando, progredindo e rejubilando. A lição desta semana apresenta muitos exemplos de pessoas que conheciam a Deus ou aprenderam mais sobre Ele por meio da oração. Em qualquer caso, adquiriram um senso melhor de seu propósito, com mais alegria e saúde. Quando nos regozijamos em Deus como nosso Criador, somos elevados acima das mensagens que recebemos do senso material—mensagens que nos dizem estarmos cercados por doença, ódio, violência (o vento, o terremoto e o fogo que Elias viu antes de ouvir o cicio tranquilo e suave que era Deus). Nossos sentidos materiais não corroboram tal fato. Podemos ser tentados a sentir-nos desesperados, deprimidos, irados, se pensarmos que as coisas ao nosso redor estão relatando uma visão real de Deus e Sua criação. A única maneira de reverter essas “tempestades” é tomar a iniciativa de entrar no “quarto” que Jesus mencionou e orar. Talvez vocês se lembrem desse quarto na primeira lição de junho como uma despensa de coisas necessárias para a casa? Nesse calmo depósito, fechamos a porta para o senso material e bendizemos o abundante suprimento de mensagens angelicais do Amor. Começamos a nos desvencilhar das barragens agressivas e constantes do falso testemunho do senso material, e passamos a influenciar positivamente à nossa volta, nosso lar, nossa comunidade, nosso campo de ação e até do mundo.
——————————————
Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;
Bíblia Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB
—————————————-

Texto Áureo (Salmo 46:10: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus) e Leitura Alternada (Jeremias 29: 11-14; 9: 23, 24. Salmo 100: 2-5): podemos regozijar-nos em Deus quando O conhecemos como Ele conhece a nós.
Li em algum lugar, certa feita, o Salmo 46: 10, o Texto Áureo, dividido em ordens curtas, e achei interessante. Não sei a quem dar o crédito por essa inciativa, mas acho que não irá se incomodar! Começando pela primeira palavra: “Aquietai-vos”, e depois ‘aquietai-vos e sabei”, “aquietai-vos e sabei que Eu sou”, e por fim “aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”. Quando você repassa essa passagem dessa maneira, isso vira uma oração no sentido próprio da palavra. Ela se torna mais significativa quando conhecemos Deus como a única fonte/origem do homem. Quando percebemos que o existir vem do Espírito, não caímos sob as “leis” da matéria e da criação material, por exemplo. Assim, quando oramos com a palavra “existir”, podemos pensar em nossa existência como unicamente espiritual. Escutamos à palavra de um ponto-de-vista de coexistência com nosso Pai-Mãe. Esse é um ponto-de vista forte, gerador de paz, a partir do qual orar. Isto é destacado na LA quando vemos: “Sabei que o Senhor é Deus; ele nos criou e não nós a nós mesmos”. A criação material, onde o homem cria a si mesmo, não é a verdadeira criação e nos dá uma ideia terrivelmente errônea sobre Deus. Quando conhecemos melhor a Deus, “entramos por Seus portais com ações de graça e em Suas cortes com louvor” (Salmos 100:4). Na verdade, esta é a única maneira de vir à presença de Deus, sentir Sua paz e Seu Amor. E para saber como Deus conhece a nós, vejam o começo da LA onde Jeremias escreve aos judeus em exílio na Babilônia: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, pensamentos de paz e não de mal [um futuro cheio de esperança]” (Jeremias 29: 11); a parte entre colchetes é da NTLH). O Criador conhece a ama Sua criação; ela é perfeita e completa!

Seção 1: O senso espiritual afirma Deus.
O senso material afirma que "sabe" o que é real e verdadeiro. A Ciência Cristã nos ensina que estes sentimentos são mentirosos. A Ciência Cristã revela Deus como sendo (como a Bíblia nos diz!) "O grande Eu Sou" (CS1), e não um ser superpoderoso semelhante ao homem. E então, ela continua a listar os sinônimos para Deus, aqueles poderosos termos espirituais que nos ajudam a ver a Deus com clareza. Conhecemos Deus por meio do senso espiritual, e não admira, uma vez que Mary Baker Eddy nos diz, na página 209:32-33 do livro Ciência e Saúde que "O senso espiritual é a capacidade consciente e constante de compreender a Deus."
As citações B4 e CS3 abordam a sugestão do mal. Para o senso material, há sempre falta. Para combater isso nos afastamos desse senso em direção à luz que é Deus. Todas as obras de Deus "louvam” a Deus, porque são boas, alegres e íntegras. Isso quer dizer que, se não estamos sentindo essa alegria, somos uma criação deficiente ou que não somos de Deus? De modo nenhum. Isso significa que não importa como esses pensamentos se apresentam a nós, eles não representam nossa verdadeira natureza ou do homem em geral. Sabemos disso por causa da cura. O falso pode tentar agarrar-se a nós, pode parecer desconfortável e até mesmo muito real. Mas perante a quietude e a luz da Verdade, é impotente. Seja persistente e paciente também. A luz da Verdade, a realidade, é realmente a única presença e é Todo-Poderosa. Ela não se junta com o mal.

Seção 2: Deus nos diz quem Ele é (e nós podemos ouvi-Lo!).
Deus nos fez, vamos aceitar que Ele fez Sua criação de maneira que pudéssemos ouvir Sua voz. "Do céu [espiritualmente] te fez ouvir a sua voz, para te instruir" (B7). Elias estava se sentindo desanimado. Ele estava fugindo da rainha Jezebel para salvar sua vida. Ele pensou ser o único que restara no mundo, que apoiara o Deus de Israel. Ele tinha acabado de chegar do combate, onde foram mortos os profetas de Baal e por isso Jezebel o queria morto. Ele tinha testemunhado o poder de Deus em muitas ocasiões, então eu não acredito que tenha duvidado de Deus. Mas aqui ele duvida de si mesmo.
Como Deus ilustra Seu poder e governo? Ele deu a Elias várias demonstrações de eventos impressionantes, mas nunca comunicou Sua presença nesses eventos. Em vez disso, Ele escolhe falar com Elias num sussurro! Você já notou que quando alguém sussurra, você tende a se inclinar para ouvir? Quando meus meninos estão brincando e rindo alto no carro, se eu estacionar e ficar em silêncio, de repente eles param o que estão fazendo para saber o que está acontecendo. É geralmente muito mais eficaz do que tentar gritar mais alto do que eles. Assim é com a mente mortal. Ela fica muito barulhenta e agressiva. Mas não é ali onde o poder realmente se encontra. O poder de Deus está no silêncio e na quietude.
Mesmo quando parece que estamos testemunhando uma agressão tempestuosa de algum tipo, podemos perceber bem ali que esses erros são falsificações do poder divino. Eles são autodestrutivos (CS11). Ah, e por falar nisso, como mencionado, Elias estava muito desanimado, em parte, porque ele pensava que era a única pessoa fiel a Deus e estava desamparado – ainda assim, Deus lhe revela que não era assim. Na verdade, havia cerca de 7.000 fiéis em Israel. Isto é o que acontece quando ouvimos o senso material. Ele vai retratar as coisas de uma maneira falsa. Nós realmente perdemos a nossa alegria e senso de perspectiva, quando ouvimos o clamor do senso material, ao invés do sussurro do Todo-Poderoso (CS9).

Seção 3: Orar em silêncio, em nossos aposentos, ajuda-nos a conhecer a Deus.
Onde está o seu “santuário? Onde você encontra mais facilmente um lugar quieto para ouvir. Certa vez um dos trabalhadores de Eddy, Juiz Hanna, sentiu que precisava de umas férias. Ele tinha muitas responsabilidades na igreja. Eddy sugeriu-lhe que passasse quatro horas por dia em oração para si mesmo e também que solicitasse nunca ser interrompido, nem mesmo por sua esposa. Ele foi obediente ao seu pedido e percebeu que estava sentindo-se descansado e livre de stress. Já não sentia necessidade de um período de férias. "Agora você pode tirar férias" – ela lhe disse! (Você pode ler mais sobre isso no livro Mary Baker Eddy – Uma vida dedicada à cura pags. 399 a 402 – Edição Ampliada – de Yvonne Cache von Fettweis e Robert Townsend Warneck). Há muitas referências nessa seção sobre "santuário", "templo", "a casa do Senhor", e, finalmente, "o aposento". Deus está verdadeiramente sempre presente, mas podemos ouvir, ver e sentir Sua presença com mais facilidade, se firmemente fecharmos a porta sobre o ruído do senso material. Observe a citação B11, a qual diz "que todos se calem na sua presença." Não é o mesmo que dizer aos nossos sensos materiais para ficarem quietos? Mesmo quando o ruído é alegre e animado, precisamos parar e reconhecer a presença e o poder de Deus em tudo o que estejamos envolvidos. Isso é de fato verdadeiro no Acampamento dos Cedros, onde cada atividade está firmemente baseada no Espírito, precedido pelo cumprimento que reconhece o governo de Deus. A oração que cura é aquela que é humilde, silenciosa e inclui o que Mary Baker Eddy nos diz na citação CS17 – "uma fé absoluta em que tudo é possível a Deus – uma compreensão espiritual acerca dEle, um amor isento de ego.”

Seção 4: A lei de Deus só pode ser boa, porque sabemos que Deus é o Bem!
De fato, a razão pela qual podemos confiar em Deus é porque podemos confiar nas leis da harmonia que Ele fez para Seus filhos. Nesse ponto, Jesus mostra as leis da Vida de forma mais real, ainda mais em operação, do que as leis materiais de vida e de morte na matéria. Jesus via a situação verdadeira, ele nunca aceitou a falsa. Ele não realizou um milagre ao curar a filha de Jairo, ao invés disso, ele viu a realidade da vida dela como uma expressão de Deus, eterna. Embora por vezes possa parecer que a realidade esteja tão escondida de nossa vista, ela é a verdade e torna-se visível à medida que aprendemos mais sobre Deus. Recebemos ótimas orientações sobre o que fazer quando a "ilusão" de senso material parecer mais real do que a harmonia de Deus. Basta verificar a citação CS23. Use-a como um guia em sua própria prática de Ciência Cristã.

Seção 5: Trabalhe para Deus, isso nos traz paz e alegria!
Quando dedicamos nosso trabalho, nossas ações a Deus, nós O compreendemos melhor. Nossos pensamentos ouvem Suas orientações. Não há espaço para o fardo, para a exaustão (lembram-se do Juiz Hanna?). Marta sentia-se "sobrecarregada". (Na My Bible lesson temos a palavra original em grego "perispao" que significa distraída, como se a mente estivesse sendo levada a muitas direções.) Ouso dizer que não exista nenhum monitor no acampamento e nenhuma mãe no mundo que já não tenha se sentido assim, em algum momento. Mas Jesus nos diz, na citação B20, que não precisamos "ficar ansiosos" pelas coisas cotidianas como comer e beber, e com o que vestir. Não porque elas não sejam importantes, mas porque quando nosso pensamento descansa em Deus e em Seu reino, essas coisas são tratadas para nós sem que tenhamos de nos estressar, preocupar ou senti-las pesadas como um fardo. Marta era uma boa pessoa. Jesus a amava e falou gentilmente com ela, repetindo seu nome. Ela trabalhava para expressar amor, hospitalidade, etc. Mas quando lemos a história dela juntamente com uma passagem como a citação CS24, é impressionante. Não estava ela tentando criar um senso finito do amor que "satisfaz as necessidades humanas"? Talvez essa declaração esteja se referindo a coisas mais elevadas, mas faço aqui um paralelo. Como mãe, trabalho a maior parte do tempo para dar uma vida boa para minha família. Eu diria sabiamente que não estou meramente tentando satisfazer algum tipo de "desejo humano". Se almejarmos algo mais elevado, seremos abençoados com muito mais amplidão. Podemos encontrar mais orientações na citação CS28: "Ao tomar consciência das tarefas infinitas da verdade, nos detemos — esperamos a direção de Deus. Então avançamos, até que o pensamento, livre de barreiras, caminhe maravilhado e a concepção ilimitada ganhe asas para alcançar a glória divina.” Esperar em Deus é o caminho para o progresso e podemos ter a certeza de que abençoamos aqueles ao nosso redor quando fazemos isso!

Seção 6: A compreensão traz paz.
Terminamos essa lição como começamos – com paz e com regozijo na bondade de Deus. Sei que muitos de vocês leem a versão da My Bible Lesson (versão para os jovens), mas preciso incluir isso para aqueles que não o fazem. Na citação B23 está citado que a palavra “solenidade” não significa solene ou triste. Ao invés disso, “um banquete ou tempo festivo, cheio de orações, cerimônias e música.” Isso certamente coloca esse verso numa perspectiva diferente. Conhecer a Deus, busca-Lo, orar para uma compreensão mais profunda e colocar o que compreendemos em ação é a coisa mais gratificante e a atitude mais alegre que podemos ter. É o que fundamenta tudo o que fazemos no Acampamento do Cedros. Mantenha isso em mente, se estiver lá. Toda a diversão que você tem, tudo o que ama sentir, toda a amizade, a cura, a alegria – tudo vem da compreensão de Deus e do colocar essa compreensão na prática! Divirta-se!

________________
Este estudo metafísico foi preparado por: Kerry Jenkins, CS, House Springs, MO (314) 406-0041 kerry.helen.jenkins@gmail.com A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinéa Torres, Elisabeth Z. Friedrichs, Leila Kommers e Ovídio Trentini. Visite o site www.trentinicsb.com. Ali encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, para baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB. Os Cedros são um complemento para a LB.
O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 3ª feira. Busque e leia o texto em inglês, e noutras línguas, no link abaixo http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

Choose God’s law, take your case to the court of Spirit, and be free! - Overview:...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page