Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Acalente TUDO o que a Mente divina é ou está fazendo! Seja persistente e não deixe o gato (pensamentos) do vizinho entrar! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Mente.

Peggy Watkins, CS, Lakeland, Florida
Posted Monday, August 14th, 2017

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA

[Acalente TUDO o que a Mente divina é ou está fazendo! Seja persistente e não deixe o gato (pensamentos) do vizinho entrar!]
14 a 20 de agosto de 2017.

A MENTE
__________________________________________________
Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;
Bíblia Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB
__________________________________________________
“Tudo é a Mente infinita e sua manifestação infinita, porque Deus é Tudo-em-tudo” (CS30, p.468).
Gosto de cantarolar este refrão da declaração científica sobre o existir. É uma verdade absoluta, uma lei que seguidamente aflora no pensamento. Cante-a do jeito que quiser. Sabemos que Jesus cantava hinos, inclusive Salmos. No Acampamento dos Cedros, durante a quarta sessão, em nosso estudo diário da Lição Bíblica, pedimos aos campistas que adaptassem os “frutos do Espírito” (Gálatas 5:22,25) a um ritmo rap. O Diretor de Esqui, Jake Roometua, criou naturalmente um rap com os versículos. Uau! No dia seguinte, os campistas haviam formado sua própria versão plena e maravilhosa. Possibilidades infinitas na Mente divina!
Há só uma Mente. Esta Mente única é Tudo; onisciente, que tudo sabe; não existe nada mais. “Tudo é a Mente infinita e sua manifestação infinita, porque Deus é tudo-em-tudo.” Essa linha familiar da declaração científica sobre o existir expressa a unicidade e totalidade de Deus, daquilo que Deus é e aquilo que Ele faz.
Texto Áureo (Filipenses 2:5) — “Que haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus.”
Jesus reconhecia apenas Deus: como seu Pai e nosso Pai, como a única fonte, a única Mente, sabedoria, lei; a única vontade a ser feita; a única Palavra para ouvirmos e obedecer.
A Leitura Alternada (Isaías 14:24;45:5, 6;55:6-12) – Que grandiosa compreensão de Isaías de que O Único Deus, a Mente, é Tudo. [E que essa divina natureza (ou nome) não podemos “tomar em vão” (Êxodo 20:7), pois ela nunca retorna vazia, sem cumprir seu sagrado propósito em você e em todos (Isaías 55:11), LA]
“Jurou o Senhor dos Exércitos, dizendo: como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará. Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces. (Cantem isso com o Hino 499 (novo hinário).
Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos;
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor,
porque, assim como os céus são mais altos o que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,
assim será a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
Saireis com alegria e em paz sereis guiados; ...

Seção 1: Uma só Mente, Todo o Bem [Ouçam o Daily Lift:” “It’s All Good” (Está tudo bem) ”, de Blythe Evans, CS]
Ambas as citações B1 (Êxodo 20:1,3) e CS1 (p.340) abrem a lição desta semana com o que reconhecemos como o Primeiro Mandamento do Decálogo, os Dez Mandamentos: “Não terás outros deuses diante de Mim”. Essa é uma lei fundamental. Há um só Deus, o Bem, uma Mente, que criou e governa tudo. Por isso, é nossa bênção conhecer, amar e respeitar a Deus, a Mente, com todo nosso ser/existir, nosso coração, alma e mente, com cada pensamento e respiração. Quando amamos alguém, gostamos de pensar nesse alguém. Primeiro amamos a Deus. Depois, compreendemos e amamos nossa própria identidade como filho de Deus, nossa inseparável relação com Deus como pleno reflexo de Deus, criado por Deus. Ao mesmo tempo, reconhecemos plenamente e amamos todos os demais, nosso próximo, de igual modo como filhos de Deus.
Jesus Cristo ensinou seus discípulos a orar, com o que hoje é conhecido como a Oração do Senhor. É uma oração centrada em Deus, iniciando e terminando com Deus. Vejam como nosso Pai celestial é perfeitamente também a única Mente divina.
“Portanto, vós orareis assim: Pai Nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!” (Mateus 6:9-13).
Jesus afirma que nosso Pai, Deus, a Mente, é nosso único Pai, criador de todos nós. A Mente é santa e tem pensamentos santos, tem um nome santo e uma natureza santa. Jesus ensinou o evangelho do reino, que há um só reino, o sagrado reino do Espírito, da Mente, do Amor, e o propósito de Deus está sendo preenchido. [Esse reino celestial é ordenado e harmonioso, e resulta na cura de “toda sorte de doenças e enfermidades” (B3, Mateus 4:23, PS1 de Cobbey sobre Mateus 4:23].
Como Mary Baker Eddy afirma na citação CS4: “Deus é a Mente: tudo o que a Mente, Deus, é, ou fez, é bom, e Ele fez tudo” (p. 311).

Seção 2 - Não, esse não é o meu gato!
Alguns pensamentos se apresentam a nós como se fossem nossos próprios pensamentos, mas em realidade não são. De qualquer forma, eles tentam chamar nossa atenção (B8, 2Cor. 11:3) como a serpente falante em Genesis 2 que mentia com falsas sugestões provindas de mais de uma Mente. Frequentemente, esses pensamentos incluem o pensamento de massa mundial, doenças, limitações, medos, dúvidas ou até mesmo partes falantes de nosso corpo como que se um joelho, cabeça, ou cotovelo tivesse inteligência própria para falar ou influenciar nosso pensamento correto. A matéria não se reporta a Deus e nem a nós.
Geralmente, quando as pessoas chegam à minha porta, elas comentam sobre como o meu gato é lindo, ou dizem que meu gato quer entrar na casa. Mas esse gato não é meu. Ele vive num lar muito bonito com meus vizinhos, mas ele descansa na minha varanda ensolarada ou em cima das minhas plantas com certa frequência. O “Bob” entra porta adentro cada vez que tem uma oportunidade. Então, eu preciso ser mais persistente em mantê-lo no lado de fora, do que ele está determinado em entrar na casa. Ele até é um gato bonzinho, mas também pode ser bastante perturbador da harmonia da nossa casa visto que ele nem sempre é gentil com meu cachorro e gato, e sempre está feliz em comer a comida e dormir na cama deles. Certa vez, quando eu estava fora da cidade, minha vizinha ligou e me perguntou se eu havia visto o Bob. Eu lhe disse que estava em Boston, e ela me disse que sabia onde eu estava, mas que não tinha visto o Bob desde que eu havia partido. Então expliquei a ela que o Bob estava sempre querendo entrar em casa, mas que eu tinha colocado ele pra fora três vezes enquanto me preparava para viajar. Assim, com minha permissão, ela foi à minha casa e encontrou seu gato totalmente feliz. Ele havia aberto um saco de biscoitos de animais, e tinha tudo que queria para umas férias sozinho (enquanto eu e meus pets estávamos viajando). Ele tinha dormido na minha cama e na minha cadeira favorita. Mas o Bob não é meu gato. Nada que o Bob pense ou faça vai mudar o fato de que ele não é meu gato. Ele não me pertence. Após muitos anos tendo esse gato na minha porta da frente pronto para correr pra dentro, e de eu correr atrás dele pela minha cozinha e pelo corredor antes que ele fosse para debaixo da minha cama, eu perguntei “Pai, diga-me o que devo entender aqui”. A lição que aprendi com o Bob foi: não importa com que frequência ele venha. Eu tenho de estar sempre mais alerta e vigiar com mais persistência a minha porta, o meu pensamento, do que o gato esteja determinado em entrar. O fato das pessoas geralmente assumirem que o Bob pertence a este lugar, não o faz meu gato. Esse gato não é meu!
Aquilo que Deus nos da é bom, somente bom, e harmonioso. Não é uma mistura de bom e ruim, ou material e espiritual. Recuse-se a receber algum outro deus, qualquer dúvida estranha, como real. Deus, o Bem é Tudo, e não existe nada além de Tudo.
Em um parágrafo intitulado: Completude Divina, Mary Baker Eddy diz, “… que tudo é a Mente, e que a Mente é Deus, a onipotência, a onipresença, a onisciência, - isto é, todo o poder, toda a presença, toda a Ciência. Por isso, tudo é a manifestação da Mente.” (CS11, p. 275)

Seção 3 – A Oni-ação da Mente única corrige qualquer possibilidade de haver mais de uma mente.
Não podemos iniciar com a matéria e esperar encontrar o Espírito. Não há comunicação da matéria para Deus, ou da matéria que não pensa, incluindo cérebro e nervos, para nós. A Mente é a única fonte. Como coloca a, citação CS16: “Lembra-te de que o cérebro não é mente” (p. 372).
Em Lucas 8 (B12), encontramos o relato de um homem que foi restaurado ao juízo perfeito. Após anos de castigo pela crença de mais de uma mente, possivelmente agindo mal algumas vezes, sentindo-se julgado por outros ou por seus atos em meio às atividades e atitudes do vilarejo (criadores de suínos), um homem encontra-se com Jesus Cristo quando o barco chegou à margem. Embora a terra dos gerasenos fosse terreno gentio, não parte da terra dos judeus, esse homem reconhece a presença e o poder do Messias. Ele experimenta a correção por Jesus de que há um só Pai, a Mente onipotente, Deus. Deus é a Mente única e o homem tem de expressá-la. Em nítido contraste, o homem se refere à sua identidade humana como Legião; como muitas mentes, uma turbulenta unidade militar romana de quatro a seis mil soldados; definitivamente, não a harmonia de uma só Mente. A autoridade do Cristo havia ordenado ao homem, audivelmente ou não, que ficasse bem com mente singela (simples) como Deus o criara. Os maus pensamentos estavam com medo de serem mandados para as infindáveis profundezas do mar, e por isso pedem para serem enviados para a manada de porcos que estava por perto. A mentalidade da manada imediatamente responde precipitando-se para o mar. O mal se autodestrói. Isso foi horrível para os habitantes da vila e causou um impacto muito forte, não só de perceber que o mal se apressa em destruir-se, mas também por verem que o homem estava são, puro, curado, restaurado, íntegro e santo, e capaz de tratar com as pessoas como Jesus lhe ordenou.
Deus é Justo, com J maiúsculo, a fonte/origem de tudo o que é certo, e justiça.
O tema de nosso TA é repetido na citação B13: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2:5).
Há alguns anos eu voltava para casa, e sentia-me com sintomas de resfriado ou gripe. Eu só queria chegar em casa e cair na cama por alguns dias. Lembrei-me de que em casa não tinha lenços de papel, nem caldo para fazer uma sopa. Comecei a fazer mentalmente uma lista de compras do que iria precisar, receando ir ao mercado do jeito que me sentia. De repente, percebi que minha lista de compras parecia uma preparação de entretenimento de algo indesejado, que eram os sintomas de doença! Recusei-me a tal coisa! Não, eu não iria receber, cozinhar ou mesmo comprar lenços por causa da doença. Com certeza não iria preparar-me para adoecer. Fui direto para casa sabendo que Deus não envia a doença, que eu só abrigaria anjos, pensamentos de Deus. Fui curada rapidamente naquele dia.
Como afirma a citação CS18: “Toda função do homem real é governada pela Mente divina. A mente humana não tem poder para matar nem para curar e não exerce nenhum controle sobre o homem de Deus. A Mente divina, que fez o homem, mantém Sua própria imagem e semelhança” (p. 151).

Seção 4: Não fique impressionado com a cena, cure-a.
Às vezes ficamos impressionados com o drama da mente mortal em querer controlar o corpo. O erro não é real, mas às vezes ele age de forma muito dramática para tentar convencer-nos do contrário. Como um mentiroso, que mente e depois afirma: "Francamente, honestamente! De verdade!" Mas só porque é um grande show não significa que seja verdade.
Em Lucas 9:38-43 (B15) descobrimos que os discípulos estão tão impressionados com a natureza de uma doença e seus sintomas, que ela não é imediatamente curada. (Dica: não se deixe enganar com as aparências materiais!) Então, o pai pede a Jesus que cure o menino - e a criança é curada. Adoro a persistência e a expectativa do pai. Embora todos vejam uma condição de contínua debilidade, o pai tem esperança e expectativa de uma cura completa. Jesus não está considerando a primeira impressão, mesmo quando a condição parece piorar, Jesus está buscando a Deus, ouvindo em primeiro lugar apenas a Mente divina. Estes são os "Primeiros Socorros" mais cientificamente eficazes - volver-se à Mente onipresente e onipotente para saber e ver o que é sempre verdadeiro. Jesus corrige seus discípulos assegurando-lhes que já sabem como curar até as condições mais dramáticas. Sem qualquer medo ou dúvida. Deus nos dá uma resposta de paz. Sejam condições climáticas adversas como uma tempestade sobre o mar ou mesmo uma doença grave na família, as artimanhas da mente mortal são superadas pelo poder e pela presença de Deus. Há apenas uma Mente, e essa Mente é Deus, o bem. E Deus é Tudo.
A citação CS21 (p. 480) declara: “A consciência, assim como a ação, é governada pela Mente - está em Deus, a origem e o governador de tudo o que a Ciência revela. O reinado do senso material está fora da Ciência, está no irreal. A ação harmoniosa procede do Espírito, Deus. A desarmonia não tem Princípio; sua ação é errônea e pressupõe que o homem esteja na matéria.”
E a citação CS24 (p. 216) conclui: “A compreensão de que o Ego é a Mente, e de que existe só uma Mente ou inteligência, começa de imediato a destruir os erros do senso mortal e a proporcionar a verdade do senso imortal. Essa compreensão torna o corpo harmonioso; faz com que os nervos, os ossos, o cérebro etc., sejam servos, em vez de senhores. Se o homem é governado pela lei da Mente divina, seu corpo está em submissão à Vida, à Verdade e ao Amor eterno.”

Seção 5 – Lide primeiro com o cachorro.
Não ignore o problema que está bem debaixo do seu nariz, fazendo de conta que não percebeu. Reconheça o medo que precisa ser corrigido, e corrija-o.
Como a citação B17 declara “Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo” (Marcos 3:27). Uma vizinha passou e me disse que um trabalhador poderia passar enquanto ela estava em um compromisso, e que ela tinha dito ao trabalhador que fosse ao meu encontro caso ela não estivesse em casa quando ele chegasse, para que eu cuidasse do cachorro. Fiquei feliz em ajudá-la! Ela havia adotado um cachorro grande cujos donos anteriores o ensinaram a ser feroz. Ninguém entrava na casa sem antes ter que lidar com o cão.
Assim, quem é o “valente” ou “cachorro grande” em nosso trabalho de cura? A mente mortal. Pode parecer que é o corpo mortal que necessita de cura. Porém, nós somos sabiamente aconselhados: “Nunca podemos tratar a mente mortal e a matéria em separado, porque elas são uma coisa só” (CS29, p.397). A partir da “chamada mente mortal, que controla diretamente o corpo” (CS26, p.399) “a ação da chamada mente mortal tem de ser destruída pela Mente divina para trazer à luz a harmonia do existir.” (CS27, p.400) O ser harmonioso é melhor entendido através da declaração científica sobre o existir (CS30, p.468): “Não há vida, verdade, inteligência, nem substância na matéria. Tudo é a mente infinita e sua manifestação infinita, porque Deus é Tudo-em-tudo.” Só para que você saiba, até mesmo os vizinhos do cachorro grande estão aprendendo que agressão não faz parte dele, e que ele não precisa agir dessa maneira, e certamente não é a maneira com que Deus pensa (sobre ele). Ele ainda late bem alto, mas quando me vê, ele sorri e se chacoalha todo com alegria.

Seção 6 - Uma Mente, Nosso Pai, nossa família
Nosso Pai é a Mente una e única, e somos sua família amada. Ela é a única Mente e a única família que existe. Todos vivem na harmonia, o reino de Deus, onde a bondade de Deus governa tudo e é Tudo. Não há outra mente ou mentes. A plenitude da mente do Cristo é nossa agora. Paz, Amor, Alegria para nossa família universal.
Amor, Amor, Amor!
_________________
Este estudo metafísico foi preparado por Peggy Watkins, C.S.
A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinea Torres, Igor Souza, Leila Kommers, Ovídio Trentini e William Trentini. Visite o site Associação dos Alunos de Ciência Cristã do Professor Orlando Trentini, CSB. Ali você encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, podendo baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um suplemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 4ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

Recognize Mind, God, as the source of all good and all understanding! - Whenever — for...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page