Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Acordem! “Não fiquem no reino dos sonhos”. Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: São reais o pecado, a doença e a morte?

Rick Stewart, C.S., Dresden, Germany
Posted Monday, October 8th, 2018

LIÇÃO BÍBLICA

[Acordem! “Não fiquem no reino dos sonhos”]

14 de outubro de 2018

São reais o pecado, a doença e a morte?

________________________________________________

Abreviações: Bíblia – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;

Bíblia Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS; Lição Bíblica – LB

__________________________________________________

“Desperta agora, ó mortal, D’um sonho vão e material; Vê o presente com valor, e ouve a voz de teu Senhor” (Hino 6:1; Hinário da Ciência Cristã). .

Foi muito bom ter um pai como eu tive, principalmente quando era hora de despertar. Nem que fosse 3, 4 ou 5 horas da manhã, crescemos em nossa família sempre prontos a levantar cedo, e sair de casa para alguma aventura no lado de fora.

Tendo sido treinado para levantar por qualquer solicitação, preparou-me no treinamento de natação cedo pela manhã, para sessões de patrulhas marítimas matutinas, e em meu trabalho como Praticista da Ciência Cristã. (Também foi uma ótima preparação para o serviço de praticista do Acampamento CedarS).

A lição desta semana trata do despertar e descobrir que não precisamos demorar no país dos sonhos quando há um grande bem esperando por nós. O chamado de despertar dessa lição não é apenas o sair da cama e iniciar o dia, mas trata de um chamado de despertar muito mais significativo. Um chamado a erguer-se de um leito de enfermo e ser livre e forte novamente. Um chamado a erguer-se de um leito no qual ações pecaminosas nos haviam atado para sofrimento e pesar. E o chamado extremo para despertar do leito de morte, e viver.

Mas primeiro vamos falar de um milagre menor, deste domingo de manhã. A família Stewart chegou bem cedo ao estacionamento do centro comunitário onde se realizam os serviços de nossa igreja e da Escola Dominical. Estávamos todos prontos, Martha, Alma e meu filho adolescente Johann. (Noah está em Principia College). Estávamos prontos a abrir as portas e preparar as boas vindas aos visitantes.

Todos os domingos, estamos ali para a Escola Dominical. Mas, às vezes, é difícil chegar a tempo. Jovens de quinze anos gostam de dormir um pouco mais aos domingos. Tenho a satisfação de dizer que Noah e Johann sempre estiveram dispostos e levantar para irem à E.D. ainda que às vezes chegando tarde.

Mas nesse domingo, fomos os primeiros a chegar, devido a diversos fatores. Em primeiro lugar, nossa amável congregação votou em mudar o horário dos serviços dominicais de 10 para 11 horas. Quanta diferença ter um tempo extra! Tivemos tempo até para um café familiar antes de sairmos. Outro fator importante é que a crianças reconhecem a importância da E.D. e se dispõem a um esforço extra. Sou grato à nossa congregação ter-se dignado a mudar o horário para trazer os alunos. Assim quando chegamos bem cedo nesse domingo, eu era um pai (papa) muito grato.

Mas, lembrem-se de que foi necessária a disposição de Johann de levantar e aprontar-se! É a mesma disposição que devemos trazer a esta lição. Você está disposto a despertar ao espantoso fato de que o pecado, a doença e a morte não são reais? Se você hesita em aceitar esse fato, então, por favor, estude, aceite esta lição como despertador. Os benefícios que você colherá por levantar-se de seu leito de enfermidade, leito de pecado ou de morte são eternos.

Vejamos como o Texto Áureo (Romanos 13:11) nos ajuda. E vejam algumas versões adicionais desse trecho bíblico:

“... já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que no principio cremos.” JFA

NTLH – “... chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.”

PHIL – “... o tempo atual é de suma importância; é hora de despertar para a realidade. Cada dia traz a salvação de Deus para mais perto do que no dia em que demos o primeiro passo na fé.”

MSG – E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

A Leitura Alternada (Jeremias 23:18, 23-25, 27, 28, 32, 235; Efésios 5:14) é do profeta Jeremias e da carta de Paulo aos cristãos em Éfeso. Esses versículos me são familiares e muitas vezes penso neles com relação a um despertar para a verdadeira mensagem profética. De repente, após pensar por vários dias sobre essas passagens me veio um conceito totalmente novo. Pode ser que elas tenham sido novas para mim, mas que vocês talvez já tenham pensado a respeito.

Vejam a versão da New Living Translation (Nova Tradução Viva): “Tenho ouvido esses profetas dizerem: ‘Ouçam o sonho que tive sobre Deus ontem à noite’ E depois seguem contando mentiras em meu nome. Ao relatarem esses falsos sonhos, tentam fazer que meu povo me esqueça, assim seus ancestrais ao adorarem ídolos como Baal. Assim, se o objetivo é fazer que o povo esqueça o Senhor, Deus, o único criador, o Espírito, o que realmente esses falsos profetas estão tentando fazer o povo crer? Na matéria. A matéria como força, poder, evolução, legislação. A matéria se torna o Baal dos tempos antigos, outro poder, outra base para acreditar!”.

O Cristo é a verdadeira mensagem sobre Deus e o homem, a verdadeira ideia de filiação. O filho do Espírito é espiritual. Racionando segundo essa linha, a conclusão da L.A. é como segue:

Efésios 5:14 – “Desperta sonhador! [a] Levanta-te dentre os mortos, [b] e Cristo te iluminará [c].

Seção 1: Despertem para o Bem presente.

Uma base simples para compreender e despertar para a verdade é escutar aos videntes espirituais, Profetas, que falam de Deus e Sua bondade. Vale a pena aceitar de todo o coração a validade das Escrituras e sua clara mensagem de Deus como o Bem e o único Criador. A matéria, tal como o mal: assim como o pecado, a doença e a morte não entram na boa criação de Deus.

B1 | Gênesis 1:31 “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.”

B2 | Salmos 107:15 “Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!”

A disposição para ouvir, aceitar e despertar para a mensagem da Bíblia que detalha a bondade de Deus é nosso melhor despertador. Aceitamos a totalidade de Deus, o Espírito, e os sonhos de profetas mentirosos que proclamam a matéria e seu reino são vencidos na luz do Cristo.|

A natureza contínua e eterna do Bem, Deus, é uma mensagem profética que ajuda cada um de nós a despertar para o bem, e para perceber a tolice do sonho de haver um reino separado de Deus cheio de pecado, de doença e de morte; esse sonho já era! O artigo “A continuidade do bem” de William Moody traz mais inspirações.

THE CONTINUITY OF GOOD [A continuidade do bem]

BILL MOODY

Publicado em The Christian Science em agosto de 2007 of (apenas como referência, pois não está integralmente traduzido)

“Tudo o que recebemos, que é bom e perfeito, só pode vir diretamente do pai das Luzes. Em deus existe plena firmeza, nele não existe instabilidade”. (Tiago 1:17- A Mensagem)

“Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele”. (Eclesiastes 3:14)

“A Vida e o bem são imortais. Modelemos, então, nossa perspectiva da existência em beleza, frescor e continuidade, em vez de em velhice e decrepitude.”

Extraído de: Mary Baker Eddy. “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.” iBooks. p. 246

A vida de muitos dos grandes líderes e profetas da Bíblia - Moisés, Enoque, Elias, Eliseu - e, claro, as demonstrações inigualáveis do Mestre, Cristo Jesus, tem algo importante para nos ensinar sobre a continuidade do bem e a continuidade do existir. O que eles perceberam espiritualmente e depois realizaram em sua própria vida ilustra vividamente a unidade ininterrupta de Deus e do homem - da Alma divina e sua bela expressão, do Princípio divino e seu perfeito reflexo, do Amor divino e de seu resultado sempre amoroso.

“Quando o existir espiritual é compreendido em toda a sua perfeição, continuidade e poder, então o homem é visto na imagem de Deus.”

Extraído de: Mary Baker Eddy. “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.” iBooks. Pg. 325

Um comentário bíblico, A Bíblia do Intérprete, afirma que a importância da vida de muitas pessoas parece ser explicada apenas por um conjunto de medidas físicas. Usando imagens comuns dos tempos bíblicos, sugere: "Suas realizações têm a ver apenas com coisas materiais. Eles podem costurar suas tendas, criar seu gado, fabricar seus instrumentos musicais e trabalhar em latão e ferro. ... Mas o homem que se eleva em significado acima de todas as outras é o homem que anda com Deus ... [Enoque] se volta para Deus porque ele já aprendeu a estar com Deus ... "(ver Interpreter's Bible, 1952, vol. 1, p. 530). Na verdade, Enoque nunca esteve sem Deus. Ele nunca esteve fora da perfeita continuidade do bem.

O mesmo comentário também inclui uma pequena passagem do livro Altares da Terra, de Hubert L. Simpson, que descreve o que poderia ter acontecido na própria comunidade de Enoque: "Um dia o lugar de Enoque na terra estava vazio, e as pessoas que o conheceram, sempre o viam como o íntimo de Deus, e o que é mais natural do que, quando a noite caísse, ele tivesse ido para casa com seu Amigo? Uma menininha estava contando a história de Enoque à sua maneira: e Deus", disse ela, ‘Eles costumavam fazer longas caminhadas juntos. E um dia eles andaram mais do que o normal...'" (p. 530-531).

Assim, podemos dizer que Enoque viveu uma vida expressando a continuidade ininterrupta do bem, a continuidade do existir. Olhando para além da evidência material enganosa do mundo, de um bem limitado e de uma existência em curto-circuito, ele deve ter percebido algo da verdadeira natureza espiritual da unidade do homem com Deus. E assim, ele permaneceu próximo do Princípio divino, um com a Mente, inseparável da Alma. Em Ciência e Saúde, Mary Baker Eddy observou: “Se a percepção de Enoque se tivesse limitado à evidência que se apresentava aos seus sentidos materiais, ele nunca poderia ter ’andado com Deus’', nem ter sido guiado à demonstração da vida eterna”.

Extraído de: Mary Baker Eddy. “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.” iBooks (p. 214).

Seção 2: Desperte de sonhos ruins.

B6 | Daniel 4:5 Tive um sonho que me espantou; e quando estava no meu leito, os pensamentos e as visões da minha cabeça me turbaram.

NLT - Mas uma noite tive um sonho que me assustou; tive visões que me apavoraram enquanto me recostava.

Na citação B6 da Bíblia, lemos sobre os desafios de Daniel em relação a um pesadelo. Recentemente, minha filha de 7 anos, Martha, me procurou, em algumas ocasiões, no meio da noite: “Papa, tive um pesadelo.” Como pais, aprendemos que tais sonhos vêm após as crianças terem assistido um filme com cenas gráficas e talvez por terem tido uma noite com muitas atividades antes de dormir. Que ótimo podermos assegurar aos nossos pequenos que Deus está bem aqui e que as imagens assustadoras não são reais, mas somente sugestões. E então, um copo de agua e uma pequena prece, e de volta para cama. Em situações extremas como ontem à noite, deitar na cama junto com o papai é a melhor solução. E após ela pegar no sono sigo o impulso de levantar e ir para a sala orar por ela e pelo mundo. Eu sei, que “não existem monstros lá fora. Nem sonhos ruins como o pecado, a doença e a morte.”

Então Daniel, você não está sozinho, mas o Pai-Mãe já estava lá antes. Lembro-me de uma experiência em 1987 quando morei por 2 meses no Brasil. Na minha primeira noite, tive um pesadelo. Acordei no meio da noite com febre e delirando. Era difícil até pensar claramente. Então comecei a declarar, “existe somente um Deus.” Logo cai num sono tranquilo. Estava lá para estudar português por 2 meses em preparação para uma futura série de conferências. Após a cura desse “pesadelo”, nunca mais tive nenhuma experiência ruim durante toda a minha estadia no Brasil. De fato, amei tanto minhas experiências que até considerei me mudar para o Brasil. Uma terra maravilhosa, cheia de pessoas incríveis.

Seção 3: Desperte dos pesadelos do pecado.

Essa seção começa com a citação B12 de Genesis 2:1…

“1. foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. 6. Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo. 7. Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. 21. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.”

E continua com a citação B13:

Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo (I Corinthians 15:22).

E B16 Mateus 9:2–8

2. E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. 3. Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema. 4. Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração? 5. Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? 6. Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 7. E, levantando-se, partiu para sua casa. 8. Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

Eu certamente pensei muito sobre essa cura do paralítico. Porque Jesus declarou “seus pecados sejam perdoados”. Discerniu Jesus por acaso algo escondido ou falha moral nesse homem que ele curou? Não sei ao certo. Mas conforme essa seção começa a se desdobrar, talvez seja o pecado universal de se crer que o homem seja material e parte da criação material feito de névoa e poeira.

Mary Baker Eddy questiona na citação CS14, “Acaso o homem doente é mais pecador do que todos os outros? Não! Mas, estando em desarmonia, ele não é a imagem de Deus. Cansados de suas crenças materiais, das quais provêm tanto sofrimento, os doentes vão se tornando mais espirituais, à medida que o erro — ou seja, a crença de que a vida esteja na matéria — cede à realidade da Vida espiritual” (318:16).

Poderia isso ser considerado o maior pecado de todos, a diminuição do único grandioso Criador, o Espirito?

Em fevereiro de 1866, Mary Baker Eddy (Sra. Patterson naquela época), caiu no gelo. Nenhum pecado nisso certo? Mas parecia que os efeitos do acidente ameaçavam sua vida. Certo Dr. Cushing a examinou e declarou que seus ferimentos eram internos e, portanto ele não poderia ajudar. E o pastor dela veio lhe visitar basicamente para dizer adeus a essa fiel membro da paróquia. Ela estava sem qualquer esperança nos meios materiais. Condenada a morrer.

Naquele ponto, ela pediu que lhe trouxessem a Bíblia e descreve essa experiência:

“São Paulo escreve:

’Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.’ Esse conhecimento me veio em uma hora de grande necessidade; e eu vos dou como testemunho de leito de morte para a estrela do dia que amanheceu na noite do sentido material. Esse conhecimento é prático, pois forjou minha recuperação imediata de uma lesão causada por um acidente e declarada fatal pelos médicos. No terceiro dia depois disso, pedi minha Bíblia e a abri em Mateus 9:2. Enquanto lia, a Verdade curadora surgiu na minha consciência, e o resultado foi que me levantei, me vesti e daquele momento em diante gozei de melhor saúde do que jamais tivera antes. Essa curta experiência incluiu um vislumbre do grande fato que, desde então, tentei esclarecer a outros, a saber, a Vida no Espírito e do Espírito; esta Vida sendo a única realidade da existência”. (tradução livre)

Escritos Diversos. 23:14-18 (np) Da Concord Express - Um recurso para o estudo da Christian Science: (somente em inglês)

Lembro-me de uma cura cedo na minha prática da Ciência Cristã. No meio da noite, recebi uma ligação da esposa de um novo estudante dessa Ciência. “Rick, poderias orar pelo Dick?” Me parece que ele está pensando que está prestes a morrer. Conforme orava, senti que deveria focar em anular uma crença extrema sobre condenação. Esse homem tinha sido muito religioso quando jovem, e servido no Vietnam num esquadrão de assassinos, e agora estava face a face com a crença de que ele ia morrer e ser para sempre condenado. Minhas orações durante a noite toda foram simplesmente a afirmação de que os seus pecados foram perdoados e que ele era em realidade um puro filho de Deus.

Às 8 horas da manhã, tive um impulso de ir até a janela da frente e observei que esse homem vinha caminhando na minha calçada com o maior sorriso que já vira em seu rosto. (Ele não costumava sorrir muito.) Ele relatou que nunca tinha se sentido tão bem em toda sua vida. Duas semanas depois, ele voltou com laudos de um exame de saúde do Centro de Controle de Doenças de Atlanta dizendo que um exame anterior havia identificado uma doença do sangue considerada incurável e que o laudo mais recente não mostrava nenhum sinal dessa doença. Nenhuma crença do mal em doenças pode condenar nenhum de nós a uma sentença de morte. Somos todos livres para nos elevarmos na salvação do Cristo.

Seção 4: Despertai do pesadelo da doença.

A Seção 4 inicia com a cura de um homem que tinha um pesadelo há 38 anos, cura essa que Jesus realizou. B17 (João 5:1-9): “Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.] Estava ali um homem enfermo há trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar.”

Esse relato apareceu recentemente na lição bíblica, e na ocasião pensei: “Bem, esse homem só precisava mudar de “banho-de-sol” para “banho-de-filho” (em inglês há um trocadilho entre ‘sun’ e ‘son’).

Aquecer-se na luz do Cristo cura qualquer doença que se apresente à experiência humana. E uma grande ajuda no trabalho de cura é a descrença na realidade da pretensão do mal. E é isso que a presença do Cristo faz, ergue a consciência humana para ver o que Jesus vê.

Ciência e Saúde faz a seguinte colocação: “Se a doença fosse real, pertenceria à imortalidade; se fosse verdadeira, faria parte da Verdade. Tentarias tu, com drogas ou sem elas, destruir uma qualidade ou uma condição da Verdade? Mas, se a doença e o pecado são ilusões, o despertar desse sonho mortal, dessa ilusão, nos traz para a saúde, a santidade e a imortalidade. Esse despertar é a perpétua vinda do Cristo, o aparecimento mais adiantado da Verdade, que expulsa o erro e cura os doentes. Essa é a salvação que vem por meio de Deus, o Princípio divino, o Amor, como Jesus o demonstrou” (CS19, p. 230).

Jesus perguntou ao homem: “Queres ser curado?” Podia ter perguntado também: “Pronto para despertar?” “Já chega esses 38 anos?” É possível a cada um de nós despertar do sonho da doença, da incapacidade e da desesperança para a mensagem do Cristo de salvação atual.

Recentemente topei com um amigo em Londres. Almoçamos juntos e compartilhamos ideias sobre a Ciência Cristã. Sugiro a leitura de artigo desse amigo, escritohá alguns anos e tem a ver com despertar.

“It's time to wake up” [É hora de despertar]

Toni Lobl

Publicado em CSSentinel e 3 de Agosto de 1992.

Seção 5: Despertar da cama da morte.

Vocês provavelmente estão bastante familiarizados com a história de Lázaro saindo da sepultura! Era tão amplamente compartilhada na época que havia pessoas viajando para sua cidade de Betânia apenas para dar uma olhada no cara. E o fato de Lázaro e suas irmãs, Maria e Marta, serem realmente amigas de Jesus, também desperta grande interesse. Outros fatores envolveram o fato de que Lázaro estava no sepulcro quatro dias antes de Jesus poder chegar lá. Quatro dias nesse clima é bastante longo em relação à preservação do corpo. Mas um princípio fundamental para lembrar é que nosso Salvador, Mestre, Jesus Cristo, apoiou-se em um fundamento para a Vida e esse era Deus. Ele nunca lidou com as condições materiais como um obstáculo. Sua consciência da fundação/base da Vida como Espírito e espiritual era intransigente. Citações da Lição Bíblica de nosso livro-texto tratam do caso Lázaro:

CS23 | 75:12 12 “Jesus disse de Lázaro: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo”. Jesus restabeleceu Lázaro pela compreensão de que Lázaro nunca havia morrido, e não por admitir que seu corpo havia morrido e depois voltara a viver. Se Jesus tivesse acreditado que Lázaro havia vivido ou morrido no corpo, o Mestre teria se colocado no mesmo plano de crença em que estavam aqueles que haviam sepultado o corpo, e não o poderia ter ressuscitado.”

Extraído de: Mary Baker Eddy. “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.” iBooks.

CS24 | 493: 28–2 “Se Jesus despertou Lázaro do sonho, da ilusão, da morte, isso provou que o Cristo é capaz de melhorar um senso errôneo. Quem ousará pôr em dúvida essa prova consumada do poder e da disposição da Mente divina, de manter o homem para sempre intacto no seu estado perfeito e de governar toda a ação do homem?”

CS25 | 289: 14 “O fato de que o Cristo, a Verdade, venceu e ainda vence a morte prova que o “rei dos terrores” é apenas uma crença mortal, o erro, que a Verdade destrói com as evidências espirituais da Vida; e isso mostra que aquilo que aos sentidos parece ser a morte é apenas uma ilusão mortal, pois para o homem real e para o universo real não há processo de morte.”

Minha mãe foi uma praticista da Ciência Cristã com anos de experiência em cura. Uma lição que me lembro de seu ensinamento foi que começamos a curar a hemorragia, por exemplo, curando pequenas feridas. O princípio absoluto da cura funciona com 2 + 2 = 4 e com qualquer outra equação matemática, não importa quão grande seja. Então é com a eliminação da crença da morte. Vocês só têm de começar em algum lugar. Eu tenho visto muitas curas de animais que por acidente ou doença foram restauradas para a saúde. É um despertar para os fatos da Vida que incluem apenas harmonia e saúde. A matéria não faz parte da equação quando acordamos. Outro artigo dá alguns exemplos de despertar para a realidade atual.

“Waking up” [Despertar] de Mary Mona Seed Fisher

De 9 de maio, 1994 - The Christian Science Sentinel

Por exemplo, um adolescente voltou, após uma semana de atividade rigorosa em um acampamento de basquete universitário, com o que um médico diagnosticou como mononucleose; o diagnóstico foi confirmado por relatórios laboratoriais. A previsão era de que levaria de quatro a seis semanas para que esse jovem começasse a se sentir melhor e de quatro a seis meses para que ele voltasse ao normal.

O jovem havia sido criado e acostumara a se voltar para Deus em oração e sabia, através de experiências passadas, que a Ciência Cristã fornecia um método seguro e confiável de cura. De fato, ele e sua mãe, também cientista cristã, sentiam-se absolutamente convencidos de que uma compreensão desperta da presença de Deus e de todo Seu poder o curaria. Então eles oraram, estudaram e aplicaram o que é explicado sobre Deus e do homem na Bíblia e no livro da Ciência Cristo, de Mary Baker Eddy. Eles reconheceram a unidade inseparável de Deus, o bem infinito e Sua expressão espiritual, o homem. O Espírito, eles perceberam, constituía a substância do ser/existir real do jovem.

Por meio da oração persistente, o pensamento foi despertado para ver que a matéria não poderia criar condições para o homem; na lei divina, o Espírito governa o homem harmoniosamente. Ciência e Saúde explica: “O sonho da doença acaba quando se compreende que a doença é formada pela mente humana, não pela matéria, nem pela Mente divina.”

Extraído de: Mary Baker Eddy. “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.” iBooks. " (p. 396).

Em vez de tentar transformar um corpo doente em um corpo saudável, eles se esforçaram para entender que o pensamento, não a matéria, era o que precisava ser corrigido. Rendendo-se à Mente divina, eles estavam confiantes de que a Mente faria essas correções. E elas foram feitas - rapidamente também.

Dentro de alguns dias toda a dor e o inchaço desapareceram. O apetite do jovem voltou, junto com a capacidade de comer e beber normalmente. Quatro dias depois, ele acompanhou a família em uma viagem de quatorze dias até a praia. Ele teve um tempo maravilhosamente ativo, sentindo-se mais forte e mais livre do que nunca. Ele comentou com sua família que era como acordar de um pesadelo de sofrimento e se encontrar perfeitamente livre. A condição “Quando despertarmos para a verdade a respeito do existir, toda a doença, a dor, a fraqueza, o cansaço, o pesar, o pecado e a morte serão desconhecidos, e o sonho mortal cessará para sempre.”

Extraído de: Mary Baker Eddy. “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.” iBooks. (pp. 218-219).

Que maravilhosa realidade aguarda nosso despertar!

Seção 6: Desperte para a Vida com uma canção no coração.

Tenho despertado nos últimos meses com uma frase de Ciência e Saúde: “O homem é ideia, a imagem do Amor; ele não é físico” (CS, p.475). Ela se infiltra em minha consciência matinal (às vezes ainda madrugada) como uma suave canção. Eu a repito várias vezes, e encerro com um retumbante: “Obrigado Pai, obrigado Pai, obrigado Pai.”

Como diz a introdução dessa sessão: “Desperta, acorda, entoa um cântico” (B24, Juízes 5:12), ou segundo NTLH: “Levante-se; cante uma canção!”

Vocês sabem como é fácil despertar cedo de manhã, quando têm algo importante a realizar. Nossa filhinha Martha celebrou recentemente o sétimo aniversário. Posso garantir que não foi difícil despertá-la na manhã do aniversário; estava pronta, disposta e ágil.

O que dizer do homem paralítico referido na citação B15 (Mateus 9:2-8), ao ouvir o Mestre dizer-lhe: “tem bom ânimo, filho.” Não havia aqui nenhum despertador soando no vazio, mas era a voz do Cristo falando à consciência; e ele estava pronto a responder.

Pensem no estimado homem no tanque de Betesda, na citação B18 (João 5:1-9), e na pergunta do Mestre: “Queres ser curado?”

Pensem no querido amigo de Jesus, Lázaro, (B22, João 11:1, ...) quando ouviu o chamado de seu amigo com a autoridade do Cristo: “Lázaro, vem para fora!”

Acompanhemos o Cristo no chamado aos que sofrem na doença, no pecado e nas ameaças de morte: “Tenha bom ânimo, queres ser curado? Venha, o Cristo te espera para receber-te em alegria, beleza, e Luz.”

Resumindo do Ciência e Saúde nosso despertar:

CS30 | p. 218: “Quando despertarmos para a verdade a respeito do existir, toda a doença, a dor, a fraqueza, o cansaço, o pesar, o pecado e a morte serão desconhecidos, e o sonho mortal cessará para sempre.”

CS31| p. 249: “Regozijemo-nos por estarmos sujeitos às “divinas autoridades que existem”. Essa é a verdadeira Ciência do existir.”

_________________

Este estudo metafísico foi preparado por Rick Stewart CS, Dresden, Alemanha, rickstewartcs@aol.com +49 351 312 4736 +49 176 32 33 6080

A equipe de tradução para o português é composta por Ana Paula Wagner, Dulcinea Torres, Elizabeth Zir Friedrichs, Leila Kommers, Ovídio Trentini e William Trentini. Visite o site Associação dos Alunos de Ciência Cristã do Professor Orlando Trentini, CSB. Ali você encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, podendo baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.

Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.

Os Cedros são um suplemento para a LB. O estudo em inglês será postado, no link abaixo, na 2a. feira. Sua tradução para o português será postada até a 4ªfeira. Busque e leia o texto em inglês em http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

Find Your Safety Under His Mighty Wing - Would you say you feel safe? The media is constantly...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page