Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

Descubra sua liberdade espiritual! Comece pela base de Gênesis 1 – Deus perfeito, homem perfeito! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: Adão e a queda do homem.

Lindsey Biggs, C.S., Maryland Heights, Missouri
Posted Monday, May 6th, 2019

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA

Descubra sua liberdade espiritual! Comece pela base de Gênesis 1 – Deus perfeito, homem perfeito!

06 a 12 de maio de 2019

Adão e a queda do homem

Estudo preparado por:
Lindsey Biggs, C.S., Maryland Heights, Missouri
biggs.lindsey@gmail.com; +1(541) 460-3515; LindseyBiggs.com
________
Abreviações: Bíblia JFA Revista e Atualizada – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;
Bíblia A Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS ou C&S; Lição Bíblica – LB
________

Introdução
Esta Lição está repleta da liberdade que vem quando a gente começa com Gênesis 1! Isto é pensar “com pé direito”! Que maravilhoso é saber que a realidade espiritual sempre existe, é sempre completa, e podemos vivenciá-la hoje em dia! Esse é nosso ponto de vista para pensar, viver e orar, e é a base para toda demonstração que tenhamos! Considerai explorar a Exegese no capítulo sobre Gênesis em Ciência e Saúde! Eis um modo maravilhoso de elevar o pensamento a perceber a criação infinita e espiritual!
Texto Áureo (Salmos 28:6,9) e Leitura Alternada (Isaías 52:1,2,7,10; Salmos 30:1 e 144:9,11-15)
Elevemos nosso conceito de Deus e do homem! Gênesis 1 provê uma bela ilustração de Deus como totalmente bom, todo-amoroso, benevolente, que atende as necessidades da criação. Também apresenta o homem—homem e mulher—criado à imagem e semelhança de Deus, infinito, equânime e bom.
Sacode-te do pó, ou pensamento semelhante a pó! (Qualquer coisa que nos oprima, limite ou nos faça pensar que somos materiais—qualquer negatividade. O Espírito é positivo! (“Não haja gritos de lamentos em nossas praças.)
Tudo o que dizemos e fazemos pode “publicar a paz”—enviar a paz. Nossa missão pode ser trazer paz ao mundo por meio de pensamentos e ações. E podemos publicar a salvação, também (“A Vida, a Verdade e o Amor compreendidos [como] supremos sobre todas as coisas”, CS, p. 593); podemos fazê-lo de várias maneiras, inclusive dando testemunhos.
Entoai um novo cântico! Não deixem velhos pensamentos ou atitudes pendurados por aí. Começai cada dia com novidade e frescor—reivindicando e vivendo esse frescor e deixando a divina espontaneidade governar vossos pensamentos e ações. Levai esse frescor a cada reunião, ou projeto ou esporte em que estejais engajados. Sempre há algo novo a ser expressado—um novo modo de conhecer a Deus.
Qual o resultado de um tal modo de pensar? Pensamento tipo Gênesis 1? Estamos plantados quais velhos carvalhos. Podemos estar seguros como uma pedra angular quando nosso pensamento inicia com pé direito—imovível e inabalável.
Nossos celeiros estarão cheios—nossas vidas expressarão a plenitude de Deus! A abundância da criação de Deus!
Quando sentimos a intensa satisfação e plenitude que vêm de Deus, estaremos prontos, nos sentiremos em paz, sentimos unidos a Deus. Este estado de consciência está satisfeito. Uma consciência de Deus que envolve cada um com gratidão!

Seção 1: Comecemos de pé direito com a criação espiritual—Gênesis 1.
Gênesis 1. Pode-se dizer que essas são as mais belas passagens na Bíblia! É porque são nosso ponto de partida e base, são nossa referência para o conhecimento do que é real e verdadeiro na experiência humana. Um aluno do curso médio disse recentemente a um amigo de que essas são suas passagens favoritas na Bíblia, porque se referem à nossa identidade—quem realmente somos! Este capítulo da Bíblia é de valor inestimável! É nossa base do que somos e do que podemos esperar e realizar em nossa experiência. Nos mostra como viver e o que podemos demonstrar. É a própria essência do começar de pé direito!
Há um só criador e uma só criação. O semelhante produzindo o semelhante. O Espírito produzindo uma criação bela, maravilhosa, boa, talentosa e valorosa! “As ideias mais elevadas são os filhos e as filhas de Deus” (CS1, p. 502). Que bela e humilde dádiva e ímpeto para expressar Deus. Tudo o que procede do Espírito tem de ter os atributos do Espírito e, assim, ser espiritual. Isto quer dizer que, sim podemos sobressair nos esportes; sim podemos vencer pensamentos negativos; sim, podemos expressar a Mente divina nos exames finais. Temos acesso a todos os atributos de Deus que necessitamos, a toda hora.
Esse é nosso ponto de partida e a base para cada cura—conhecer a verdadeira identidade dos filhos e das filhas de Deus! Isso também nos mostra uma terra e toda sua criação vivendo em perfeita harmonia. Que base estupenda para orar sobre guerra, seca, mudança climática, terrorismo, polarização, etc. Olhando tudo isso pelos olhos de Deus a criação já é infinita, bela e perfeita. Então, esse é o ponto de partida, a base e modelo de pensar, e é demonstrável/alcançável posto que já existe e é perfeitamente perceptível a nosso senso espiritual.

Seção 2: Dois relatos distintos da criação.
Como afirma Mary Baker Eddy, este próximo capítulo do Gênesis é o relato “mortal e material” da criação (CS2, p. 521). Este relato secundário da criação é visto como diferente e oriundo de uma fonte diferente do primeiro relato.
“... estudiosos eruditos da Bíblia puderam detectar várias vertentes tradicionais que, segundo Julius Wellhausen, são reconhecidas como hipotéticas: a sacerdotal (P, de ‘priest’) e a Jeovista (Wellhausen, 1994). O entrelaçamento dessas duas vertentes de interpretação atua em dois caminhos bem distintos, nesta questão. Por um lado, os materiais sobre a criação são mantidos separados um do outro, cada um completo em si mesmo; de modo que Gênesis 1:2:4 é atribuído à fonte P, e 2:4-3:23 à fonte J” (Walter Brueggemann & Tod Linafelt, em “Uma Introdução ao Antigo Testamento”, p. 50).
Em meio à névoa há um importante elemento que pode fomentar confusão, ignorância, ou incapacidade de discernir o real do ilusório. A advertência que o texto faz é para que não se creia em dualidade. É necessário que se compreenda que só Deus, o bem, é real, poderoso e eterno.
Outra falsidade desse texto é que a mulher veio do homem. Você talvez se interesse em ler o artigo “No borrowed bones” (Nada de ossos emprestados), por Barbara Cook Spencer. Podemos e devemos ficar alertas quanto o aceitar, consciente ou inconscientemente, qualquer coisa que nos tentasse em aceitar mentiras e limitações quanto a mulheres ou feminilidade, A compreensão da natureza espiritual da criação liberta tanto homens como mulheres, e permite ambos viverem com dignidade, força, clareza, inteligência e liberdade.
Vocês são bons e dignos! A citação CS6 (p. 525) afirma isso! Nunca pense em si mesmo como diminuído ou indigno. Quando paramos de comparar-nos com outros, isso nos ajudará a reconhecer nossa dignidade única como filho amado de Deus, independente do estatus ou estágio que possamos estar na experiência humana.
A citação CS5 (p. 530) é uma poderosa oração de 1-segundo! Uma firme negação! “O sonho não tem nenhuma realidade, nenhuma inteligência, nenhuma mente...” Você pode seguir essa negação com uma afirmação e reconhecimento do que existe! A matéria não tem realidade, inteligência ou mente! O Espírito é tudo, enche todo o espaço e é o único lugar onde você vive, habita e existe.


Seção 3: ... O único tipo de cobra que existe é do tipo bom!
Este capítulo do Gênesis nos fala sobre os métodos e operações desta serpente mítica - ou tentações que nos vêm da mente carnal. Mas não é maravilhoso saber que a serpente não é real? Lembro-me de uma cura que presenciei relacionada a isso. Meu marido gosta de cobras e comprou uma cobra Python para termos como animal de estimação. Ele o chamou de Spartacus. Não fiquei emocionada com essa idéia, mas depois de um tempo, me afeiçoei a Spartacus. Apreciei sua gentileza e docilidade e o abraçava e brincava com ele de vez em quando. Ele realmente era uma boa cobra, apesar de eu não ter interesse em cobras antes tê-la conhecido. Bem, quando eu estava orando para uma pessoa, a ideia veio a mim simplesmente "não há outra cobra além de Spartacus". Havia um sentimento tão caloroso que acompanhou esse pensamento. Pensei em Spartacus como uma expressão de Deus e apreciei as belas qualidades que ele expressava como uma ideia de Deus. Eu percebi naquele momento que nenhuma outra cobra ou serpente realmente existia, apenas a idéia encantadora de Deus que é completamente boa. Bem, eu não me lembro de qual era a situação pela qual estávamos orando, mas foi curada. Eu amei essa ideia e gosto de pensar sobre isso.
Mary Baker Eddy escreve: “A serpente da criação de Deus não é nem astuta nem venenosa, mas é uma ideia inteligente, encantadora na sua destreza, porque as ideias do Amor estão sujeitas à Mente que as forma - ao poder que transforma a cobra em um bordão” (CS, p. 515).

Seção 4: ... O homem ideal e a mulher que vivem em completa harmonia.
Eu amo essa história bíblica de Abigail, Davi e Nabal (B5, 1Samuel 25:2–4,14–17,18,23,24,28,32,33,35). Um belo exemplo de pacificação! Ele ilustra muito bem a beatitude de Jesus “Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos” (Mateus 5:9). Um grande tópico para Escola Dominical! Eu amo essa comparação entre um pacificador e um criador de confusão para ensinar as crianças. Dessa maneira infantil, podemos nos perguntar e aos nossos filhos / crianças do Acampamento dos Cedros se estamos criando ou quebrando a paz.
Quando estava tendo aulas de seminário fiz uma tarefa de “leitura atenta” (que é comparar e contrastar dois textos bíblicos diferentes) dessa história de Abigail e da história de Jônatas, Davi e Saul (1Samuel 19:1-7). Ambos são belos exemplos de pacificadores e pessoas que impediram a violência de acontecer. Que exemplos maravilhosos e atemporais!
A citação CS14 (p. 340) nos diz que a unidade é possível através da compreensão de um Deus, uma Mente infinita, guiando e governando o homem - a imagem e semelhança espiritual. Como todos nós somos do mesmo Pai-Mãe amoroso (CS13, p. 517), temos uma herança, igualdade, integridade divinas, valor e dignidade. Porque é verdade na criação espiritual original, essa igualdade e harmonia devem ser expressas e manifestadas na experiência humana. É como tentar conter a maré para impedir a igualdade, a paz e a união entre homens e mulheres. Há um ímpeto divino impulsionando e impondo-o. Nenhuma injustiça tem qualquer oportunidade de permanecer ou ter uma base duradoura na consciência humana.

Seção 5: Deus perfeito, homem perfeito, é nosso ponto de vista.
“A compreensão como a de Cristo a respeito do existir científico e da cura divina inclui o Princípio perfeito e a ideia perfeita—Deus perfeito e homem perfeito—como base do pensamento e da demonstração” (CS16, p. 259).
Este é o ponto de partida—a base—para pensamento e demonstração! Isso vai direto ao Gênesis 1 como nosso ponto de partida. Gosto que este seja o ponto de partida e não o de chegada ao qual queiramos chegar por meio de muito trabalho de oração. É o ponto de partida. Já estamos lá, por assim dizer! A criação já é espiritual e perfeita e completa. Esta é a base a partir qual Jesus curava. Ele via e sabia claramente que o filho espiritual de Deus é tudo o que existiu em todos os tempos. E ele não tinha medo! Ele não temia o quadro do senso material pois sabia que a evidência apresentada era a da serpente/tentadora. Moisés provou isso, também, quando a serpente se tornou em bastão e a mão leprosa foi curada instantaneamente. Notem que Jesus está dizendo que “a filha de Abraão, a que Satanás trazia presa ...” (B9, Lucas 13:10-17). Ele não diz que a doença tenha uma causa material ou que tenha qualquer autoridade advinda de Deus. Ele prova sua nulidade curando a mulher! Essa é mais uma oportunidade de ver a liberação e a dignidade que Jesus trouxe à luz para as mulheres, ao defender e curá-las.

Seção 6: O fermento da Verdade está elevando e transformando o pensamento!
Aqui termos uma grande ilustração de fermento! Ver como o pão cresce nos dá uma metáfora visual de como esse fermento espiritual age—por meio da espiritualização e transformação no pensamento. Uma boa metáfora para Escola dominical! Quando a massa não cresce, não temos um pão bem assado! Aqueles que assistem o show da Great British Baking Show, sabem como é importante que a massa tenha tempo suficiente para crescer na prateleira para que se tenha um bom produto assado!
Esse fermento é a verdade elevando e espiritualizando a consciência humana global e individualmente. Como estudiosos da Ciência Cristã, estamos testemunhando essa ação transformadora da Verdade. Estamos vendo e sabendo que nossas igrejas, Salas de Leitura, conferências, etc, estão participando nessa ação de levedura! Essa “levedura do Espírito modifica a totalidade do pensamento mortal...” (CS23, p. 118).
Não permita que se diga que esse fermento não esteja em ação. Essa levedura está em ação! O fermento desperta nosso pensamento ao fato espiritual de que “o homem nunca perdeu sua posição espiritual e sua harmonia eterna” (CS24, p. 548). Eis uma afirmação forte para conhecer e provar!
O Espírito nos dá a compreensão que necessitamos! (CS20, p. 505). Não importa o estatus acadêmico que tenhamos alcançado. Cada um de nós tem a habilidade divina e o direito de ouvir a Palavra de Deus dirigida a nós. Essa Palavra vem a nós ternamente para revelar a ideia correta e perfeita a cada coração receptivo.
Nossas orações podem afirmar de que essa Palavra de Deus fala a cada coração, em cada linguagem, de um modo que todos podemos compreender. É universal e disponível a cada um através do globo.

______________
A equipe de tradução para o português é composta por Ana Steffler, Ovídio Trentini e William Trentini. Visite o site Associação dos Alunos de Ciência Cristã do Professor Orlando Trentini, CSB. Ali você encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, podendo baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.
Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.
Os Cedros são um suplemento para a LB. O estudo em inglês será publicado na 2a. feira no link http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

See God in the Midst of Us - This Pentecost event transcended logical explanation.  The...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page