Cedar Camps

Metaphysical Ideas

Search Metaphysicals
 

Metaphysical Newsletters

The weekly Metaphysical Newsletter is provided to campers, staff, alumni, friends and the CedarS family at no charge however contributions help defray the costs of running this service.

Click here for more about how you can provide support!
 

Delivered to You FREE!

Available in five languages, get it delivered to your inbox weekly!

Subscribe Now!

A Verdade cura! Estudo Metafísico do Acampamento dos Cedros - Tema: A Verdade.

Jared Eggers, St. Louis, MO
Posted Monday, July 20th, 2020

CIÊNCIA CRISTÃ - LIÇÃO BÍBLICA

[A Verdade cura!]

20 a 26 de julho de 2020

A Verdade

Estudo preparado por:

Jared Eggers, CS St. Louis, Missouri, EUA

jaredeggers@gmail.com

__________________________________________________

Abreviações: Bíblia JFA Revista e Atualizada – B; Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH;

Bíblia A Mensagem - MSG; Ciência Cristã – CC; Ciência e Saúde – CS ou C&S; Lição Bíblica – LB

__________________________________________________

Visão Geral: Sempre gostei de ler sobre Pedro na Bíblia; e das conversas com outras pessoas, parece que não sou o único. Há um bocado de amor envolvido. Ele é dedicado, enstusiasmado e introspectivo, mas ele deu alguns passos em falso ao longo de sua carreira, o que o levou a lições um tanto árduas. Acho que é isso que nos identificamos tanto com ele, porque ele mostra que seguir os ensinamentos de Cristo é um processo e uma jornada. Nesta lição sobre a Verdade, vemos Pedro crescer de aluno a professor enquanto aprende a respeito do poder sanador da Verdade.

Há alguns anos estive envolvido em um acidente que resultou em sérias queimaduras. Em vez de ir para o hospital, volvi-me a Deus em oração e tratei de ver a verdade a respeito de quem é Deus e quem eu sou como Sua criação. Enfermeiras da Ciência Cristã ajudaram-me a limpar os ferimentos naquela noite, mas nós simplesmente lavamos e cobrimos os ferimentos. Em poucos dias de oração focada no problema, eu estava completamente curado. Ao longo da lição vamos aprender sobre como a Verdade pode curar e vou compartilhar mais sobre minha cura.

O Texto Áureo (Deuteronômio 32:3, 4) desta semana foi retirado da Nova Versão da Bíblia King James e ele fala sobre Deus como “a Rocha, Suas obras são perfeitas”. Este é o fundamento da Verdade. As rochas produzem excelentes fundamentos. Para que uma construção seja duradoura, ela deve ter fundações sólidas, do contrário o movimento natural da terra ao redor pode causar desmoronamento. Cerca de 15 anos atrás, a primeira casa que Mary Baker Eddy (a Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã) pôde comprar, precisou passar por uma obra nas fundações não concluídas. Quando escavaram ao redor, viram que eram apenas rochas empilhadas sem argamassa entre elas para fixação. Por mais de 130 anos, aquela pilha de pedras foi (e ainda é) uma firme fundação para aquela casa. Pode-se ver por que a Bíblia se refere a Deus como “a Rocha”. Uma fundação sobre uma rocha pode permanecer em pé por anos e anos. A Bíblia também diz que a obra de Deus, ou criação da humanidade, é perfeita. É por aqui que iniciamos, isto é nossa fundação firme e duradoura assentada na Verdade, com Deus perfeito e homem perfeito.

A Leitura Alternada (Salmos 62:5, 7; 98:3, 4, 7–9; 86:9–12, 15) encoraja que tudo, os mares, os montes, as cheias, as nações, todas as pessoas busquem em Deus o que é real e verdadeiro. Se Deus criou o homem espiritual e perfeito, por que buscaríamos a verdade na matéria? Temos de buscar nossa fundação firme em Deus e na perfeição em primeiro lugar, e então realizar nossa edificação se quisermos estar focados somente na Verdade.

Seção 1. Comece com Deus.

Se quisermos aprender sobre quem é o homem, devemos começar com a fonte mais elevada, Deus. Deus está sempre ensinando, compartilhando e abrangendo Sua criação; e quando escutamos, podemos ouvir o que Deus está dizendo. Cada um de nós pode começar com o mais elevado professor da verdade e aprender quem realmente somos como criação espiritual (B3, Salmos 25:4). Os primeiros passos nesta instrução é reconhecer Deus como tudo e reconhecer que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança (CS1, p. 275; CS2, p. 516).

Quando tive o acidente mencionado acima, primeiro senti muita dor. Eu podia ter procurado um médico e tomar qualquer medicação que me ajudasse a diminuir a dor; mas tomei a decisão consciente de trabalhar com a oração e o tratamento pela Ciência Cristã naquela noite. Voltei-me em pensamento simples e completo para declarar o que eu sabia ser a verdade sobre Deus e a verdade sobre mim como criação de Deus. Parecia em princípio que daria muito trabalho; mas em pouco tempo eu estava declarando essa verdade em voz audível a todos os que estavam no quarto comigo. Dentro de meia hora a dor sumiu, e nunca mais foi sentida ao longo de toda a experiência. De fato, dormi com naturalidade a partir dessa primeira noite.

Seção 2. A Verdade cura.

O melhor professor jamais apresentado ao mundo por Deus foi Jesus. Ele veio para ensinar e pregar o Cristo, ou seja, a Verdade para a humanidade. Jesus não apenas falava da Verdade, ele a demonstrava através da cura. A citação B5 (Mateus 9:35 – conforme a versão King James) nos mostra como Jesus foi capaz de curar “toda sorte de doenças e enfermidades "entre o povo". Se você conhece a Bíblia você sabe que Jesus foi capaz de realizar curas maravilhosas e a citação B6 (Mateus 10:1) nos mostra como ele foi capaz de ensinar aos outros, tal como a seus discípulos, a curarem também. Essa prática de curar não se limitava a apenas uma pessoa, ou a algumas pessoas escolhidas. Entretanto, Jesus queria estar certo de que seus discípulos estavam compreendendo qual era a origem desse poder de curar. Por isso, na citação B7 (Mateus 16:13-19), Jesus pergunta se eles reconheciam quem ele era. Em seu livro Ciência e Saúde, Mary Baker Eddy apresenta uma explicação maravilhosa para esse intercâmbio de ideias.

Jesus não estava perguntando o que o povo pensava especificamente sobre ele, mas “Quem ou o que fica assim identificado com a expulsão dos males e a cura dos doentes?” (CS7, p. 136). Ao discípulo Pedro é atribuída a compreensão de reconhecer quem era Jesus e o que ele estava ensinando, por isso respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (B7, Mateus 16:16). Ou, como escreve Mary Baker Eddy “O Messias é aquilo que deste a conhecer – o Cristo, o espírito de Deus, da Verdade, da Vida e do Amor, que cura mentalmente” (CS8, p. 137). Jesus ensinou ao mundo o que é o Cristo, a Verdade, e essa Verdade é capaz de curar sem qualquer manipulação mortal ou o uso de drogas, e Jesus se empenhou em fazer com que seus discípulos compreendessem, sem sombra de dúvida, qual era a origem desse poder sanador.

O passo seguinte de minha cura ocorreu alguns dias mais tarde. No que tange às necessidades físicas eu estava bem, embora minha aparência ainda não fosse normal. A pele do meu rosto e das minhas mãos estava muito queimada, e eu tinha dificuldade de realizar algumas funções normais. Nesta época, eu dedicava a maior parte do tempo a estudar a Bíblia e Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, mas também lia outros artigos e textos da Ciência Cristã que eram compartilhados comigo.

Um dos artigos citava uma breve definição de Mary Baker Eddy sobre o tratamento metafísico na Ciência Cristã. Ela diz que se trata de “um reconhecimento absoluto da sempre-presença da Perfeição Infinita”. Foi isso o que fiz dia a dia, momento a momento. Trabalhei para reconhecer em meu pensamento somente a sempre-presença da Perfeição Infinita, tanto de Deus como de mim mesmo como filho de Deus. A cada tratamento e a cada dia, eu progredia rapidamente em direção à cura, e assim readquiri a liberdade de movimentos.

Seção 3. A Verdade corrige e resgata.

Conhecer a verdade nos liberta (B9, João 8:32). Liberta de quê? De qualquer imposição mortal. Às vezes precisamos nos libertar de um problema físico, mas às vezes cometemos um erro ou pecamos, e precisamos de cura e redenção desta situação. Na citação B11 (João 21:15-17), passamos da crucificação e ressurreição de Jesus para a refeição matinal, aquela que ele teve com seus discípulos nas margens do mar da Galileia. Depois de ter sido preso, Pedro por três vezes negou conhecê-lo. Eu acho que ele fez isso por medo de ser preso e morto. Em João 21, Jesus dá a Pedro a oportunidade de redenção, perguntando-lhe: "amas-me mais do que estes outros?" (João 21:15). Quando Pedro responde que o ama, ele é instruído por Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”. Eu não acho que Jesus realmente questione se Pedro o ama, ele quer ensinar-lhe mais uma lição. Que se ele realmente ama e aprecia o que aprendeu com Jesus, deveria ensinar e cuidar do próximo. Para mim, Jesus não parece preocupado com o fato de Pedro cometer um erro, mas se preocupa com seu crescimento, corrigindo o erro e oferecendo uma oportunidade de redenção. O crescimento é mais importante do que a perfeição humana (CS13, p. 4). Sabemos que Pedro se redime porque realiza obras maravilhosas e ensina o evangelho a muitos, assim como Jesus lhe pediu.

Até este ponto eu não tinha me olhado no espelho. Estava me sentindo bem e queria retomar às minhas atividades regulares, como o meu trabalho. Sabia que ainda faltava algumas etapas a serem vencidas, mas me sentia como se algumas coisas me segurassem, porque eu me sentia pronto para fazer coisas normais, como dar um passeio lá fora. O praticista da Ciência Cristã que estava me apoiando corrigiu isso fortemente. Para proteger a cura que estava ocorrendo, ainda não era hora de sair para a rua. Meu arrependimento nesse caso foi mais paciência, e a contínua oração e trabalho com o praticista logo me trouxeram a liberdade. Um amigo sugeriu que saíssemos para passear juntos à noite e um membro da família veio ficar comigo para que eu pudesse voltar para casa e cuidar de mim mesmo com uma pequena ajuda da família (esses dois primeiros dias fiquei em uma instituição de enfermagem da Ciência Cristã).

Seção 4. A Verdade é libertadora.

Às vezes, podemos nos sentir presos por uma alegação de existência ou pensamento mortal. A verdade é que somos criações espirituais de Deus, por isso nunca estamos verdadeiramente presos. A matéria nunca poderia ter poder sobre o Espírito. Na citação B15 (Atos 9:32-35), Pedro conseguiu libertar Eneias da crença de uma paralisia que o mantinha em sua cama por oito anos. Acredita-se que a paralisia fosse praticamente incurável e Pedro libertou Eneias, mostrando-lhe o Cristo, a Verdade. A Bíblia não fornece muitos detalhes, mas, para Eneias se erguer e andar, Pedro deve tê-lo visto em seu verdadeiro senso espiritual e ao invés de ser enganado pela aparência do corpo mortal.

Na citação CS17 (p. 244), Mary Baker Eddy diz que: "A Verdade traz os elementos da liberdade ... O poder de Deus traz libertação ao cativo". Tudo o que sentimos que poderia estar nos impedindo pode ser desfeito pelo poder da Verdade quando temos “mais fé no Espírito do que na matéria, … mais fé em Deus do que no homem” (CS19, p. 368).

Nos últimos dias de minha busca pela cura, estava em casa e enfrentei um último obstáculo. Pela primeira vez desde o acidente, olhei meu rosto no espelho. Embora me sentisse totalmente normal e pudesse agir com total liberdade, ainda havia evidências claras de que meu rosto estava queimado. Senti-me preso a essa imagem e, pela primeira vez, tive dúvidas de que poderia ser curado simplesmente por meio do tratamento mental. Depois, li um artigo do Christian Science Sentinel intitulado Truth Removes all Scars [A Verdade remove todas as cicatrizes], de Ivimy Gwalter. Ao ler este artigo, reconheci completamente que o acidente nunca havia acontecido. Se o homem é espiritual, nunca é tocado pela matéria, e reconheci minha espiritualidade que sempre esteve e sempre estará livre de influências ou reivindicações mortais. Naquele momento, a cura estava completa no meu pensamento e dali em diante. Fui libertado dos medos da imagem mortal e confiei que a evidência física dessa cura logo seria vista.

Seção 5: A Verdade para todos.

Existem alguns relatos na Bíblia em que os anciãos judeus tentam encurralar a Jesus. Eles pediam a ele que escolhesse o que era correto, A ou B sabendo que qualquer uma das respostas criaria problemas para ele. Jesus nunca caiu na armadilha. Ele se voltou para a Mente e escolheu a opção C. Em Marcos 12:28, um escriba pediu a Jesus que respondesse um antigo debate mantido entre os anciões: “Qual é o principal (o maior) de todos os mandamentos?” A resposta de Jesus é encontrada na citação B17 (Marcos 12:29,31) “o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” “O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”. O amor por Deus e o amor pelo homem são duas regras ou leis que podem unificar toda a humanidade.

A Verdade não é somente para alguns selecionados, a Verdade está disponível para todos. Os judeus ensinaram que a salvação era somente para o povo judeu, mas Jesus sabia que todos eram filhos de Deus e que qualquer um que se voltasse a Deus com suas necessidades seria ajudado. Na citação B18 (Atos 10:28), vemos Cornélio (um romano) procurando por Pedro. Parece que Cornélio queria praticar o Cristianismo, mas pensava que não seria merecedor por ser romano. Pedro deu-lhe as boas-vindas ao grupo que estava presente dizendo: “Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo”.

Se todos nós buscássemos por um Deus e víssemos tudo como criado por Deus, o mundo seria unificado (CS26, p. 340). Não existe ninguém que possa ser impedido da Verdade, pois Deus ama toda a Sua criação. Somos todos irmãos e irmãs com nosso Pai-Mãe Deus (CS27, p. 469). A Verdade é para todos e unifica tudo.

Apenas uma semana após o acidente a cura física estava completa. Na semana seguinte, após eu ter dispensado qualquer reivindicação da matéria em pensamento, eu estava me banhando e todas as marcas remanescentes do acidente sumiram. Tudo que podia ser visto era a pele normal. Não uma pele nova, ou carne tenra, mas simplesmente uma pele de aparência normal que até combinou como meu bronzeado de final de verão. Meu trabalho tinha visto plenamente minha união com o Pai e isso trouxe as mudanças físicas.

Seção 6: Há um só Deus, uma só Verdade.

Nunca devemos esquecer nossa gratidão pelo único Deus verdadeiro e por tudo o que Ele faz para cada um de Seus filhos (B21, 2 Tessalonicenses 2:13). Somos todos Seus filhos e merecemos saber a verdade por trás da nossa criação e perfeição. Deus está sempre conosco (CS28, p. 333), nos diz quem somos, supre cada uma de nossas necessidades (CS29, p. 67) e cura a todos nós. Tudo o que precisamos é ir até Ele em pensamento com um “coração puro” (CS30, p. 341) para saber a verdade e colher as recompensas da cura.

Eu sempre serei grato por essa cura. A cura foi maravilhosa; mas o mais importante foi a correção do pensamento e a prova de que o poder de Deus sempre estará comigo.

______________

A equipe de tradução para o português é composta por Ana Steffler, Ovídio Trentini, Ursula J. Dengler, e William Trentini, com revisão de Leila Kommers e leitura final por Elisabeth Zir Friedrichs. Visite o site Associação dos Alunos de Ciência Cristã do Professor Orlando Trentini, CSB. Ali você encontrará esta tradução e as anteriores para estudo, podendo baixar e partilhar esse copo de água fresca com seus amigos.

Os estudos metafísicos dos Cedros sobre o estudo diário da Lição Bíblica da Ciência Cristã, contendo ideias de aplicação metafísica, são oferecidos, durante todo o ano, para que os amigos da Ciência Cristã vejam e demonstrem o grande valor do estudo diário da LB.

Os Cedros são um suplemento para a LB. O estudo em inglês será publicado na 2a. feira no link http://www.cedarscamps.org/metaphysical.

Metaphysical

True Freedom Comes from Spirit! - Everyone wants to feel true joy, love, wisdom, energy. We...
Latest Lesson Application Idea

Newsletters

Get free weekly uplifting newsletters (available in English, Spanish, French, German and now in Portuguese!)
Subscribe or Update Subscription

Facebook

Find CedarS on Facebook for the latest news, heart-warming fruitage, facility upgrades and more!
Go to the CedarS' Facebook Page